contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
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Há coisas que merecem justamente nem mesmo ser criticadas. Ou, se as vamos criticar, precisamos algumas vezes cuidadosamente desvincular o objeto criticado de forma que ele não se torne ironicamente um trending topic.Papo de Homem

A rara virtude do ostracismo ativo

Há coisas que merecem justamente nem mesmo ser criticadas. Ou, se as vamos criticar, precisamos algumas vezes cuidadosamente desvincular o objeto criticado de forma que ele não se torne ironicamente um trending topic.
Precisaremos ainda algumas décadas para analisar com imparcialidade as mudanças que ocorreram entre 1980 e 2010. A tecnologia da informação causou tantos impactos num período tão curto que todos nos sentimos ligeiramente perdidos quanto a esta ou aquela tendência, enquanto elas se sobrepõem ou contrapõem em rápida sucessão.Papo de Homem

Deficientes tecnológicos

Precisaremos ainda algumas décadas para analisar com imparcialidade as mudanças que ocorreram entre 1980 e 2010. A tecnologia da informação causou tantos impactos num período tão curto que todos nos sentimos ligeiramente perdidos quanto a esta ou aquela tendência, enquanto elas se sobrepõem ou contrapõem em rápida sucessão.
Whorfismo? Relatividade linguística? Será que quem fala chinês pensa estruturalmente diferente de quem fala espanhol? A língua que falamos altera a estrutura de nosso pensamento? Os altos e baixos da teoria da relatividade linguística, entrando em algumas conexões inusitadas com filosofia e literatura. (Esses seriam temas que eu poderia explorar se não ficasse doidinhando no Joyce e no Wittgenstein, de novo.)Papo de Homem

Pega aí, pós-modernidade do relativismo linguístico

Whorfismo? Relatividade linguística? Será que quem fala chinês pensa estruturalmente diferente de quem fala espanhol? A língua que falamos altera a estrutura de nosso pensamento? Os altos e baixos da teoria da relatividade linguística, entrando em algumas conexões inusitadas com filosofia e literatura. (Esses seriam temas que eu poderia explorar se não ficasse doidinhando no Joyce e no Wittgenstein, de novo.)
Em nossa cultura cada vez mais secular, o suicídio é progressivamente menos julgado como uma questão moral, de ação e deliberação: torna-se o mero produto de uma doença. Isso com certeza tem o lado positivo de poder ajudar a família a encontrar algum tipo de consolo, já que, ao menos em grande parte, as questões de saúde estão fora de seu controle. Mas, por outro lado, não lida com os fortes impactos culturais desta ação.Papo de Homem

Suicídio: sem justificativa

Em nossa cultura cada vez mais secular, o suicídio é progressivamente menos julgado como uma questão moral, de ação e deliberação: torna-se o mero produto de uma doença. Isso com certeza tem o lado positivo de poder ajudar a família a encontrar algum tipo de consolo, já que, ao menos em grande parte, as questões de saúde estão fora de seu controle. Mas, por outro lado, não lida com os fortes impactos culturais desta ação.
Qual poderia ser uma crítica produtiva com relação ao capitalismo? Até onde vai e até onde pode ir a abstração do “livre mercado”? Nos jogos de computador, há um esforço consciente para manter a jogabilidade e se adaptar a capacidade do jogador, não seria essa a função última da regulação?Papo de Homem

Capitalismo: vamos então gameficar pra valer?

Qual poderia ser uma crítica produtiva com relação ao capitalismo? Até onde vai e até onde pode ir a abstração do “livre mercado”? Nos jogos de computador, há um esforço consciente para manter a jogabilidade e se adaptar a capacidade do jogador, não seria essa a função última da regulação?
O conundrum de Borges em meio a uma louvaminha do autor.Papo de Homem

Borges, autor de Borges

O conundrum de Borges em meio a uma louvaminha do autor.
Um valor ambíguo, que talvez possa ser incrementado. E que mesmo assim não é livre de problemas.Papo de Homem

22 artigos que podem incrementar sua inteligência

Um valor ambíguo, que talvez possa ser incrementado. E que mesmo assim não é livre de problemas.
Uma análise crítica do fenômeno pós-moderno do “desenvolvimento pessoal” como indústria e objeto de consumo.Papo de Homem

Autoajuda quem?

