contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
Home > Budismo > Áudio e vídeo > Tendrel > Por que o nascimento humano é uma oportunidade tão rara?

Por que o nascimento humano é uma oportunidade tão rara?

Os ensinamentos budistas dizem que é muito difícil nascer como ser humano. Por que isso é assim?

Essa dificuldade é enfatizada em alguns ensinamentos budistas, que reforçam a necessidade de aproveitar a vida humana o máximo para o desenvolvimento espiritual, pois seria uma oportunidade rara.

Há dois motivos:

1) o nascimento humano é numericamente raro, comparado com outros reinos. Mesmo o reino dos animais, que podemos ver, tem uma infinitude de seres capazes de sentir dor e prazer, felicidade e sofrimento, para cada ser humano. Na visão budista, além do reino animal, na mesma proporção que há entre o reino humano e o reino animal, há o reino dos fantasmas famintos (pretas). Isto é, para cada animal, há um enorme número de pretas. E para cada preta, há um enorme número de seres nos infernos. Ainda há um certo número de seres nos reinos superiores (devas e asuras). Então, probabilisticamente, o nascimento humano é raro.

2) o nascimento se dá como o sonho durante a noite. Da mesma forma que não temos muito controle sobre o que vamos sonhar, nascemos em qualquer lugar de acordo com causas e condições semi-aleatórias (totalmente aleatórias na nossa percepção ignorante, mas surgindo por causas e condições). Apenas o cultivo de hábitos mentais específicos, na meditação, reduzindo as aflições mentais, possibilita uma maior chance de ser menos levado por impulsos na hora da morte, e assim tender a um renascimento afortunado. Seja o renascimento extremamente afortunado no reino humano, que permite a prática espiritual pela combinação de sofrimento e felicidade específica que há aqui, como o renascimento em reinos mais felizes, em que não há espiritualidade, mas pelo menos não há tanto sofrimento.

Clickbait
Mais raro que Tim Maia Racional primeira prensa

As Palavras do meu Professor Perfeito, livro de Patrul Rinpoche

Existe budismo sem renascimento? (texto de Padma Dorje no Buda Virtual com o mesmo assunto do vídeo).

Seriam os reinos budistas apenas metáforas? (texto de Padma Dorje no Buda Virtual com o mesmo assunto do vídeo).




Por favor, ajude o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando.

• Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

• Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

• Visite o Canal Tendrel no YouTube.

Contribuições e perguntas podem ser feitas por email padma.dorje@gmail.com.


Buda Virtual

Existe budismo sem renascimento?

A ideia de renascimento é um mero aspecto cultural do budismo, ou é algo crucial ao entendimento e prática dos ensinamentos?
tzal.org

Desperdiçar méritos

Podemos usar tanto o sofrimento quanto a felicidade, indistintamente, para alavancar a prática do darma.
tzal.org

Perder a fé no darma

Os textos dizem que o mero entendimento intelectual é como um remendo, pode cair a qualquer momento. Muitas vezes o nosso mérito não é suficiente para lidar com os obstáculos intelectuais, emocionais e externos que surgem, e abrimos mão do único refúgio. Como é isso?
tzal.org

Luz, câmera, darma: O Tio Boonmee que se Lembra das Suas Vidas Anteriores (2010)

Outra recomendação de DJKR, Loong Boonmee raleuk chat (2010) (BR: Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, em PT no título do vídeo).




Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.
tzal.org é produzido por
Padma Dorje.

e-mail

boletim informativo




Banco do Brasil (001)
ag 3.240-9 cc 123.017-4



Sugestões de patronagem recorrente (mensal):








todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2020
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)
Licença Creative CommonsEste obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).

https://tzal.org/por-que-o-nascimento-humano-e-uma-oportunidade-tao-rara/