Metafísica espiritual budista?
Será mesmo correto dizer que o budismo é um caminho espiritual? A palavra “metafísica” realmente se aplica, em qualquer sentido, ao darma? Examinando mais uma vez as armadilhas do colonialismo universalista que apropriou o darma sob vários vieses e formas no ocidente nos últimos 200 anos.
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Vergonha alheia da “egrégora” do kitsch
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• Portões da prática budista, livro de introdução ao darma de Chagdud Tulku Rinpoche.
• O que não faz de você budista?, livro de introdução ao darma de Dzongsar Khyentse Rinpoche.
• O budismo é um caminho espiritual?, texto de Padma Dorje em tzal.org no qual esse vídeo é baseado.
• Budismo e colonialismo, vídeo no Canal Tendrel.
• Budismo idealista, prós e contras, vídeo no Canal Tendrel.
• A dicotomia material/espiritual faz sentido no budismo?, vídeo no Canal Tendrel.
• O que é “natural” para o budismo?, vídeo no Canal Tendrel.
• Sugestão de termo: “nontologia”, texto de Padma Dorje em tzal.org.
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Em busca do “budismo original”
Entre as muitas concepções equivocadas sobre o darma, algumas estão relacionadas a visões historicistas dos ensinamentos. Por exemplo, por cerca de quase dois séculos se acreditou, devido ao trabalho de eruditos e entusiastas ocidentais, que o cânone em páli, um conjunto de escrituras budistas preservado pela tradição Theravada, fosse o mais próximo dos primeiros registros escritos dos ensinamentos do Buda. Isto porém, foi refutado por evidências arqueológicas. Quais as implicações desta novidade para o praticante ou admirador dos ensinamentos do Buda?
Slavoj Žižek: Velhacaria Hipster
Sobre o charlatanismo do “Charlie Sheen da filosofia” esloveno e uma crítica pontual de suas visões sobre o budismo.
Vacuidade em poucas palavras
A ideia era falar de vacuidade em termos do Caminho do Meio, numa série de videos. Mas alguém perguntou, e então fiz esse video mais curto. Pretendo continuar a série sobre o Caminho do Meio.
Budismo e engajamento
Qual é o problema da perspectiva budista ser sequestrada pela ideia de melhorar o mundo, considerando que há mérito em tentar melhorar o mundo? Além disso, como coadunar política e budismo no mundo moderno, sabendo que isso tradicionalmente sempre foi feito?