contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
tzal.org

O darma não é customizável

Não é possível escolher quais os ensinamentos do Buda se aceita e se rejeita, e tomar refúgio em parte do darma. O refúgio é tomado na totalidade dos ensinamentos do Buda, e na perspectiva de que ele é de fato um Buda, isto é, um ser completa e irreversivelmente iluminado.
tzal.org

Como um insignificante como eu poderia responder tais questões?

Através da bênção da luz da sabedoria de Manjushri é que podemos compreender o darma, jamais por mero esforço intelectual.
tzal.org

As polêmicas da vacuidade

Os pontos mais disputados da doutrina apontam as dificuldades centrais, e tratar exatamente deles nos ajuda a compreender a essência do darma.
tzal.org

Dificuldades com o voto de não matar

Em algumas circunstâncias, é difícil não matar. Como conseguir manter o primeiro preceito em situações limite?
tzal.org

Ansiedade de quarentena

A perspectiva definitiva repousa no fato de que nenhuma coisa condicionada é garantida. Com isso em mente, podemos começar a pensar nos outros e efetivamente ajudar. E lavar bem as mãos e manter distância.
tzal.org

Quem é dono da vacuidade?

A vacuidade tem um âmbito definitivo e um expediente, no âmbito expediente, há dois tipos de negação, a identitária e a existencial. Qual das duas representa a tradição nyingma?
tzal.org

Aproximação ao budismo em três etapas

Primeiro experimentamos de tudo sem discriminação, como uma abelha que colhe o nectar de muitas flores diversas; então nos focamos tal como um laser intenso, de forma a revelar qualidades e expor nossa verdadeira natureza de duplo benefício duplo, para nós e para os outros, temporário e definitivo; enfim, tal como um filatelista que coleciona os selos mais raros e sabe conseguir o melhor preço por eles, conseguimos nos deleitar com a diversidade de tradições do budismo sem produzir confusão ou difusão.
tzal.org

O Farol da Certeza de Mipam

Mipam Rinpoche escreveu o Ngeshe Dromne aos nove anos de idade, garantindo assim que a tradição nyingma mantivesse uma visão intelectual de acordo com suas práticas, e não fosse vítima do colonialismo escolástico hegemônico. A certeza do título é a grande união entre aparência e vacuidade, sutra e tantra.
tzal.org

Tendrel
lista completa de vídeos

Todos os vídeos lançados no canal Tendrel.
tzal.org

Todo sofrimento tem causa

Carma, quando a gente sofre, tem causa. A causa é que prejudicamos os outros no passado.
tzal.org

Estudo de o Farol da Certeza de Mipam

Em uma série de vídeos, estou tentando destrinchar esse texto crucial da tradição nyingma.
tzal.org

O hálito cálido das dakinis

O princípio feminino no budismo tibetano é algo crucial. Por que isso, e qual a relevância desse livro?
tzal.org

Fazer o bem sem maquinações

O bem como um fim em si mesmo esconde certas doutrinas deontológicas. No budismo, praticamos virtude com o fim na iluminação, o que é bastante diferente, e ainda assim, não é uma negociação ou maquinação.
tzal.org

A certeza do refúgio

Como o compromisso do refúgio garante a iluminação? Isso não viola a noção de que tudo que é composto é impermanente?
tzal.org

A importância da lembrança

Nós não lembramos o que comemos ontem, que dizer os nossos compromissos e votos de refúgio. Como desenvolver essa “lembrança constante”, habitual, do caminho do darma, que atravéssa vidas.
tzal.org

Estou certo? Provavelmente não

Algumas vezes queremos que outra pessoa decida nossos dilemas éticos. Mas isso não seria apenas abandonar a responsabilidade sobre nossas ações?
tzal.org

Como diminuir a fala rude

A ação desvirtuosa de fala e métodos para lidar com ela e transformar hábitos.
tzal.org

A dicotomia material/espiritual faz sentido no budismo?

A noção de substância, seja ela material ou espiritual, não existe no budismo.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.
tzal.org é produzido por
Padma Dorje.

e-mail

boletim informativo




Banco do Brasil (001)
ag 3.240-9 cc 123.017-4



Sugestões de patronagem recorrente (mensal):








todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2020
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)
Licença Creative CommonsEste obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).

https://tzal.org/novidades/