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Budismo sem regras?

É possível praticar o budismo sem estrutura alguma?

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O carnaval incessante da ação correta dos budas

A distorção dos descolados (texto de Padma Dorje no Buda Virtual).


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A diferença entre quebrar votos e gerar carma ruim

Prejudicar outros seres nos faz sofrer independentemente de quebramos os compromissos que criamos no caminho budista. Apenas que se fazemos votos, geramos mérito mais facilmente, e ficamos mais atentos para não criar sofrimento.
Buda Virtual

“Ninguém Consegue ser Tão Puro”
Moralismo, Radicalismo e Atrofia Ética

Com a morte de Deus no séc. XIX, a paulatina ressignificação da ética e do sentido acabou levando, por um lado, ao liberalismo amoral pseudo-darwinista e individualista (“a promoção da competição entre as pessoas deixa a sociedade mais eficiente e justa”), e por outro, a uma tentativa construção de “ética secular”. Isso acabou colocando o ensinamento empírico e ateísta do Buda na posição incomum de única panaceia infalível com relação a esses dois extremos. No entanto, na mentalidade corriqueira, o budista é visto como um perfeccionista moral – de quem tanto se cobra as mais absurdas santidades, quanto de quem, por isso mesmo, se naturalmente desconfia como necessariamente hipócrita. Esses extremos, no entanto, são apenas óbvios frutos do julgamento precipitado de ignaros levianos e crentes do lugar-comum.
Papo de Homem

Glamourização do hedonismo

O “paradoxo do hedonismo” é descrito como o fato de que a busca pelo prazer, não é em si, fonte de prazer. A sociedade moderna com sua propaganda incessante tornam o consumo um ciclo vicioso, e um exemplo disso, com o consumo mais conspícuo de todos, é O Comedor de Ópio, de Thomas De Quincey.
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Carma, culpa e purificação

Uma das perguntas mais comuns que se houve é sobre a questão da culpa no budismo, e em termos da purificação de carma. Será que sofrer desnecessariamente purifica carma, ou será que é apenas mais carma negativo?




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