contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
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Tendrel

Veja também uma lista completa de vídeos no Canal Tendrel, com descrições.

Budismo

Tendrel

... é tão parecido com o budismo

10 mil éons perdido no nirvana

100 coisas que me inspiram no darma

2+2=4 é permanente?

A Invenção do Budismo “Mais Antigo”

A União de Yogachara e Madhyamaka

A beleza da futura Dalai Lama

A certeza do refúgio

A crença e apego ao eu como base do sofrimento

A dança da mera aparência

A dicotomia material/espiritual faz sentido no budismo?

A diferença entre quebrar votos e gerar carma ruim

A essência das bênçãos

A expansão luminosa: definitivo e convencional

A grande união

A ignorância não pode produzir sabedoria

A importância da lembrança

A lâmpada determinadora

A mensagem dos tibetanos (parte 1: o budismo)

A mensagem dos tibetanos (parte 2: o tantrismo)

A necessidade de entender tudo

A noção de substância é autocontraditória

A plasticidade maravilhosa da união

A primeira prática budista

A publicidade é maior que a filosofia

A seda do intelecto

A tolerância totalitária do universalismo

A tradição nyingma decide não ter líder

A transmissão oral que apraz os Reis do Darma

A transmissão pessoal do guru da perfeição em tudo

A via negativa no budismo

A visão além da visão

A ética budista

Abandonar os quatro apegos

Acordem da motivação econocentrista!

Adendos e reparações: mais 15 professores que me inspiram no Darma

Adoração de imagens no budismo?

Algumas considerações sobre animais de estimação

Algumas palavras sobre budismo e ciência

Algumas palavras sobre budismo e filosofia

Algumas palavras sobre budismo e política

Algumas respostas ao vídeo sobre vacuidade

Alguns aspectos da ioga de guru

Alguns livros budistas que comprei recentemente

Alguns preconceitos e ideias errôneas de ‘A mensagem dos tibetanos’

Além de crítica e elogio

Além de uma dúvida razoável

Além do materialismo (material mesmo)

Animação: os seis reinos do samsara e os dez estágios da shamatha

Ansiedade de quarentena

Análise, apreensão e não elaboração

Apelo da Milady e do Mozimbo

Apenas ter compaixão é suficiente?

Apreensão modal, o que é, para que serve?

Aproximação ao budismo em três etapas

Arhats e bodisatvas

Arya Nagarjuna

As oito consciências no budismo tibetano

As polêmicas da vacuidade

As quatro qualidades incomensuráveis

As seis paramitas e a tradução

Asanga e Maitreya

Aspirando dificuldade

Aspiração de Longchenpa

Assuntos sobre que não posso ou não quero falar

Atingir a bonança

Atingir o nirvana é desaparecer?

Ausência de eu materialista

Basta abrir a boca para cair em contradição

Bem-aventurança, claridade e não conceitualidade

Beneficiar os seres

Benfeitores famosos são bodisatvas?

Boa conexão com a linhagem

Bodisatvas beneficiam mais que budas?

Budismo 2.0

Budismo classe média branca

Budismo de autoajuda

Budismo e adaptação biológica

Budismo e ceticismo

Budismo e colonialismo

Budismo e crença

Budismo e dinheiro

Budismo e engajamento

Budismo e ioga

Budismo e saúde

Budismo e trabalho

Budismo e trans-humanismo

Budismo e vegetarianismo

Budismo fundamentalista?

Budismo idealista: prós e contras

Budismo para resolver perrengue

Budismo para vender mais jornal

Budismo populista

Budismo sem comparação

Budismo sem regras?

Budismo sem renascimento?

Budismo sem se deslocar e fazer retiro?

Budismo: Religião sem Deus

Budista de carro de aplicativo

Budista de internet

Caminho do meio para cabeçudos

Carma coletivo

Carma de acordo com o resultado

Carma implica fatalismo?

Carma, culpa e purificação

Carma: se eu não lembro, por que eu vou pagar?

Causas, circunstâncias e continuidade

Certeza além de samsara e nirvana

Checklist para gravar os vídeos

Com isto, tudo é possível

Como aprender a meditar?

