contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
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Coleção de artigos, vídeos e traduções sobre budismo por Padma Dorje.
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Lidando com situações difíceis

Como manter a prática não interessa o que aconteça?
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Como começar no budismo

Algumas dicas práticas sobre como iniciar no budismo.
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Por que o darma não é relativista

Algumas pessoas me perguntam como no darma não é relativismo quando se explica que um deva vê água como ambrosia enquanto que um preta vê lava. É simples: água, lava e ambrosia são, as três, projeções de seres ignorantes.
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História e didática do Caminho do Meio

Seguindo a série sobre o caminho do meio, o Caminho do Meio como tradição autoidentificada, e como estudar o caminho do meio.
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O que é “realização” no budismo?

Uma discussão sobre a tradução do termo, e sobre as várias ideias de realização no budismo vajrayana, em termos tais como siddhi, sadhana, druptchen, e mendrup.
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Não seja muquirana

É preciso sempre usar os principais objetos de nosso apego como oferenda ao darma. É melhor que isso não seja radical, mas gradual -- sem grandes arroubos de heroísmo, mas contínuo em pequenos atos.
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Budismo e crença

Em que medida é preciso "acreditar" para praticar o budismo? Como trabalhar com flexibilidade cognitiva perante nossas próprias presunções, e manter sempre o mais forte ceticismo quanto a nossas próprias crenças autocentradas?
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Breve Explicação
dos Doze Elos por Longchen Rabjam

Trecho do livro “The Practice of Dzogchen”.
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O pensamento positivo muda a realidade?

É verdade que se você quiser uma coisa muito forte, ela acontece? Não, é mesmo? Mas e como funciona então a aspiração no budismo?
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Superstição, imperialismo cultural e reprodutibilidade

Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.
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Desejo e prática

O que é superar o desejo? O que queremos dizer por superar kleshas (afições mentais), e qual o aspecto do desejo é realmente nefasto?
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Taxonomias do Darma do Buda

As diversas formas de classificar os ensinamentos, em tradições, escolas, ordens e yanas.
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Distorções Comuns

Quais são as distorções mais comuns quando um brasileiro busca praticar o darma?
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Viagens Tântricas

Mais uma história de Patrul Rinpoche.
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Algumas palavras sobre budismo e política

Como lidar com a prática budista e manter a atividade política?
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De onde vem a solidez?

Como a mente produz a experiência de obstrução no espaço? Por que a ideologia materialista torna difícil entender o conceito de idealismo?
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Aspiração

Oração de aspiração, e exemplo da prática, por Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche
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A via negativa no budismo

De fato há via negativa (um conceito da teologia teísta) no budismo? Acho que cometi um erro com relação à prasangika em outro video...
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Iluminação? Depois do Futebol

Sobre Dzongsar Khyentse Rinpoche, publicado na Revista Radar em 2003
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O supermercado espiritual

Outras tradições embasam seus ensinamentos na realização de seus professores, como diferenciar dos ensinamentos do Buda?
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Apelo da Milady e do Mozimbo

Por favor, inscreva-se no canal! :)
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O idealismo e o budismo

Usamos o idealismo para combater o realismo, e então abandonamos o idealismo também.
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O Caminho do Bodisatva

Por que o clássico de Shantideva é relevante.
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A União de Yogachara e Madhyamaka

Mipam Rinpoche ensina que a forma peculiar nyingma é uma união da tradição da vastidão de Asanga com a tradição da profundidade de Nagarjuna, a própria união de luminosidade e vacuidade.
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O budismo é o que eu acho?

Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.
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Sinais especiais ao encontrar um professor

Algumas vezes quando historicamente um grande aluno encontra um grande professor, que é o "seu professor", muitos sinais extraordinários aparecem. Como é isso?
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Precisão conceitual e preservação do darma

O darma não se fala de qualquer jeito, é necessário cuidado para expressar ideias budistas, ainda que não sejamos professores e ninguém nos leve a sério.
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Centros de Darma que Recomendo

Artigos

A Pseudo-espiritualidade do Rudra “Osho”

Acumulando Méritos

Artigos sobre budismo em outros websites

Ausência de eu, identidade e interdependência

Bodisatva Petralha

Buda Rebelde: minha experiência de tradução do livro e algo sobre as quatro confianças

Budismo e Palavras Carregadas

Budismo e Segredo

Budismo e jogos

Budista de direita é fajuto

Citações budistas curtas

Conversa sobre sectarismos e conceptualização

Delusão: como a mente se engana

Distorções Comuns

Estratégias Tabajara da McMindfulness

Força própria vs. força do outro

Fé e inserção do budismo tibetano no mundo moderno

Iluminação? Depois do Futebol

Jack Kerouac e o Budismo

Lista das paramitas e algumas considerações sobre tradução

Mal tocou no gelo e já se acha geladeira

No que depositar confiança?

Notas sobre o Encontro Ocidente e Oriente na PUC-RS

O Triste Caso de Nellson Ribeiro (“Padma Querido”)

O que é “realização” no budismo?

O sentido do termo “reificar”

O uso do termo “oriental”: o politicamente correto e o budismo

O “problema difícil” e o budismo

Peculiaridade e Vazio

Por que a experiência é superior à inferência?

Por que o darma não é relativista

Prostrações

Qual o problema com Alan Watts?

Recomendações de livros sobre budismo

Recomendações para quem quer iniciar no budismo

Renúncia, compaixão e visão pura

Sobre o Madhyantavibhanga de Maitreya

Sugestão de Termo: “Nontologia”

Taxonomias do Darma do Buda

Uma Definição de Budismo

Uma Resposta sobre Nichiren

Viver o Momento

“A mente cria tudo”? Não como você pensa

Perguntas & Respostas

Citações

Citações de Chagdud Tulku Rinpoche

Citações de Chögyam Trungpa Rinpoche

Citações de Dilgo Khyentse Rinpoche

Citações de Dudjom Rinpoche

Citações de Dzigar Kongtrul Rinpoche

Citações de Dzongsar Khyentse Rinpoche

Citações de Phakchok Rinpoche

Citações de Shechen Rabjam Rinpoche

Citações de Thinley Norbu Rinpoche

Traduções

A Vida de Longchenpa

A agulha afiada

Além do Certo e do Errado

Aspiração

Breve Explicação dos Doze Elos por Longchen Rabjam

Carta Aberta à Comunidade Budista

Conselho de Kyabje Dudjom Rinpoche

Esvaziando as Profundezas do Inferno

Joia-Coração dos Afortunados, Uma introdução ao Dzogchen, a Grande Perfeição

O Caminho do Meio

O Significado da Prece de Sete Linhas

Oito versos que transformam a mente

Oração de Aspiração do Caminho do Meio

Os Efeitos Prejudiciais do Tabaco

Os oito pensamentos de um grande ser

Perfil: Chagdud Tulku Rinpoche (1988)

Prece pela Internet como Prática

Sakyamuni Travesso

Súplica Rimê

Trechos do livro "Vozes Sagradas"

Uma Canção de Maravilha Inspirada pela Experiência na Prática

Uma Guirlanda de Pontos Essenciais

Uma Oração Para a Propagação dos Ensinamentos do Buda

Uma Oração para Afastar a Guerra Nuclear

Uma prece para reconhecer os próprios erros

Alguns Contos Tibetanos

As Vidas dos 84 Mahasiddhas

Contos de um Vagabundo Iluminado

Áudio e vídeo

Tendrel


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Videos e Palestras

Links para videos comigo que não estão no canal Tendrel.
Papo de Homem

Entrevista com Eduardo Pinheiro

Histórias dos anos 90, dos inícios tenros da internet no Brasil e de como me conectei com o budismo.
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Patronagem

Como contribuir com esse site e com o trabalho de Padma Dorje.
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Apenas ter compaixão é suficiente?

