contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
Home > Budismo > Citações > Citações de Dzigar Kongtrul Rinpoche

Citações de Dzigar Kongtrul Rinpoche

Se você quer parar de ser escravo de um fantasma, você tem que exigir que a mente mostre sua face. Nenhum fantasma verdadeiro aparece quando ouve isso. Você pode praticar essa simples meditação no decorrer do dia. Qualquer momento que não souber o que fazer com você mesmo, desafie o ego-mente a mostrar a sua face. Quando você está cozinhando seu jantar ou esperando o ônibus, desafie seu ego-mente a mostrar sua face. Faça isso especialmente quando o seu ego-mente o sobrecarregar, quando você se sentir ameaçado, amedrontado ou escravizado por ele. Endireite sua postura e desafie o ego-mente. Não seja ingênuo, enrolado ou covarde. Quando você desafia seu ego-mente, seja firme porém gentil, penetrante mas nunca agressivo. Apenas diga ao seu ego-mente, “Mostre-me sua face!”. Quando nenhuma mente aparecer dizendo “Aqui estou”, o ego-mente começará a perder o domínio sobre você e os seus esforços serão clareados. Veja se isso não é verdade.

Quando questionamos o ego-mente diretamente, ele é exposto para o que é: a ausência de tudo o que acreditamos que seja. Mas o que resta? Ficamos com uma consciência aberta, inteligente, livre de um ego para proteger. Essa é a mente de sabedoria primordial de todos os seres. Relaxar nesta descoberta é a verdadeira meditação. A verdadeira meditação traz a realização última da liberação do sofrimento.





Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.
tzal.org é produzido por
Padma Dorje.

e-mail

boletim informativo

Tendrel: conexões auspiciosas
canal no YouTube




Banco do Brasil (001)
ag 3.240-9 cc 123.017-4



Sugestões de patronagem recorrente (mensal):








todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2018
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)
Licença Creative CommonsEste obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).

https://tzal.org/citacoes-de-dzigar-kongtrul-rinpoche/