Como começar no budismo

Como começar... ops! Faltou algo importante

Como decorar versos budistas

Como diminuir a fala rude

Como fazer a prática do altar

Como lidar com a preguiça de praticar?

Como lidar com o desemprego?

Como lidar com pedintes na rua

Como mudar hábitos e reduzir o carma

Como o Buda chamava a si mesmo?

Como o budismo vê ter filhos

Como o desenho de uma lamparina

Como os professores conhecem nossa prática

Como se estuda o darma?

Como se portar numa entrevista com o professor?

Como surgiu o universo?

Como um gato vê a prática?

Como um insignificante como eu poderia responder tais questões?

Comoção durante a prática

Compaixão e julgamento

Comprinhas no retiro

Conexões radioativas

Construir a casinha só na hora que dá vontade de fazer cocô

Continuidade, não eu, renascimento e madhyamaka

Continuum mental

Cores e deidades, especificidades e generalidades

Credenciais Budistas e Níveis de Iluminação

Crises pessoais, saúde mental e o budismo

Culpa vs. arrependimento: tem diferença?

Dança Mágica

Darma alienado

Darma e arte

De onde vem a solidez?

Definitivo, relativo e interdependência

Deidade do pensamento mágico

Desejo e prática

Desperdiçar méritos

Devoção: por que é importante e como cultivar

Dicas para fazer perguntas

Dificuldades com o voto de não matar

Disso só pode vir aquilo

Donald Trump e o caminho do meio

Dzongsar Khyentse Rinpoche vem ao Brasil

Dúvida no darma

Emanação

Emanações que não se autorreconhecem

Entendimento errôneo, entendimento eternalista

Envenenados pelo diletantismo espiritual

Equanimidade além da mente

Espírito no budismo

Esta escola budista está errada e não produz a iluminação

Estabelecendo o veículo único

Estabelecer e soltar

Estou certo? Provavelmente não

Estudar os sutras mahayana

Eternalismo e niilismo

Existe SAC para o darma?

Fala inútil

Falseando a falseabilidade

Fazer o bem sem maquinações

Filosofia e budismo: e quando o teísmo está escondido?

Fim do reconhecimento de renascimentos?

Flecha no olho

Fofoca e sensacionalismo com o darma

Gendün Chöpel

Giros, intelecto e meditação

Graus de visão da pureza

Guru Rinpoche (Padmasambhava)

Higienismo e budismo

História e didática do Caminho do Meio

Honestidade na prática

Humanista, engajado, moderno, sem crenças?

IA, Einstein e o budismo

Identidade budista

Iluminação segundo visão, cultivo e fruição

Impermanência e Natureza de Buda

Impermanência e vacuidade

Insatisfatoriedade e contentamento

Instruções essenciais

Interdependência (“tendrel”)

Ira compassiva

Ironia na não elaboração

Kalachakra e quando tomar iniciação

Kyabje Shechen Rabjam Rinpoche no Brasil

Ler sobre budismo é suficiente?

Lidando com situações difíceis

Linhagem fresca: tesouros e transmissão histórica

Livre de apego no Tinder

Livre-arbítrio vs autodeterminação

Livros em que foco meu estudo

Livros sobre o ngondro

Luz imaculada

Luz, câmera, darma: 10 Filmes recomendados pelo Rinpoche

Luz, câmera, darma: A Baleia

Luz, câmera, darma: A mulher nas dunas (1964)

Luz, câmera, darma: Ikiru (1952)

Luz, câmera, darma: O Pequeno Buda (1993)

Luz, câmera, darma: O Tio Boonmee que se Lembra das Suas Vidas Anteriores (2010)

Luz, câmera, darma: Stalker (1979)

Lógica modal e budismo

Mahayana e vajrayana

Mais alguns livros budistas

Mais sobre os três yanas

Mais sobre preliminares

Manter a aparência de um darma elaborado (ou não)

McVipassana

Meditação não analítica

Medo de morrer

Melhor nunca ter nascido?

Metafísica espiritual budista?

