Home > Budismo > Áudio e vídeo > Tendrel > Budismo sem regras?

tzal.org
Buda Virtual“Ninguém Consegue ser Tão Puro”
Papo de Homem
tzal.org
Budismo sem regras?
É possível praticar o budismo sem estrutura alguma?
Clickbait
O carnaval incessante da ação correta dos budas
• A distorção dos descolados (texto de Padma Dorje no Buda Virtual). • Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo • Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo. • Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição. • Visite o Canal Tendrel no YouTube. Contribuições e perguntas podem ser feitas por email padma.dorje@gmail.com.Por favor, ajude o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando.


A diferença entre quebrar votos e gerar carma ruim
Prejudicar outros seres nos faz sofrer independentemente de quebramos os compromissos que criamos no caminho budista. Apenas que se fazemos votos, geramos mérito mais facilmente, e ficamos mais atentos para não criar sofrimento.

“Ninguém Consegue ser Tão Puro”
Moralismo, Radicalismo e Atrofia Ética
Com a morte de Deus no séc. XIX, a paulatina ressignificação da ética e do sentido acabou levando, por um lado, ao liberalismo amoral pseudo-darwinista e individualista (“a promoção da competição entre as pessoas deixa a sociedade mais eficiente e justa”), e por outro, a uma tentativa construção de “ética secular”. Isso acabou colocando o ensinamento empírico e ateísta do Buda na posição incomum de única panaceia infalível com relação a esses dois extremos. No entanto, na mentalidade corriqueira, o budista é visto como um perfeccionista moral – de quem tanto se cobra as mais absurdas santidades, quanto de quem, por isso mesmo, se naturalmente desconfia como necessariamente hipócrita. Esses extremos, no entanto, são apenas óbvios frutos do julgamento precipitado de ignaros levianos e crentes do lugar-comum.

Glamourização do hedonismo
O “paradoxo do hedonismo” é descrito como o fato de que a busca pelo prazer, não é em si, fonte de prazer. A sociedade moderna com sua propaganda incessante tornam o consumo um ciclo vicioso, e um exemplo disso, com o consumo mais conspícuo de todos, é O Comedor de Ópio, de Thomas De Quincey.

Carma, culpa e purificação
Uma das perguntas mais comuns que se houve é sobre a questão da culpa no budismo, e em termos da purificação de carma. Será que sofrer desnecessariamente purifica carma, ou será que é apenas mais carma negativo?