Home > Budismo > Áudio e vídeo > Tendrel > Reflexão sobre o reino dos asuras

tzal.org
tzal.org
tzal.org
Buda Virtual
Reflexão sobre o reino dos asuras
A quinta das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe um dos quatro pensamentos que tornam a mente na direção do darma.
• Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo • Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo. • Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição. • Visite o Canal Tendrel no YouTube. Contribuições e perguntas podem ser feitas por email padma.dorje@gmail.com.
Por favor, ajude o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando.


Definitivo, relativo e interdependência
A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento -- isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.

“Me faz um com tudo aí...”
Há experiências de meditação e reinos no samsara que soam até parecidas com iluminação, mas que de iluminação não tem nada. Como é isso?

Análise, apreensão e não elaboração
Há duas formas principais de meditação, a de estabilidade e a de discernimento. Com relação a meditação de discernimento, há três modos progressivos, que são análise, apreensão e não elaboração.

A abordagem que dissipa o samsara
O conceito de samsara é um dos mais importantes no budismo, de fato, o mais importante no início do caminho. Ainda assim, ele é um conceito facilmente mal entendido.