Meus obstáculos pessoais

Migrar de uma tradição budista para outra

Mindfulness e McMindfulness

Mipam, o Leão da Fala

Moralismo e moralidade

Morte e ansiedade de praticante

Mérito e meritocracia, elitismo no darma

Nada apreender certo e errado

Nuança, complexidade, “depende”

Não Causal

Não cruzar o semáforo vermelho do definitivo

Não desencorajar a aspiração de prática intensa dos outros

Não encontrar não tem fim

Não misture as tradições

Não pegue um mantra por aí

Não perca seu tempo com outras ideias

Não perturbar o cadáver

Não perturbar o convencional

Não seja muquirana

Não tome refúgio em informação e viés

Não vai dar certo

O Buda Existiu?

O Buda era um ser humano comum?

O Buda ficou em silêncio ao ser perguntado sobre um criador?

O Buda não é humano

O Buda não é o síndico do samsara

O Buda tem intuições?

O Caminho do Bodisatva

O Farol da Certeza de Mipam Rinpoche

O budismo do fascista diferentão

O budismo tem dogmas?

O budismo é o que eu acho?

O budista fanboy da ciência

O caminho do bodisatva e a bem-aventurança

O carma não é linear

O carma é contagioso?

O carma é uma prisão inexorável?

O conceito de ausência de eu

O conceito de desapego

O conceito de renúncia

O darma na linguagem de hoje

O darma não é customizável

O estágio do desenvolvimento

O eu não tem nenhum tipo de existência

O exame da igualdade e da diferença

O farol da não fixação

O hálito cálido das dakinis

O idealismo e o budismo

O intelecto faz parte do samsara

O materialismo é eternalista ou niilista?

O niilismo na visão budista

O pensamento positivo muda a realidade?

O perigo do relativismo

O politicamente correto no budismo

O princípio da caridade no budismo

O que eu preciso para ser budista?

O que fazer, depende

O que me levou ao budismo

O que significa quebrar compromisso com o lama?

O que é a bodicita?

O que é a iluminação?

O que é iniciação no budismo?

O que é mandala para o budismo?

O que é nirvana?

O que é o budismo?

O que é prática budista?

O que é quebrar samaya?

O que é refúgio?

O que é sabedoria para o budismo?

O que é tantra?

O que é um retiro

O que é “Caminho do Meio”?

O que é “natural” para o budismo?

O refúgio na sanga não é opcional

O sentido de recitar em outras línguas

O sobrenatural e o budismo

O supermercado espiritual

O tal excesso de rituais do budismo

O tal “botão de autodestruição” do darma

O tempo não faz sentido

O theravada é o hinayana?

O uso do incenso no budismo

O uso do intelecto no budismo

O vajrayana surgiu de sincretismo?

O voto de bodisatva na tradição da profundidade

O voto de bodisatva na tradição da vastidão

O “gueto” do conhecimento budista

Oferendas e os quatro tipos de convidados

Oferendas simbólicas

Oito aspirações grandiosas

Olhos imóveis, para quê?

Orações no final dos vídeos

Os 10 níveis de bodisatvas (bhumis)

Os algoritmos e o budismo

Os dois olhos de um intelecto bem treinado

Os três defeitos do pote

Os três giros da roda do darma

Os três reinos e as experiências de meditação

Ouro fino

Para que servem os cartões que o Canal Tendrel envia?

Passar dificuldade pelo darma

Perda de tempo

Perder a fé no darma

Perguntas capciosas

Perspectivas e essências

Poderes milagrosos

Por que estudar as feições da cobra falsa?

Por que eu não sou professor?

Por que examinar as distorções do budismo?

Por que há tantas tradições budistas?

Por que o arhat não beneficia os seres tanto quanto um buda?

Por que o budismo?

Por que o nascimento humano é uma oportunidade tão rara?

Por que os budas são diferentes uns dos outros?

Por que os monges são celibatários?

Por que plantas não renascem?

Por que praticar na natureza?

Por que ter compaixao de seres ilusórios?

Praticantes secretos

Preces inventadas?

Preciosidade no nascimento humano

Precisão conceitual e preservação do darma

Preliminares das preliminares

Primeiras questões sobre o estudo do Farol da Certeza

Problema do mal no budismo II, a missão

Problema do mal no budismo? Não.

