Papo de Homem
O cinzeiro sujo da alma: uma reflexão sobre o noir
A sujeira humana superestilizada do noir e porque ela nos atrai.
Papo de Homem
8 séries da comédia na TV britânica
Resenha de alguns sitcoms e programas de quadros humorísticos ingleses.
Papo de Homem
Como aprendi inglês
Reminiscências sobre meu aprendizado da língua durante as décadas de 80 e 90, quando o material em inglês não era tão facilmente acessível.
Papo de Homem
Como e por que escrevo
Os labirintos bizantinos de sentido e expressão sucessivamente passando da reificação para a fluidez da dúvida, e de volta para algum nível de reificação rearranjados. Há uma estética na composição textual de qualidade que é matemática e poética simultaneamente.
Papo de Homem
Suicídio: sem justificativa
Em nossa cultura cada vez mais secular, o suicídio é progressivamente menos julgado como uma questão moral, de ação e deliberação: torna-se o mero produto de uma doença. Isso com certeza tem o lado positivo de poder ajudar a família a encontrar algum tipo de consolo, já que, ao menos em grande parte, as questões de saúde estão fora de seu controle. Mas, por outro lado, não lida com os fortes impactos culturais desta ação.
Papo de Homem
11 documentários que você precisa assistir para entender o mundo hoje
Documentários sobre economia, política e ambiente.
Papo de Homem
Os gatinhos fofinhos tomaram a cultura de assalto
De parasitas que nos controlam à internet livre, porque os gatos repentinamente ficaram tão mais importantes?
Papo de Homem
Deus está vivo nas fibras óticas
Se por um lado nos horrorizamos perante o aprendizado de uma criança que nasceu depois das redes sociais vai ter que ter com o uso sempre público de sua imagem, com a urgência do desenvolvimento de critérios do que postar ou não – porque fica tudo registrado para sempre, e tudo pode servir para embaraçar, não empregar, julgar de todas as formas enfim – por outro lado isso não recuperaria exatamente um certo tipo de consciência moral pública que perdemos em certa medida com a morte de Deus?
Papo de Homem
Utopia, distopia e ficção científica
Particularmente com relação a como a tecnologia afeta nossa humanidade, a ficção científica tem nos preparado desde que Mary Shelley escreveu Frankenstein. Esse é o tema central desse gênero de literatura fantástica: seja ele mais crítico e desconfiado com a tecnologia, seja ele progressista, deslumbrado e propagandista com a mesma.
Papo de Homem
De Paulo Coelho a James Joyce: resumindo as coisas a um twit
Paulo Coelho diz que daria para resumir Ulisses, de James Joyce, a um twit... Dá para dizer mais que um twit disso?
Papo de Homem
Direta já: e se realmente colocássemos a mão na política?
O que é exatamente a Democracia Direta Eletrônica? Quais as vantagens e desvantagens de eliminar, em parte ou totalmente, o sistema de representação política?
Papo de Homem
Adam Curtis: dois documentários imprescindíveis
A BBC, como veículo de estado, e um estado com o maior histórico colonialista já visto, curiosamente persiste provocadora. Adam Curtis é o maior expoente da geração atual de documentaristas ingleses.
Papo de Homem
Criticar o capitalismo não é coisa de comunista
Por que criticar o capitalismo vai além de querer substituí-lo pelas experiências fracassadas de socialismo/comunismo no séc. XX.
Papo de Homem
Easy Rider: o espírito independente do transcendentalismo
Como a independência do transcendentalismo foi cooptada como produto e vendida como parte do american way of life.
Papo de Homem
Etnocentrismo cavalar: não sabemos nada sobre a Ásia
Pegue um grande erudito ocidental, digamos Umberto Eco, o que ele sabia sobre a Ásia era mais ou menos equivalente ao que você sabe. Talvez ele apenas desconfiasse mais da vastidão da coisa. E sim, isto é um etnocentrismo cavalar.
Papo de Homem
Ironia rasteira e ironia trágica
Quando cursei filosofia, meu interesse se voltou para os comentários de Kierkegaard sobre a ironia Socrática. O que me interessava na ideia de uma ação filosófica como primeiramente irônica vinha de uma experiência pessoal, em vários âmbitos, onde eu frequentemente percebia uma assimetria abismal entre duas pessoas tentando se comunicar.
Papo de Homem
Por que “A Serious Man” é um de meus filmes favoritos
Serei eu suficientemente judeu para captar esse filme? É preciso entender a alma judaica para aproveitar bem esse filme?
Papo de Homem
A derrocada do “faça você mesmo”
Como cada vez mais as empresas (especialmente as de tecnologia) impedem a modificação e livre utilização de seus produtos.
Papo de Homem
A comunicação perfeita é possivel?
O problema da comunicação é a semântica, e a semântica diz respeito ao problema difícil da consciência.
Papo de Homem
Deep web, darknet, Tor: o lado escuro da internet
O que são criptoanarquia, deep web, jardins murados, darknet, Tor? Como funciona a anonimidade na rede, e que finalidades legítimas e criminosas ela pode servir?
Papo de Homem
Cozinhar em casa é um ato político
Pilotar o fogão é assumir responsabilidade pelo que se come, e tentar se envolver com uma cadeia produtiva cada vez mais anônima.
Papo de Homem
Ventos uivantes: o fascínio da intensidade gótica
O que significa ler hoje? Como a angústia e a repressão vitorianas ainda podem nos tocar?
Papo de Homem
Antes de tudo, o inglês
O que essa pessoa pensa que está fazendo, querendo estudar esse assunto intrincado sem ao menos dominar o feijão com arroz do mundo atual, que é o inglês? Será que ela acha que, sei lá, programar computadores ou entender Descartes é mais fácil do que aprender inglês?
Papo de Homem
Superman III: uma resenha
Alguns comentários nostálgicos sobre um verdadeiro lixo enlatado do kitsch capitalista.
Papo de Homem
Viciados em epifanias
Mais uma descoberta interior, uma revelação inusitada sobre nossa condição, uma comparação espertinha entre âmbitos tremendamente diversos que pareça iluminar nosso cotidiano de sentido profundo? Ou apenas mais um fast food de autoajuda hipster?
Papo de Homem
Apocalipse agora: como a religião influencia a política
A relação do pensamento apocalíptico com o conservadorismo.
Papo de Homem
Crispin Glover e a Via Negativa
Teologia medieval e George McFly, como encontrar alguém através do que ele não é.
Papo de Homem
Bom gosto, o que é e por que desenvolver
Depois de escrever sobre economia da atenção e algumas questões pontuais de estética (ironia, elitismo, epifanias, a cultura da autoajuda) neste texto as duas áreas são combinadas.
Papo de Homem
Philip K. Dick e a paranoia gnóstica
K. Dick não só descreve e critica o mundo enganoso da supercorporação, ele é também produto do wasteland infinito da América suburbana dos shopping centers de brilho gasto, pedindo reforma, que hoje são simplesmente nossa cultura globalizada por todo lado.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)