Uma análise crítica do fenômeno pós-moderno do “desenvolvimento pessoal” como indústria e objeto de consumo.
Tudo tem um plano? As coisas acontecem por que precisam acontecer? Nada é por acaso? E se o sentido da vida for mesmo 42? Você não tinha nenhuma chance senão ler esse texto.Papo de Homem

Breve ruminação hiperbólica de alguns clichês teleológicos

Tudo tem um plano? As coisas acontecem por que precisam acontecer? Nada é por acaso? E se o sentido da vida for mesmo 42? Você não tinha nenhuma chance senão ler esse texto.
O que são criptoanarquia, deep web, jardins murados, darknet, Tor? Como funciona a anonimidade na rede, e que finalidades legítimas e criminosas ela pode servir?Papo de Homem

Deep web, darknet, Tor: o lado escuro da internet

O que são criptoanarquia, deep web, jardins murados, darknet, Tor? Como funciona a anonimidade na rede, e que finalidades legítimas e criminosas ela pode servir?
Sendo impossível impedir a cópia de material que não se quer ver copiado, esqueça imperativos supostamente éticos por um momento: foquemos na economia – o trabalho intelectual tem agora menos valor econômico. Isso é “bom”? Depende.Papo de Homem

Cópia de arquivos na internet: um raciocínio em 7 pontos curtos

Sendo impossível impedir a cópia de material que não se quer ver copiado, esqueça imperativos supostamente éticos por um momento: foquemos na economia – o trabalho intelectual tem agora menos valor econômico. Isso é “bom”? Depende.
“Tempo é dinheiro”  não é uma afirmação, é um conjuro do capitalismo.Papo de Homem

A comoditização do tempo

“Tempo é dinheiro” não é uma afirmação, é um conjuro do capitalismo.
A proximidade contraintutiva entre razão e emoção.Papo de Homem

O mistério como desculpa

A proximidade contraintutiva entre razão e emoção.
Que o amado se desgrace, seja louco, perca a cabeça. // Um sóbrio se preocuparia com um final infeliz. Que o amado seja o que é.Papo de Homem

Rumi: amor sensual e devoção pelo amado

Que o amado se desgrace, seja louco, perca a cabeça. // Um sóbrio se preocuparia com um final infeliz. Que o amado seja o que é.
Quando a complexidade de um grupo de entidades aumenta, as relações sinergéticas podem vir a produzir o que se define como “emergência”. Esta é uma propriedade do grupo que não pertence e não pode ser encontrada em nenhuma das partes.Papo de Homem

Inteligência coletiva como processo emergente

Quando a complexidade de um grupo de entidades aumenta, as relações sinergéticas podem vir a produzir o que se define como “emergência”. Esta é uma propriedade do grupo que não pertence e não pode ser encontrada em nenhuma das partes.
A sujeira humana superestilizada do noir e porque ela nos atrai.Papo de Homem

O cinzeiro sujo da alma: uma reflexão sobre o noir

A sujeira humana superestilizada do noir e porque ela nos atrai.
Esse fato muito real escapa à maioria das pessoas que falam sobre o assunto: espera-se idoneidade moral de um político, mas não se desafia a ideia de que essa idoneidade não é possível com os grupos de interesse econômicos ativos neste momento no mundo – afinal, políticos isentos não recebem os apoios imprescindíveis para se eleger e “operar” o jogo político.Papo de Homem

A inútil luta com os galhos: o governo como boneco de Judas

Esse fato muito real escapa à maioria das pessoas que falam sobre o assunto: espera-se idoneidade moral de um político, mas não se desafia a ideia de que essa idoneidade não é possível com os grupos de interesse econômicos ativos neste momento no mundo – afinal, políticos isentos não recebem os apoios imprescindíveis para se eleger e “operar” o jogo político.
A direita ainda tem algo a dizer? Algum futuro intelectual, algum poder fora o financiamento de campanha?Papo de Homem

Direita e esquerda ainda fazem sentido? O sinistrismo inexorável da política

A direita ainda tem algo a dizer? Algum futuro intelectual, algum poder fora o financiamento de campanha?
O que seria ter caráter? Quando se tem caráter é possível perdê-lo? Há situações em que temos caráter e outras em que não? Isso nos torna possuídores de meio caráter ou de nenhum caráter?Papo de Homem

O que é caráter?