É suficiente apenas ter compaixão por todos os seres, ou ainda são necessários outros fatores para atingir a iluminação?
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Não misture as tradições

A tradição A pode ser excelente. A tradição B, melhor ainda. No entanto, se você mistura sem grande conhecimento e realização de ambas, você fica com C, que não beneficia nem a você, nem aos seres.
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Como começar... ops! Faltou algo importante

Complemento para o video de dicas práticas sobre como começar no budismo.
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Lógica modal e budismo

Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”
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Entendimento errôneo, entendimento eternalista

A perspectiva correta de assimilar os ensinamentos (princípio de caridade, em filosofia) não é tentar encontrar algo eternalista neles, mas sim, verificar porque não são ou não devem ser eternalistas.
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O tempo não faz sentido

O conceito de tempo possui vários sentidos, alguns deles contraditórios entre si. Para o budismo, o tempo só possui existência relativa.
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Peculiaridade e vazio

Mais do que forma é vazio, vazio é forma: uma forma específica é vazio, não é preciso generalizar.
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Como mudar hábitos e reduzir o carma

A prática budista é desenhada para transformarmos nossa mente.
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Como começar no budismo

Algumas dicas práticas sobre como iniciar no budismo.
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Mal tocou no gelo e já se acha geladeira

Hoje parece haver mais pessoas querendo ganhar a vida ensinando meditação do que propriamente querendo se aplicar na prática.
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Fala inútil

Por que a fala inútil (baratos fáceis, pacto de mediocridade) é uma desvirtude, por que a devemos evitar?
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Interdependência (“tendrel”)

Explicando o nome do canal e a importância do conceito.
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Sem qualquer má-vontade com o sonho

Por que melhorar dentro do sonho? Em que sentido não há evolução no budismo, e em que sentido há?
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Por que os monges são celibatários?

Qual o sentido de abdicar do sexo, e por que nem todo praticante deve ou precisa abdicar da sexualidade?
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Nuança, complexidade, “depende”

O pensamento simplista pode nos levar à intolerância, moralismo e ao fascismo.
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Rezar pelos outros

Qual o sentido de, no budismo, fazermos prática em benefício dos outros?
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Uma Oração
para a Propagação do Darma

As Poderosas Palavras Verdadeiras do Sábio, por Jamyang Khyentse Wangpo
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Budismo fundamentalista?

Em que sentido o budismo difere das tradições reveladas? Como ele escapa da ameaça do fundamentalismo religioso?
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Usando hábitos contra hábitos

Ao praticar o darma com esforço, geramos hábitos. No entanto, é bem verdade que todos os hábitos são construções que potencialmente aprisionam. Como isso funciona na prática? E por que é necessário praticar com esforço e gerar hábitos positivos?
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Por que plantas não renascem?

Plantas têm consciência? Matar plantas gera carma? Qual a visão do budismo?
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Carma coletivo

Existe carma coletivo? O que é?
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Por que examinar as distorções do budismo?

Muitas vezes acabamos discutindo as várias formas pelas quais o budismo acaba maculado pelas tentativas de adaptação da cultura moderna, por que isso seria útil?
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Livros em que foco meu estudo

Apresento alguns livros importantes para mim no budismo.
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Emanações que não se autorreconhecem

A Natureza de Buda tem um sentido expediente e um definitivo. No sistema não causal do mahayana, o sentido definitivo de Natureza de Buda é que ela é completa desde o princípio e não pode ser melhorada ou piorada por causas e circunstâncias. Ainda assim, devido a máculas adventícias, não a reconhecemos assim.
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Além de crítica e elogio

Por que certa medida de isenção perante o que os outros pensam é crucial para a prática?
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“Você já é um buda!”

É bem verdade que o sentido definitivo das coisas é que não há nada a melhorar. No entanto, se isso é usado como desculpa no âmbito relativo, apenas produz infernos.
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Renascimento e não eu

Embora seja contraintuitivo para o pensamento convencional, a explicação budista é a de que o renascimento apenas é possível exatamente porque nunca existiu um “eu”.
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O conceito de desapego

Um dos conceitos incomuns do budismo, raramente entendido.



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