contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelPor que o nascimento humano é uma oportunidade tão rara?

Por que o nascimento humano é uma oportunidade tão rara?

Os ensinamentos budistas dizem que é muito difícil nascer como ser humano. Por que isso é assim?

Essa dificuldade é enfatizada em alguns ensinamentos budistas, que reforçam a necessidade de aproveitar a vida humana o máximo para o desenvolvimento espiritual, pois seria uma oportunidade rara.

Há dois motivos:

1) o nascimento humano é numericamente raro, comparado com outros reinos. Mesmo o reino dos animais, que podemos ver, tem uma infinitude de seres capazes de sentir dor e prazer, felicidade e sofrimento, para cada ser humano. Na visão budista, além do reino animal, na mesma proporção que há entre o reino humano e o reino animal, há o reino dos fantasmas famintos (pretas). Isto é, para cada animal, há um enorme número de pretas. E para cada preta, há um enorme número de seres nos infernos. Ainda há um certo número de seres nos reinos superiores (devas e asuras). Então, probabilisticamente, o nascimento humano é raro.

2) o nascimento se dá como o sonho durante a noite. Da mesma forma que não temos muito controle sobre o que vamos sonhar, nascemos em qualquer lugar de acordo com causas e condições semi-aleatórias (totalmente aleatórias na nossa percepção ignorante, mas surgindo por causas e condições). Apenas o cultivo de hábitos mentais específicos, na meditação, reduzindo as aflições mentais, possibilita uma maior chance de ser menos levado por impulsos na hora da morte, e assim tender a um renascimento afortunado. Seja o renascimento extremamente afortunado no reino humano, que permite a prática espiritual pela combinação de sofrimento e felicidade específica que há aqui, como o renascimento em reinos mais felizes, em que não há espiritualidade, mas pelo menos não há tanto sofrimento.

Clickbait
Mais raro que Tim Maia Racional primeira prensa

As Palavras do meu Professor Perfeito, livro de Patrul Rinpoche

Existe budismo sem renascimento? (texto de Padma Dorje em tzal.org).

Seriam os reinos budistas apenas metáforas? (texto de Padma Dorje em tzal.org).


esfera/sphere



clique no botão do YouTube
Por favor, ajudem o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando

◦ Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

◦ Há também uma comunidade para notificações no Whatsapp

◦ Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

◦ Visite o Canal Tendrel no YouTube.


Contribuições e perguntas podem ser feitas pelo email
conexoesauspiciosas@gmail.com
ou pelo formulário de contato.



Não! Mas sempre foi fácil de confundir... por que isso?tendrel

O theravada é o hinayana?

Não! Mas sempre foi fácil de confundir... por que isso?
Muitas pessoas acham que a abordagem de tentar entender o budismo pela comparação, digamos, com o espiritismo, seria proveitosa. Aqui explico porque não pode ser assim.tendrel

Higienismo e budismo

Muitas pessoas acham que a abordagem de tentar entender o budismo pela comparação, digamos, com o espiritismo, seria proveitosa. Aqui explico porque não pode ser assim.
Muitas das visões que nós mesmos e os outros tem sobre meditação, e particularmente as práticas com aparência ritual, partem de um tipo de “obtusidade douta”.tendrel

Repouso vs. discernimento

Muitas das visões que nós mesmos e os outros tem sobre meditação, e particularmente as práticas com aparência ritual, partem de um tipo de “obtusidade douta”.
Os Guardiões dos Ensinamentos (dharmapalas ou protetores do darma) são compostos de várias classes de “seres sutis” que protegem a pureza dos ensinamentos, ajudam a sustentar o darma e facilitam a prática dos grandes praticantes.tendrel

Protetores do darma

Os Guardiões dos Ensinamentos (dharmapalas ou protetores do darma) são compostos de várias classes de “seres sutis” que protegem a pureza dos ensinamentos, ajudam a sustentar o darma e facilitam a prática dos grandes praticantes.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).