Problemas amorosos

Problemas de linhagem

Proliferações conceituais

Prostração: refúgio em corpo, fala e mente

Protetores do darma

Prática formal e informal

Práticas preliminares (ngondro)

Purificação de carma

Qual a importância da meditação?

Qual o sentido do termo ‘darma’?

Qual é minha linhagem?

Quanto tempo até a iluminação?

Quem falou em ausência de eu?

Quem é dono da vacuidade?

Querer o mal dos outros

Questões epistêmicas

Reconhecer isso é maravilhoso

Reconhecimento de professores renascidos

Refinando a meditação

Refletir confiando na sabedoria primordial

Reflexão sobre o reino dos animais

Reflexão sobre o reino dos asuras

Reflexão sobre o reino dos deuses

Reflexão sobre o reino humano

Reflexão sobre os fantasmas famintos

Reflexão sobre os infernos

Relativo e definitivo unidos

Relativo puro e relativo impuro

Religião comparada, relativismo e níveis de benefício

Renascimento como animal

Renascimento e não eu

Repouso vs. discernimento

Respeito é bom e o Buda...

Retorno do Canal

Rezar pelos outros

Rime, o movimento não sectário

Sabedoria prajna e jnana

Sacrifício de animais

Saga Dawa 2018

Saga Dawa 2019: limpeza da sala e oferendas ao altar

Saga Dawa 2019: reverberação de sutra

Saga Dawa 2020

Samsara do darma

Se vale tudo, não vale nada

Sem qualquer má-vontade com o sonho

Sem uma não tem a outra

Sentido, propósito e vocação no budismo

Ser filho da ilusão

Seres-mães

Será que somos bodisatvas e não sabemos?

Shamatha ou vipassana?

Siddhas e vidyadharas

Sinais especiais ao encontrar um professor

Sobre a minha prática

Spoilers do Darma

Superstição, imperialismo cultural e reprodutibilidade

Sutra, sadhana, oração, votos, gêneros textuais do budismo

Só os orientais conseguem entender

Tempos de degenerescência

Tendrel — lista completa de vídeos

Ter compaixão não significa ser bobo

Todo sofrimento tem causa

Torcendo pro time do definitivo

Tudo que acontece comigo é devido a carma?

Tudo é darma?

Um gole do espaço

Uma Oração para a Propagação do Darma

Uma árvore simplificada da nyingma

Uma única intenção

União na não elaboração

Urgência no darma

Usando hábitos contra hábitos

Usar a mente não é reconhecer a mente

Vacuidade do que é falso

Vacuidade e bodicita

Vacuidade e compaixão

Vacuidade e didática da vacuidade

Vacuidade e interdependência

Vacuidade e mérito

Vacuidade e pensamento mágico

Vacuidade em poucas palavras

Vacuidade extrínseca e negação implicativa

Vacuidade nada mais é do que compaixão

Vacuidade é só o começo

Vai, sem reificar a ida

Ver defeito no darma

Veículos dos ouvintes e dos solitários

Visualização e experiências visionárias

Volição, negligência e carma

Várias formas de classificar o budismo

Zazen no budismo tibetano?

Zen e budismo tibetano

Zen e fascismo

É adequado evitar certas pessoas?

É bem comum entender errado

É melhor meditar com ou sem objeto?

É possível se iluminar levando uma vida comum?

É possível ser budista e acreditar na terra ser plana?

É preciso se filiar a algo para praticar o budismo?

Ética niilista ou materialista é realmente possível

Êxtase e vacuidade

“Ausência de sinais”

“Me faz um com tudo aí...”

“Sou uma pessoa naturalmente boa”

“Você já é um buda!”


Nós e nosso oponente concordamos que é fácil tomar certos ensinamentos e distorcê-los.tzal.org

É bem comum entender errado

Nós e nosso oponente concordamos que é fácil tomar certos ensinamentos e distorcê-los.
O Buda é um exemplo de sua realização incondicionada, o darma é um exemplo da expressão compassiva da realização incondicionada, e a sangha é um exemplo da intenção iluminada da realização incondicionada.tzal.org

O que é refúgio?

