contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelLuz, câmera, darma: O Pequeno Buda (1993)

Luz, câmera, darma: O Pequeno Buda (1993)

É 1993, o grunge tibetano ecoa por todo lado. Somos todos Jesse Orelhas Compridas. What a wicked game to play, Dzongsar Khyentse Rinpoche... nos confrontando dessa forma com Sidarta Reeves e o mosteiro butanês do Dilgo Khyentse Rinpoche... quando a gente ainda não sabia de nada!

Clickbait
Keanu Reeves é português, havaiano e chinês... ufa!

Entrando na Correnteza: o Pequeno Buda (livro de Samuel Bercholz e Sherab Chodzin Kohn na Estante Virtual).

The Buddha and His Teachings (livro de Samuel Bercholz e Sherab Chodzin Kohn que costumava ser chamado de “Entering the Stream”, e que foi traduzido como “O Pequeno Buda” em português, na amazon.com.br).

O Pequeno Buda (livro não recomendado, que é a adaptação romanceada do roteiro do filme, na Estante Virtual).

Words of My Perfect Teacher (2003) (documentário sobre Dzongsar Khyentse Rinpoche, em que Bertolucci é brevemente entrevistado).

Tulku (2009) (documentário sobre tulkus no mundo moderno por Gesar Mukpo).




Por favor, ajude o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando.

• Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

• Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

• Visite o Canal Tendrel no YouTube.

Contribuições e perguntas podem ser feitas por email padma.dorje@gmail.com.

Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche (DJKR, já que não é adequado usar apenas “Dzongsar”, e há mais de um Khyentse Rinpoche), um butanês que é um dos maiores professores contemporâneos do budismo tibetano, é também cineasta. Ao longo dos anos ele recomendou vários filmes como seus favoritos, e aqui está uma lista, também tentando explicar que valor eles poderiam ter como ensinamentos do darma, se é que algum.tzal.org

Luz, câmera, darma: 10 Filmes recomendados pelo Rinpoche

Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche (DJKR, já que não é adequado usar apenas “Dzongsar”, e há mais de um Khyentse Rinpoche), um butanês que é um dos maiores professores contemporâneos do budismo tibetano, é também cineasta. Ao longo dos anos ele recomendou vários filmes como seus favoritos, e aqui está uma lista, também tentando explicar que valor eles poderiam ter como ensinamentos do darma, se é que algum.
Um filme que funciona como uma reflexão sobre o coração autêntico da tristeza.tzal.org

Luz, câmera, darma: Ikiru (1952)

Um filme que funciona como uma reflexão sobre o coração autêntico da tristeza.
A devoção ao professor é a quintessência do caminho Vajrayana. O professor pode usar – e vai usar – todos os meios possíveis para nos acordar. Desse modo, é uma relação que exige muito de cada um e que nos leva a abrir mão de nossas crenças e expectativas mais profundas. // Dzongsar Khyentse Rinpoche aborda alguns dos aspectos menos compreendidos dessa relação poderosa e oferece conselhos para que possamos aproveitar ao máximo essa preciosa oportunidade de transformação. Por meio de histórias e exemplos clássicos, Rinpoche nos mostra como trilhar o caminho com olhos bem abertos e com capacidade crítica aguçada, além de bem equipados para analisar o guru antes de ingressarmos nessa jornada.makara

O Guru Bebe Cachaça?

A devoção ao professor é a quintessência do caminho Vajrayana. O professor pode usar – e vai usar – todos os meios possíveis para nos acordar. Desse modo, é uma relação que exige muito de cada um e que nos leva a abrir mão de nossas crenças e expectativas mais profundas. // Dzongsar Khyentse Rinpoche aborda alguns dos aspectos menos compreendidos dessa relação poderosa e oferece conselhos para que possamos aproveitar ao máximo essa preciosa oportunidade de transformação. Por meio de histórias e exemplos clássicos, Rinpoche nos mostra como trilhar o caminho com olhos bem abertos e com capacidade crítica aguçada, além de bem equipados para analisar o guru antes de ingressarmos nessa jornada.
Quando uma pessoa fala de algo que não vivenciou, no darma se diz que é como uma pessoa com deficiência visual servindo de guia turístico. Esse assunto foi requisitado alguns anos atrás aqui no canal, e no vídeo eu tento não ser um budista de internet e falar só dos livros sobre o assunto.tzal.org

Peregrinação no budismo

Quando uma pessoa fala de algo que não vivenciou, no darma se diz que é como uma pessoa com deficiência visual servindo de guia turístico. Esse assunto foi requisitado alguns anos atrás aqui no canal, e no vídeo eu tento não ser um budista de internet e falar só dos livros sobre o assunto.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).