Rime, o movimento não sectário
No séc. XIX alguns lamas defenderam abertamente as visões minoritárias produzindo edições de textos e mantendo transmissões de tradições a vias de desaparecimento, seja por perseguição, seja por enfraquecimento interno. Como é que muitas vezes, ao ser não sectário, somos acusados de sectarismo? Como é que muitas vezes ao sermos supostamente isentões, estamos na verdade nos comprometendo com um dos lados?
Clickbait
Budismo sem partido? Daltonismo racial?
• mp3 do podcast.
![](https://tzal.org/img/assets/tendrel100px.webp)
◦ Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo
◦ Há também uma comunidade para notificações no Whatsapp
◦ Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.
◦ Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.
◦ Visite o Canal Tendrel no YouTube.
conexoesauspiciosas@gmail.com
ou pelo formulário de contato.
![A quinta das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe um dos quatro pensamentos que tornam a mente na direção do darma.](/img/lead/reflexao-sobre-o-reino-dos-asuras.webp)
Reflexão sobre o reino dos asuras
A quinta das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe um dos quatro pensamentos que tornam a mente na direção do darma.
![Após avaliar o valor do estudo e da meditação analítica conceitual ou pelo menos aguerrida a uma “posição mental”, começamos a crítica a essa posição. Ironicamente, também recomendo dois trabalhos acadêmicos recentes sobre budismo (nenhum deles diretamente ligado à questão).](/img/lead/usar-a-mente-nao-e-reconhecer-a-mente.webp)
Usar a mente não é reconhecer a mente
Após avaliar o valor do estudo e da meditação analítica conceitual ou pelo menos aguerrida a uma “posição mental”, começamos a crítica a essa posição. Ironicamente, também recomendo dois trabalhos acadêmicos recentes sobre budismo (nenhum deles diretamente ligado à questão).
![Para entender como os seres nas diferentes classes percebem uma mesma coisa de modos diferentes, é preciso reconhecer a união de vacuidade e aparência, livre de parcialidades e extremos. Isto também é necessário para funcionar bem no mundo, e atingir a realização.](/img/lead/uniao-livre-de-parcialidades-e-extremos.webp)
União livre de parcialidades e extremos
Para entender como os seres nas diferentes classes percebem uma mesma coisa de modos diferentes, é preciso reconhecer a união de vacuidade e aparência, livre de parcialidades e extremos. Isto também é necessário para funcionar bem no mundo, e atingir a realização.
![Se todas as tradições espirituais são iguais a minha, não estamos simplesmente destruindo a alteridade e impedindo a diferença em nome de uma inclusão que é redutora e opressiva?](/img/lead/a-tolerancia-totalitaria-do-universalismo.webp)
A tolerância totalitária do universalismo
Se todas as tradições espirituais são iguais a minha, não estamos simplesmente destruindo a alteridade e impedindo a diferença em nome de uma inclusão que é redutora e opressiva?