contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoCitaçõesCitações de Dudjom Rinpoche

Citações de Dudjom Rinpoche


Sejam quais forem as coisas boas ou más que as pessoas venham a dizer, não as tomem como verdadeiras; não mantenham esperança ou dúvida, aceitação ou rejeição. Deixem-as dizer o que quiserem, como se estivessem a falar de alguém já morto e enterrado.

Ninguém, a não ser um guru qualificado - nem mesmo o seu pai ou mãe - pode dar conselhos diretos. Portanto, mantendo o controle sobre as próprias ações, não entregue suas rédeas para os outros. Exteriormente mantendo uma boa disposição, você deve ser capaz de se dar bem com todos sem causar atritos. Porém, se de fato alguém — seja essa pessoa seu superior ou inferior — vier atrapalhar sua prática, você deve permanecer inabalável, como uma imensa rocha de ferro puxada por uma fina echarpe de seda. Não vai funcionar manter uma disposição fraca, que se volta para qualquer direção em que o vento sopre, tal como a grama em um desfiladeiro.

...

Caso obtenham controle sobre a própria mente, então mesmo no momento da morte entenderão que é só devido a um pensamento particular que há uma impressão de morte—e que a natureza da mente está completamente além de nascimento e morte. Seria excelente se puderem obter esse tipo de confiança.

Portanto, mantenham esta pequena instrução essencial em seus corações. Essa convicção e confiança é o que chamamos de Darma—as qualidades interiores que se obtém. Caso vacilem e pense no Darma como algo externo, pensado por outra pessoa, não haverá benefício. Em vez disso, façam um favor a si próprios e abandonem o samsara! Convençam-se de que suas mentes precisa separar-se do samsara, com todo seu carma e defeitos. Caso façam isso, tudo estará bem. Por favor pratiquem. Rezem constantemente para que possam conquistar, nessa mesma vida, a cidadela primordial. Eu faço minhas aspirações em conjunto com as suas...




Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).