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Relativo e definitivo unidos
Do ponto de vista definitivo, não há relativo e definitivo. Do ponto de vista relativo, há relativo e definitivo. Porém, ao falar, sempre assumimos a limitação do relativo.
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Mandando para bem longe a noção de perto e longe
• mp3 do podcast.
• Canal do Chagdud Gonpa Dordje Ling (Por favor assine e faça a prática de Buda da Medicina com o Lama Rigdzin, toda terça feira).
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![A ideia era falar de vacuidade em termos do Caminho do Meio, numa série de videos. Mas alguém perguntou, e então fiz esse video mais curto. Pretendo continuar a série sobre o Caminho do Meio.](/img/lead/vacuidade-em-poucas-palavras.webp)
Vacuidade em poucas palavras
A ideia era falar de vacuidade em termos do Caminho do Meio, numa série de videos. Mas alguém perguntou, e então fiz esse video mais curto. Pretendo continuar a série sobre o Caminho do Meio.
![Seguindo na exploração de como a meditação analítica complementa a meditação de repouso e vice e versa.](/img/lead/estabelecer-e-soltar.webp)
Estabelecer e soltar
Seguindo na exploração de como a meditação analítica complementa a meditação de repouso e vice e versa.
![A quinta das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe um dos quatro pensamentos que tornam a mente na direção do darma.](/img/lead/reflexao-sobre-o-reino-dos-asuras.webp)
Reflexão sobre o reino dos asuras
A quinta das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe um dos quatro pensamentos que tornam a mente na direção do darma.
![O Buda disse que carma é ação volitiva. Porém, volição para o budismo inclui qualquer ação cometida com uma aflição mental em mente. Portanto ignorância, não se importar com os outros e desprezo são elementos ativos, pelos quais somos responsáveis.](/img/lead/volicao-negligencia-e-carma.webp)
Volição, negligência e carma
O Buda disse que carma é ação volitiva. Porém, volição para o budismo inclui qualquer ação cometida com uma aflição mental em mente. Portanto ignorância, não se importar com os outros e desprezo são elementos ativos, pelos quais somos responsáveis.