O Buda é um exemplo de sua realização incondicionada, o darma é um exemplo da expressão compassiva da realização incondicionada, e a sangha é um exemplo da intenção iluminada da realização incondicionada.
O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.tzal.org

Os três giros da roda do darma

O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.
Começamos a entrar na questão das características, ou marcas identitárias -- uma forma mais renitente de essencialismo.tzal.org

A grande união

Começamos a entrar na questão das características, ou marcas identitárias -- uma forma mais renitente de essencialismo.
Ausência de eu é o mesmo que vacuidade? No que diferem, no que são a mesma coisa?tzal.org

A crença e apego ao eu como base do sofrimento

Ausência de eu é o mesmo que vacuidade? No que diferem, no que são a mesma coisa?
Será mesmo que há muitos rituais no budismo, especialmente no budismo tibetano?tzal.org

O tal excesso de rituais do budismo

Será mesmo que há muitos rituais no budismo, especialmente no budismo tibetano?
Carma, quando a gente sofre, tem causa. A causa é que prejudicamos os outros no passado.tzal.org

Todo sofrimento tem causa

Carma, quando a gente sofre, tem causa. A causa é que prejudicamos os outros no passado.
Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.tzal.org

Como o desenho de uma lamparina

Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.
O jeito correto de estabelecer o que é ou não o darma, ou a verdade sobre a natureza das coisas, é não cair nas visões extremistas. As principais visões extremistas descritas pelo budismo são o eternalismo e o niilismo, e há uma definição precisa sobre elas.tzal.org

Eternalismo e niilismo

O jeito correto de estabelecer o que é ou não o darma, ou a verdade sobre a natureza das coisas, é não cair nas visões extremistas. As principais visões extremistas descritas pelo budismo são o eternalismo e o niilismo, e há uma definição precisa sobre elas.
Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?tzal.org

Vacuidade e compaixão

Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?
A relação do budismo com a ciência é cheia de armadilhas ligadas a subserviência etnocentrista, por outro lado, há muitos pontos positivos. Como é isso?tzal.org

Algumas palavras sobre budismo e ciência

A relação do budismo com a ciência é cheia de armadilhas ligadas a subserviência etnocentrista, por outro lado, há muitos pontos positivos. Como é isso?
Como se dá o processo de confirmação dos professores budistas reconhecidos ainda enquanto crianças -- como aparece no filme Kundun, de Martin Scorsese?tzal.org

Reconhecimento de professores renascidos

Como se dá o processo de confirmação dos professores budistas reconhecidos ainda enquanto crianças -- como aparece no filme Kundun, de Martin Scorsese?
Uma vez houve alguém que se iluminou sem parecer estar praticando. É esse exemplo que vamos seguir?tzal.org

Praticantes secretos

Uma vez houve alguém que se iluminou sem parecer estar praticando. É esse exemplo que vamos seguir?
Como gerar o contexto correto para aproveitar melhor as instruções?tzal.org

Como aprender a meditar?

Como gerar o contexto correto para aproveitar melhor as instruções?
Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.tzal.org

O budismo é o que eu acho?

Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.
Mas e se eu criar uma identidade budista, meu “eu budista” não vai me impedir de me iluminar? A preocupação com as rodinhas de treinamento da bicicleta.tzal.org

Identidade budista

Mas e se eu criar uma identidade budista, meu “eu budista” não vai me impedir de me iluminar? A preocupação com as rodinhas de treinamento da bicicleta.
Embora seja contraintuitivo para o pensamento convencional, a explicação budista é a de que o renascimento apenas é possível exatamente porque nunca existiu um “eu”.tzal.org

Renascimento e não eu

Embora seja contraintuitivo para o pensamento convencional, a explicação budista é a de que o renascimento apenas é possível exatamente porque nunca existiu um “eu”.
Seguindo na exploração de como a meditação analítica complementa a meditação de repouso e vice e versa.tzal.org

Estabelecer e soltar

Seguindo na exploração de como a meditação analítica complementa a meditação de repouso e vice e versa.
Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”tzal.org

Lógica modal e budismo

Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”
O principal detentor da linhagem de Dilgo Khyentse Rinpoche virá ao Brasil de 28 de julho a 10 de agosto de 2020.tzal.org

