contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelRespeito é bom e o Buda...

Respeito é bom e o Buda...

O respeito, algumas vezes até excessivo, por todas as coisas referentes ao darma, é um treinamento da mente essencial a prática budista, e faz parte do voto de refúgio. Como as exigências desse respeito, e do agir com propriedade, se extendem até nosso quotidiano na modernidade?


Clickbait
Não pode fazer nem um clickbait espertinho?

m4a do podcast.

Aspiration, ensinamento recente de Jigme Khyentse Rinpoche disponível no YouTube (em inglês).

Return to Gandhi Road, trailer do filme sobre Kangyur Rinpoche.

A imagem com cinco lamas usada no vídeo é de uma conferência do 84000 em Sarnath, 2011. Os lamas são, da esquerda para a direita, Tulku Pema Wangyal Rinpoche, Dzigar Kongtrul Rinpoche, Neten Chokling Rinpoche, Jigme Khyentse Rinpoche e Dzongsar Khyentse Rinpoche.

Silêncio, trailer do filme de Martin Scorsese sobre o trabalho de missionários jesuítas no Japão. Embora o filme assuma um ponto de vista de devoto cristão, informa sobre a atitude violenta do shogunato perante a atividade colonialista dos missionários.

O país onde evangélicos crescem em ritmo mais acelerado, documentário curto (e assustador) da BBC sobre o avanço do cristianismo no Nepal, demonstrando que as práticas coloniais ainda estão a todo vapor dentro do continente asiático.

O país onde evangélicos crescem em ritmo mais acelerado, documentário curto (e assustador) da BBC sobre o avanço do cristianismo no Nepal, demonstrando que as práticas coloniais ainda estão a todo vapor dentro do continente asiático.




Por favor, ajude o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando.

• Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

• Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

• Visite o Canal Tendrel no YouTube.

Contribuições e perguntas podem ser feitas por email padma.dorje@gmail.com.

Uma visão panorâmica e crítica da tendência universalista predominante (a ideia de que todas as religiões dizem as mesmas coisas com outras palavras), em contraponto aos ensinamentos budistas tradicionais que dizem respeito aos “três defeitos do pote”.Buda Virtual

Para o budismo, só o Buda salva?

Uma visão panorâmica e crítica da tendência universalista predominante (a ideia de que todas as religiões dizem as mesmas coisas com outras palavras), em contraponto aos ensinamentos budistas tradicionais que dizem respeito aos “três defeitos do pote”.
Essa resposta tem três partes. A primeira coisa a esclarecer é a tradição budista, mas particularmente tibetana, de autorrebaixamento. Então é preciso dizer um pouco sobre proporções e magnitude, e o fato de se estar satisfeito com a própria prática ser visto como um obstáculo. Enfim, é preciso explicitar a diferença, que existe apenas para iniciantes como eu, entre prática formal e prática informal, e talvez tentar dizer o que é efetivamente prática para um iniciante.Buda Virtual

O que é ser um bom praticante

Essa resposta tem três partes. A primeira coisa a esclarecer é a tradição budista, mas particularmente tibetana, de autorrebaixamento. Então é preciso dizer um pouco sobre proporções e magnitude, e o fato de se estar satisfeito com a própria prática ser visto como um obstáculo. Enfim, é preciso explicitar a diferença, que existe apenas para iniciantes como eu, entre prática formal e prática informal, e talvez tentar dizer o que é efetivamente prática para um iniciante.
Qual a posição budista em termos de ética e treinamento da mente quanto a jogos, eletrônicos ou não?tzal.org

Budismo e jogos

Qual a posição budista em termos de ética e treinamento da mente quanto a jogos, eletrônicos ou não?
Como prática formal e informal interagem, uma discussão sobre terminologia e alguns aspectos da prática budista em geral e do vajrayana em específico.tzal.org

Prática formal e informal

Como prática formal e informal interagem, uma discussão sobre terminologia e alguns aspectos da prática budista em geral e do vajrayana em específico.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).