contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoTraduçõesAspiração

Aspiração


Aspire não meramente compreender o dharma intelectualmente, mas entender com base na vivência.

Aspire corporificar a bodichita última e relativa, de forma que você não atraia e magnetize os seres sencientes apenas por sua beleza física, conhecimentos e influência política.

Aspire criar conexões com as pessoas — mesmo com aquelas que não vejam mais que um lampejo de sua camiseta de colorido brilhante numa multidão — de forma que isso resulte numa semente do darma em suas mentes.

Aspire que seu corpo, sua conduta, suas ideias e pensamentos, que todas essas coisas, de uma forma ou de outra, se tornem benéficas para os seres sencientes. Por exemplo, caso eu tenha uma vontade repentina de saber como está o mercado de ações, aspiro que esse pensamento mundano amadureça numa manifestação benéfica.

Aspire nunca renascer na família de um bilionário, já que uma circunstância desse tipo implicará em você ter apenas uma visão cor-de-rosa do mundo, algo que o privará da riqueza da compreensão do darma.

Ao mesmo tempo, aspire se tornar Presidente dos Estados Unidos, ou da China ou da Rússia, de forma que você possa beneficiar os seres sencientes de forma hábil, com os poderes que tal posto lhe proporcionarão.

Aspire se tornar uma prostituta numa zona de baixa prostituição de uma grande cidade, e que a bodichita nasça na mente de qualquer um que entre em contato com você.

Aspire praticar o darma de forma completa e total, e reze para que não fique sempre esperando a hora certa de começar a a praticar. Quando tiver tempo, vá para um lugar silencioso e pratique.

Aspire nunca postergar a prática daquilo que você já sabe apenas porque deseja obter mais conhecimento intelectual do darma.

Aspire passar pela experiência da tristeza.

Sempre aspire tomar a direção certa, por mais ignorante que você seja.

Reze para que, quando você correr atrás de desejos frívolos, o objeto do seu desejo o conduza para o benefício dos seres sencientes.

Quando perder a paciência com os outros, que você sinta vergonha de seu comportamento e obtenha alguma realização.

Quando você se sentir deprimido, que a própria depressão seja a causa do reconhecimento da verdade.

E, mais importante do que tudo, sempre aspire seguir aspirando.

Dzongsar Khyentse Rinpoche, 2018. Site oficial de Rinpoche no Brasil.


Tradução por Padma Dorje, sem autorização ou verificação da Siddharta's Intent Brasil, no mesmo ano.

Um filme que funciona como uma reflexão sobre o coração autêntico da tristeza.tzal.org

Luz, câmera, darma: Ikiru (1952)

Um filme que funciona como uma reflexão sobre o coração autêntico da tristeza.
Desimpedido e descomprometido revelador da verdade profunda.tzal.org

Citações de Dzongsar Khyentse Rinpoche

Desimpedido e descomprometido revelador da verdade profunda.
Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.tzal.org

Superstição, imperialismo cultural e reprodutibilidade

Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).