tzal.org
tzal.org
tzal.org
tzal.org
tzal.org
tzal.org
tzal.org
tzal.org

O materialismo é eternalista ou niilista?
O materialismo é uma crença metafísica monista, mas como ela se equipara perante as noções budistas dos extremos do eternalismo e do niilismo?

Metafísica espiritual budista?
Será mesmo correto dizer que o budismo é um caminho espiritual? A palavra “metafísica” realmente se aplica, em qualquer sentido, ao darma? Examinando mais uma vez as armadilhas do colonialismo universalista que apropriou o darma sob vários vieses e formas no ocidente nos últimos 200 anos.

A dicotomia material/espiritual faz sentido no budismo?
A noção de substância, seja ela material ou espiritual, não existe no budismo.

O Budismo é um caminho espiritual?
O colonialismo e a apropriação cultural acabaram falando do budismo em termos tais como transcendente, metafísico, filosófico e espiritual. Neste artigo destrincho o viés etnocêntrico e profundamente impreciso da aplicação desses termos ao Darma do Buda.

Budismo idealista: prós e contras
Não existe propriamente um idealismo budista, mas há sabores idealistas. Como escapar de qualquer compromisso ontológico? Qual é o uso específico das noções idealistas no budismo, e qual sua contraindicação?

Além do materialismo (material mesmo)
O materialismo é o principal problema para a compreensão do budismo, bem como para o florescimento humano e a sobrevivência do planeta. Ele tem justificação? Como combatê-lo internamente?

“Falseando a falsificabilidade”
Mais sobre ciência e budismo, com uma repetição da questão do materialismo como crença metafísica. Breve análise de uma citação de Dzongsar Khyentse Rinpoche sobre o conceito de falsificabilidade na filosofia da ciência de Karl Popper.

A noção de substância é autocontraditória
O budismo é uma “nontologia”, em que a noção de substância é reconhecida como um conceito inerentemente contestável, ou mesmo autocontraditório. Entre as noções de substância, a mais nefasta, no entanto, é a versão materialista.