contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
tzal.org

O politicamente correto no budismo

Como o budismo vê expressões como “lugar de fala” e o cuidado com o uso da linguagem que pode possuir interdependência racista ou de outros tipos de preconceitos?
tzal.org

Zazen no budismo tibetano?

Será que no budismo tibetano existe meditação silenciosa? De que tipo? Como isso está conectado com nossa discussão do terceiro ponto do Farol da Certeza, sobre não elaboração?
tzal.org

Estudo de o Farol da Certeza de Mipam

Em uma série de vídeos, estou tentando destrinchar esse texto crucial da tradição nyingma.
tzal.org

Ironia na não elaboração

Uma contribuição não entendeu o vídeo anterior, e assumiu como minha a posição do oponente, mas exatamente justificando a posição do oponente ao fazer defesa do oposto. Tá melhor explicado no vídeo.
tzal.org

Tudo é darma?

Nesses tempos de pandemia, é difícil ficar incitando as pessoas a não se acomodarem em casa e efetivamente buscar o darma. No entanto, é possível evitar algumas falsas seguranças comuns.
tzal.org

Meditação não analítica

Todas as formas de budismo tibetano concordam que a meditação analítica culmina numa prática não conceitual, ou pelo menos “sem elaborações”. No entanto, algumas dessas tradições discordam da noção de não elaboração das outras. Como é isso?
tzal.org

O voto de bodisatva na tradição da profundidade

No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os 18 votos raiz da primeira, a tradição da profundidade, que também assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
tzal.org

Tendrel
lista completa de vídeos

Todos os vídeos lançados no canal Tendrel.
tzal.org

É bem comum entender errado

Nós e nosso oponente concordamos que é fácil tomar certos ensinamentos e distorcê-los.
tzal.org

As oito consciências no budismo tibetano

Uma introdução sobre a posição dos ensinamentos yogachara dentro do budismo tibetano. Qual sua utilidade, o que significa dizer que são expedientes?
tzal.org

O voto de bodisatva na tradição da vastidão

No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os votos raiz da segunda, a tradição da vastidão. Na tradição nyingma, e possivelmente em outras, se assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.
tzal.org é produzido por
Padma Dorje.

e-mail

boletim informativo




Banco do Brasil (001)
ag 3.240-9 cc 123.017-4



Sugestões de patronagem recorrente (mensal):








todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2020
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)
Licença Creative CommonsEste obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).

https://tzal.org/novidades/