Kyabje Shechen Rabjam Rinpoche no Brasil

O principal detentor da linhagem de Dilgo Khyentse Rinpoche virá ao Brasil de 28 de julho a 10 de agosto de 2020.
Os textos dizem que o mero entendimento intelectual é como um remendo, pode cair a qualquer momento. Muitas vezes o nosso mérito não é suficiente para lidar com os obstáculos intelectuais, emocionais e externos que surgem, e abrimos mão do único refúgio. Como é isso?tzal.org

Perder a fé no darma

Os textos dizem que o mero entendimento intelectual é como um remendo, pode cair a qualquer momento. Muitas vezes o nosso mérito não é suficiente para lidar com os obstáculos intelectuais, emocionais e externos que surgem, e abrimos mão do único refúgio. Como é isso?
O que se quer dizer na tradição budista quando se diz que os tempos atuais são mais difíceis? Será que o Steve Pinker está errado?tzal.org

Tempos de degenerescência

O que se quer dizer na tradição budista quando se diz que os tempos atuais são mais difíceis? Será que o Steve Pinker está errado?
O oponente fala de classes ou níveis de tantra, nós também falamos de classes ou níveis de tantra. Que sentido há em falar em níveis de tantra e se referir apenas a uma diferença em meios? Porque precisa haver uma diferença em visão?tzal.org

Graus de visão da pureza

O oponente fala de classes ou níveis de tantra, nós também falamos de classes ou níveis de tantra. Que sentido há em falar em níveis de tantra e se referir apenas a uma diferença em meios? Porque precisa haver uma diferença em visão?
O que se quer dizer quando se usa a expressão tzal.org

Não Causal

O que se quer dizer quando se usa a expressão "não causal"? Mais uma vez, vamos examinar os aspectos relativo e o definitivo.
Quando não há continuidade com o trabalho do professor, melhor nem se aproximar.tzal.org

Problemas de linhagem

Quando não há continuidade com o trabalho do professor, melhor nem se aproximar.
A ausência de existência própria do pilar, e o pilar não ser vazio de pilar, são a mesma coisa ou são diferentes? Nos dois casos, não dá certo.tzal.org

O exame da igualdade e da diferença

A ausência de existência própria do pilar, e o pilar não ser vazio de pilar, são a mesma coisa ou são diferentes? Nos dois casos, não dá certo.
A perspectiva correta de assimilar os ensinamentos (princípio de caridade, em filosofia) não é tentar encontrar algo eternalista neles, mas sim, verificar porque não são ou não devem ser eternalistas.tzal.org

Entendimento errôneo, entendimento eternalista

A perspectiva correta de assimilar os ensinamentos (princípio de caridade, em filosofia) não é tentar encontrar algo eternalista neles, mas sim, verificar porque não são ou não devem ser eternalistas.
O budismo tem muitos elementos que pessoas supostamente “céticas” vêem com dificuldade. No entanto, conceitos como “sobrenatural” não necessariamente se aplicam. Por que isso?tzal.org

O sobrenatural e o budismo

O budismo tem muitos elementos que pessoas supostamente “céticas” vêem com dificuldade. No entanto, conceitos como “sobrenatural” não necessariamente se aplicam. Por que isso?
Nós não lembramos o que comemos ontem, que dizer os nossos compromissos e votos de refúgio. Como desenvolver essa “lembrança constante”, habitual, do caminho do darma, que atravéssa vidas.tzal.org

A importância da lembrança

Nós não lembramos o que comemos ontem, que dizer os nossos compromissos e votos de refúgio. Como desenvolver essa “lembrança constante”, habitual, do caminho do darma, que atravéssa vidas.
Será mesmo que carma passa de uma pessoa para outra, como se fosse algo como maus fluidos?tzal.org

O carma é contagioso?

Será mesmo que carma passa de uma pessoa para outra, como se fosse algo como maus fluidos?
Nós e nosso oponente concordamos que é fácil tomar certos ensinamentos e distorcê-los.tzal.org

É bem comum entender errado

Nós e nosso oponente concordamos que é fácil tomar certos ensinamentos e distorcê-los.
O Buda é um exemplo de sua realização incondicionada, o darma é um exemplo da expressão compassiva da realização incondicionada, e a sangha é um exemplo da intenção iluminada da realização incondicionada.tzal.org

O que é refúgio?

