Por que há tantas tradições budistas?
Será que é uma questão de distorção do que o Buda ensinou? Ou o Buda ensinou mesmo em termos de variedade?
Que inúmeras formas de classificar os ensinamentos que surgiram com o tempo? Qual a utilidade disso? Como determinar qual a tradição que é melhor para você?
Clickbait
Como escolher sua tradição
• Taxonomias do Darma do Buda (texto de Padma Dorje em tzal.org — boa parte dos raciocínios nesse vídeo está exposta de forma mais clara neste texto).
• Centros de Darma que Recomendo (lista de centros de darma). • Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo • Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo. • Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição. • Visite o Canal Tendrel no YouTube. Contribuições e perguntas podem ser feitas por email padma.dorje@gmail.com.


Em busca do “budismo original”
Entre as muitas concepções equivocadas sobre o darma, algumas estão relacionadas a visões historicistas dos ensinamentos. Por exemplo, por cerca de quase dois séculos se acreditou, devido ao trabalho de eruditos e entusiastas ocidentais, que o cânone em páli, um conjunto de escrituras budistas preservado pela tradição Theravada, fosse o mais próximo dos primeiros registros escritos dos ensinamentos do Buda. Isto porém, foi refutado por evidências arqueológicas. Quais as implicações desta novidade para o praticante ou admirador dos ensinamentos do Buda?

É melhor meditar com ou sem objeto?
A meditação totalmente livre de estrutura pode parecer melhor, mas ela só é melhor para quem é realizado e não produz uma versão de realização “por decreto”. Para a maioria de nós, meditar com um objeto é melhor.

Centros de darma que recomendo
Uma lista de centros e professores do darma que considero autênticos e confiáveis.