contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoTraduçõesNão se importe com o alvo dos outros

Não se importe com o alvo dos outros


Pessoas vivendo em grande pobreza, estendendo as mãos com olhos cheios de carência, estão se esforçando para encontrar felicidade1Bliss, dewa, sukkha: bem-aventurança, beatitude, prazer, felicidade.. Pessoas vivendo em grande riqueza, com barrigas salientes e olhos cheios de ganância, esperam encontrar felicidade.

Os velhos caminham com dificuldade, de bengala em punho, para encontrar felicidade. Os jovens caminham cheios de orgulho, com o pau em punho, para encontrar felicidade.

Funcionários de baixo escalão, embora não apreciem sua posição, puxam o saco dos grandes executivos para encontrar felicidade. Grandes executivos, embora temam a revolução, continuam a maltratar os funcionários de baixo escalão para encontrar felicidade.

Alguns casais se encontram e casam para encontrar felicidade. Outros casais se separam e divorciam para encontrar felicidade.

Algumas pessoas insultam umas as outras para encontrar felicidade. Outras se elogiam mutuamente para encontrar felicidade.

Algumas pessoas cometem suicídio para encurtar a vida, em busca de felicidade. Outras se tornam fanáticos por saúde para viver uma longa vida e também encontrar felicidade.

Porcos imundos se esfregam na lama suja para encontrar felicidade. Cisnes belos deslizam em piscinas limpas para encontrar felicidade.

Algumas pessoas têm a cabeça bem fechada e com isso buscam encontrar felicidade. Outras, têm a mente muito aberta, também para encontrar felicidade.

Alguns governos são fascistas em busca da felicidade. Outros governos são democráticos em busca da felicidade.

Algumas pessoas, inclusive os monges, deixam o cabelo bem curto em busca de felicidade. Outros, inclusive os iogues, deixam os cabelos longos em busca de felicidade.

Alguns ritualistas tocam o sino de dentro para fora, e batem o tambor de fora para dentro, e criam barulho para encontrar felicidade. Outros meditadores sentam a sós observando sua mente de fora para dentro, e seus narizes de dentro para fora, criando silêncio para encontrar felicidade.

Eremitas vão para um eremitério ao ar livre, e deixam seu cocô quentinho em campos agradáveis e frescos, para encontrar felicidade. Socializadores vão para centros de darma lotados, que coisa tão chique de se fazer, e encontram amantes quentinhos para encontrar felicidade.

Pessoas não religiosas odeiam pessoas religiosas para encontrar felicidade. Pessoas religiosas odeiam pessoas não religiosas para encontrar felicidade.

Alguns sectários expõe seu pênis ereto para todos verem, e devassam doutrinas prurientes para encontrar felicidade. Alguns supostamente não sectários aquendam o pênis ereto em suas jockstraps não sectárias e seduzem sectários de braguilha aberta de forma a encontrar felicidade.

Seguidores do hinayana tentam abandonar o desejo em busca da felicidade. Seguidores do vajrayana interno tentam usar o desejo para encontrar felicidade.

O vapor quente sobe para formar nuvens que se condensam em uma chuva agradável e fresca. A água fria desce para girar os geradores que convertem sua força em lâmpadas brilhantes e quentes.

Bodisatvas rezam e manifestam atividade, algumas vezes num estilo masoquista, algumas vezes num estilo sádico, para que todos os seres sencientes encontrem felicidade.

O Senhor Buda ensinou de incontáveis formas para que todos os seres de incontáveis faculdades diferentes encontrem a felicidade.

De todo modo, para onde quer que sigam, todos os seres sencientes, dos insetos até os sábios, parecem estar competindo numa corrida para encontrar o felicidade. Então, encontre a felicidade, tudo que você precisa fazer é escolher seu próprio alvo; não se importe com o alvo dos outros.

Fofoca de Cigano e Outros Conselhos [Gypsy Gossip and Other Advice], Thinley Norbu Rinpoche
tradução de Padma Dorje, maio de 2022


1. ^ Bliss, dewa, sukkha: bem-aventurança, beatitude, prazer, felicidade.

Como a prática do mahayana produz bem-estar e êxtase?tzal.org

O caminho do bodisatva e a bem-aventurança

Como a prática do mahayana produz bem-estar e êxtase?
Sobre minha tradução do livro de Thinley Norbu Rinpoche, “Dança Mágica”.tzal.org

Dança Mágica

Sobre minha tradução do livro de Thinley Norbu Rinpoche, “Dança Mágica”.
O primeiro tibetano modernista: artista, erudito, ativista, causador de problemas.tzal.org

Gendün Chöpel

O primeiro tibetano modernista: artista, erudito, ativista, causador de problemas.
Trechos de uma resposta de Thinley Norbu Rinpoche a uma Encíclica do Papa João Paulo II contra o Budismo.Medium

Uma Resposta ao Papa

Trechos de uma resposta de Thinley Norbu Rinpoche a uma Encíclica do Papa João Paulo II contra o Budismo.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).