O que seria ter caráter? Quando se tem caráter é possível perdê-lo? Há situações em que temos caráter e outras em que não? Isso nos torna possuídores de meio caráter ou de nenhum caráter?
Minha relação com tempestade ocorrida em Porto Alegre em janeiro de 2016.Papo de Homem

Intempéries Portoalegrenses

Minha relação com tempestade ocorrida em Porto Alegre em janeiro de 2016.
A relação do pensamento apocalíptico com o conservadorismo.Papo de Homem

Apocalipse agora: como a religião influencia a política

A relação do pensamento apocalíptico com o conservadorismo.
O que significa ler hoje? Como a angústia e a repressão vitorianas ainda podem nos tocar?Papo de Homem

Ventos uivantes: o fascínio da intensidade gótica

O que significa ler hoje? Como a angústia e a repressão vitorianas ainda podem nos tocar?
K. Dick não só descreve e critica o mundo enganoso da supercorporação, ele é também produto do wasteland infinito da América suburbana dos shopping centers de brilho gasto, pedindo reforma, que hoje são simplesmente nossa cultura globalizada por todo lado.Papo de Homem

Philip K. Dick e a paranoia gnóstica

K. Dick não só descreve e critica o mundo enganoso da supercorporação, ele é também produto do wasteland infinito da América suburbana dos shopping centers de brilho gasto, pedindo reforma, que hoje são simplesmente nossa cultura globalizada por todo lado.
Sobre a relação de via dupla da psicanálise com a arte, e algum comentário sobre a não relevância da psicanálise hoje.Papo de Homem

Arte e psicanálise, a cultura molestada por Freud

Sobre a relação de via dupla da psicanálise com a arte, e algum comentário sobre a não relevância da psicanálise hoje.
O “paradoxo do hedonismo” é descrito como o fato de que a busca pelo prazer, não é em si, fonte de prazer. A sociedade moderna com sua propaganda incessante tornam o consumo um ciclo vicioso, e um exemplo disso, com o consumo mais conspícuo de todos, é O Comedor de Ópio, de Thomas De Quincey.Papo de Homem

Glamourização do hedonismo

O “paradoxo do hedonismo” é descrito como o fato de que a busca pelo prazer, não é em si, fonte de prazer. A sociedade moderna com sua propaganda incessante tornam o consumo um ciclo vicioso, e um exemplo disso, com o consumo mais conspícuo de todos, é O Comedor de Ópio, de Thomas De Quincey.
Mais uma descoberta interior, uma revelação inusitada sobre nossa condição, uma comparação espertinha entre âmbitos tremendamente diversos que pareça iluminar nosso cotidiano de sentido profundo? Ou apenas mais um fast food de autoajuda hipster?Papo de Homem

Viciados em epifanias

Mais uma descoberta interior, uma revelação inusitada sobre nossa condição, uma comparação espertinha entre âmbitos tremendamente diversos que pareça iluminar nosso cotidiano de sentido profundo? Ou apenas mais um fast food de autoajuda hipster?
A faísca que arde em cada um em inúmeras metáforas ao longo da história, evocando o fantasma na máquina e outras pirações dualistas, é a ideia de que haja um substrato transcendente operando simultaneamente com o autômato pavloviano-genético que conhecemos cotidianamente.Papo de Homem

Mais sobre teleologia: o gênio/demônio

A faísca que arde em cada um em inúmeras metáforas ao longo da história, evocando o fantasma na máquina e outras pirações dualistas, é a ideia de que haja um substrato transcendente operando simultaneamente com o autômato pavloviano-genético que conhecemos cotidianamente.
O problema da comunicação é a semântica, e a semântica diz respeito ao problema difícil da consciência.Papo de Homem

A comunicação perfeita é possivel?

O problema da comunicação é a semântica, e a semântica diz respeito ao problema difícil da consciência.
Quais as motivações mais profundas da problemática de inserir a questão da franquia de dados nos planos de internet no Brasil?Papo de Homem

Internet capada: a escassez artificial das teles

Quais as motivações mais profundas da problemática de inserir a questão da franquia de dados nos planos de internet no Brasil?
O que o romantismo (oitocentista) ainda tem a nos dizer, se é que tem?Papo de Homem

Romantismo à moda antiga

O que o romantismo (oitocentista) ainda tem a nos dizer, se é que tem?


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