O uso do intelecto no budismo
Qual é o uso do estudo detalhista e pormenorizado de textos clássicos budistas? Qual é a função do intelecto na prática?
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A sobrevivência do darma depende dos CDFs
• mp3 do podcast.
• Mipham's Beacon of Certainty (a tradução de John Whitney Pettit na amazon.com.br).
• Estudo de o Farol da Certeza, anotações e todos os vídeos sobre o assunto na ordem.
• Além dos conceitos: o intelecto visto como obstáculo (texto de Padma Dorje no Buda Virtual).
• Precisão conceitual e preservação do darma (vídeo no Canal Tendrel).
• O zen canalha de Steve Jobs (texto de Padma Dorje no Papo de Homem).
• Dificuldades na tradução do darma (texto de Padma Dorje no Buda Virtual).
• O intelecto faz parte do samsara (vídeo no Canal Tendrel).
• A seda do intelecto (45o vídeo do Farol da Certeza no Canal Tendrel).
• Um milhão de Jetsuns em benefício aos seres (Vídeo do Canal do Odsal Ling).
• Canal do Chagdud Gonpa Dordje Ling (Por favor assine e faça a prática de Buda da Medicina com o Lama Rigdzin, toda terça feira).
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Certeza além de samsara e nirvana
A certeza de que as coisas como elas realmente são estão além de samsara e nirvana significa o que? Por que essa certeza é importante para a prática?
O voto de bodisatva na tradição da vastidão
No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os votos raiz da segunda, a tradição da vastidão. Na tradição nyingma, e possivelmente em outras, se assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
Adoração de imagens no budismo?
As religiões abraâmicas têm problemas com o que chamam de “adoração de imagens” ou “ídolos”. O budismo, no entanto, em toda a sua diversidade, parece se dar bem com as representações de budas e bodisatvas -- seja através de uma noção de adoração direta, ou como um lembrete do Buda e de seus ensinamentos. Será que sempre foi assim? Será que o próprio Buda não preferia não ser representado? O que o colonialismo tem a ver com isso?
Com isto, tudo é possível
Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista em termos do relativo e definitivo. No âmbito relativo, usamos juízos exclusivo e inclusivo para determinar a relação entre conhecimento e conhecedor.