O Buda é um exemplo de sua realização incondicionada, o darma é um exemplo da expressão compassiva da realização incondicionada, e a sangha é um exemplo da intenção iluminada da realização incondicionada.
O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.tzal.org

Os três giros da roda do darma

O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.
Começamos a entrar na questão das características, ou marcas identitárias -- uma forma mais renitente de essencialismo.tzal.org

A grande união

Começamos a entrar na questão das características, ou marcas identitárias -- uma forma mais renitente de essencialismo.
Ausência de eu é o mesmo que vacuidade? No que diferem, no que são a mesma coisa?tzal.org

A crença e apego ao eu como base do sofrimento

Ausência de eu é o mesmo que vacuidade? No que diferem, no que são a mesma coisa?
Será mesmo que há muitos rituais no budismo, especialmente no budismo tibetano?tzal.org

O tal excesso de rituais do budismo

Será mesmo que há muitos rituais no budismo, especialmente no budismo tibetano?
Carma, quando a gente sofre, tem causa. A causa é que prejudicamos os outros no passado.tzal.org

Todo sofrimento tem causa

Carma, quando a gente sofre, tem causa. A causa é que prejudicamos os outros no passado.
Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.tzal.org

Como o desenho de uma lamparina

Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.
O jeito correto de estabelecer o que é ou não o darma, ou a verdade sobre a natureza das coisas, é não cair nas visões extremistas. As principais visões extremistas descritas pelo budismo são o eternalismo e o niilismo, e há uma definição precisa sobre elas.tzal.org

Eternalismo e niilismo

O jeito correto de estabelecer o que é ou não o darma, ou a verdade sobre a natureza das coisas, é não cair nas visões extremistas. As principais visões extremistas descritas pelo budismo são o eternalismo e o niilismo, e há uma definição precisa sobre elas.
Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?tzal.org

Vacuidade e compaixão

Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?
A relação do budismo com a ciência é cheia de armadilhas ligadas a subserviência etnocentrista, por outro lado, há muitos pontos positivos. Como é isso?tzal.org

Algumas palavras sobre budismo e ciência

A relação do budismo com a ciência é cheia de armadilhas ligadas a subserviência etnocentrista, por outro lado, há muitos pontos positivos. Como é isso?
Como se dá o processo de confirmação dos professores budistas reconhecidos ainda enquanto crianças -- como aparece no filme Kundun, de Martin Scorsese?tzal.org

Reconhecimento de professores renascidos

Como se dá o processo de confirmação dos professores budistas reconhecidos ainda enquanto crianças -- como aparece no filme Kundun, de Martin Scorsese?
Uma vez houve alguém que se iluminou sem parecer estar praticando. É esse exemplo que vamos seguir?tzal.org

Praticantes secretos

Uma vez houve alguém que se iluminou sem parecer estar praticando. É esse exemplo que vamos seguir?
Como gerar o contexto correto para aproveitar melhor as instruções?tzal.org

Como aprender a meditar?

Como gerar o contexto correto para aproveitar melhor as instruções?
Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.tzal.org

O budismo é o que eu acho?

Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.
Mas e se eu criar uma identidade budista, meu “eu budista” não vai me impedir de me iluminar? A preocupação com as rodinhas de treinamento da bicicleta.tzal.org

Identidade budista

Mas e se eu criar uma identidade budista, meu “eu budista” não vai me impedir de me iluminar? A preocupação com as rodinhas de treinamento da bicicleta.
Embora seja contraintuitivo para o pensamento convencional, a explicação budista é a de que o renascimento apenas é possível exatamente porque nunca existiu um “eu”.tzal.org

Renascimento e não eu

Embora seja contraintuitivo para o pensamento convencional, a explicação budista é a de que o renascimento apenas é possível exatamente porque nunca existiu um “eu”.
Seguindo na exploração de como a meditação analítica complementa a meditação de repouso e vice e versa.tzal.org

