contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelPor que plantas não renascem?

Por que plantas não renascem?

Plantas têm consciência? Matar plantas gera carma? Qual a visão do budismo?



clique no botão do YouTube
Por favor, ajudem o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando

◦ Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

◦ Há também uma comunidade para notificações no Whatsapp

◦ Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

◦ Visite o Canal Tendrel no YouTube.


Contribuições e perguntas podem ser feitas pelo email
conexoesauspiciosas@gmail.com
ou pelo formulário de contato.



A prática de generosidade é uma das práticas centrais no budismo, e além disso, o próprio Buda foi um mendigo. Então, como um budista pode dizer que não irá ajudar moradores de rua e pedintes?tendrel

Como lidar com pedintes na rua

A prática de generosidade é uma das práticas centrais no budismo, e além disso, o próprio Buda foi um mendigo. Então, como um budista pode dizer que não irá ajudar moradores de rua e pedintes?
O budismo deve ser apresentado de acordo com a tradição, ou pode ter sua linguagem adaptada para o presente?tendrel

O darma na linguagem de hoje

O budismo deve ser apresentado de acordo com a tradição, ou pode ter sua linguagem adaptada para o presente?
Quando o Buda se referia a si mesmo perante os outros, ele usava um nome, que significava que ele tinha ido, e paradoxalmente, que também tinha chegado. Para onde ele foi/chegou? Como isso implicava também um total despreendimento e humildade da parte do Buda Shakyamuni?tendrel

Como o Buda chamava a si mesmo?

Quando o Buda se referia a si mesmo perante os outros, ele usava um nome, que significava que ele tinha ido, e paradoxalmente, que também tinha chegado. Para onde ele foi/chegou? Como isso implicava também um total despreendimento e humildade da parte do Buda Shakyamuni?
Bodisatvas querem ser budas para melhor beneficiar os seres, mas os budas emanam bodisatvas? Não parece fazer sentido pela confusão entre expediente e definitivo, causal e não causal.tendrel

Bodisatvas beneficiam mais que budas?

Bodisatvas querem ser budas para melhor beneficiar os seres, mas os budas emanam bodisatvas? Não parece fazer sentido pela confusão entre expediente e definitivo, causal e não causal.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).