Estabelecer e soltar

Seguindo na exploração de como a meditação analítica complementa a meditação de repouso e vice e versa.
Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”tzal.org

Lógica modal e budismo

Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”
O principal detentor da linhagem de Dilgo Khyentse Rinpoche virá ao Brasil de 28 de julho a 10 de agosto de 2020.tzal.org

Kyabje Shechen Rabjam Rinpoche no Brasil

O principal detentor da linhagem de Dilgo Khyentse Rinpoche virá ao Brasil de 28 de julho a 10 de agosto de 2020.
Os textos dizem que o mero entendimento intelectual é como um remendo, pode cair a qualquer momento. Muitas vezes o nosso mérito não é suficiente para lidar com os obstáculos intelectuais, emocionais e externos que surgem, e abrimos mão do único refúgio. Como é isso?tzal.org

Perder a fé no darma

Os textos dizem que o mero entendimento intelectual é como um remendo, pode cair a qualquer momento. Muitas vezes o nosso mérito não é suficiente para lidar com os obstáculos intelectuais, emocionais e externos que surgem, e abrimos mão do único refúgio. Como é isso?
O que se quer dizer na tradição budista quando se diz que os tempos atuais são mais difíceis? Será que o Steve Pinker está errado?tzal.org

Tempos de degenerescência

O que se quer dizer na tradição budista quando se diz que os tempos atuais são mais difíceis? Será que o Steve Pinker está errado?
O oponente fala de classes ou níveis de tantra, nós também falamos de classes ou níveis de tantra. Que sentido há em falar em níveis de tantra e se referir apenas a uma diferença em meios? Porque precisa haver uma diferença em visão?tzal.org

Graus de visão da pureza

O oponente fala de classes ou níveis de tantra, nós também falamos de classes ou níveis de tantra. Que sentido há em falar em níveis de tantra e se referir apenas a uma diferença em meios? Porque precisa haver uma diferença em visão?
O que se quer dizer quando se usa a expressão tzal.org

Não Causal

O que se quer dizer quando se usa a expressão "não causal"? Mais uma vez, vamos examinar os aspectos relativo e o definitivo.
Quando não há continuidade com o trabalho do professor, melhor nem se aproximar.tzal.org

Problemas de linhagem

Quando não há continuidade com o trabalho do professor, melhor nem se aproximar.
A ausência de existência própria do pilar, e o pilar não ser vazio de pilar, são a mesma coisa ou são diferentes? Nos dois casos, não dá certo.tzal.org

O exame da igualdade e da diferença

A ausência de existência própria do pilar, e o pilar não ser vazio de pilar, são a mesma coisa ou são diferentes? Nos dois casos, não dá certo.
A perspectiva correta de assimilar os ensinamentos (princípio de caridade, em filosofia) não é tentar encontrar algo eternalista neles, mas sim, verificar porque não são ou não devem ser eternalistas.tzal.org

Entendimento errôneo, entendimento eternalista

A perspectiva correta de assimilar os ensinamentos (princípio de caridade, em filosofia) não é tentar encontrar algo eternalista neles, mas sim, verificar porque não são ou não devem ser eternalistas.
O budismo tem muitos elementos que pessoas supostamente “céticas” vêem com dificuldade. No entanto, conceitos como “sobrenatural” não necessariamente se aplicam. Por que isso?tzal.org

O sobrenatural e o budismo

O budismo tem muitos elementos que pessoas supostamente “céticas” vêem com dificuldade. No entanto, conceitos como “sobrenatural” não necessariamente se aplicam. Por que isso?
Nós não lembramos o que comemos ontem, que dizer os nossos compromissos e votos de refúgio. Como desenvolver essa “lembrança constante”, habitual, do caminho do darma, que atravéssa vidas.tzal.org

A importância da lembrança

Nós não lembramos o que comemos ontem, que dizer os nossos compromissos e votos de refúgio. Como desenvolver essa “lembrança constante”, habitual, do caminho do darma, que atravéssa vidas.
Será mesmo que carma passa de uma pessoa para outra, como se fosse algo como maus fluidos?tzal.org

O carma é contagioso?

Será mesmo que carma passa de uma pessoa para outra, como se fosse algo como maus fluidos?



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