contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoTraduçõesAs Vidas dos 84 Mahasiddhas27. Kalapa

27. Kalapa


O Louco Bonitão

Estas pessoas estão deludidas desde o princípio,
E ainda assim, são eles que me chamam de louco.
O néctar de amrita dos preceitos dos gurus
Imediatamente cura a doença da delusão.

A região de Kalapa era Rajapura, e seu guru foi um iogue com um fluxo mental bem treinado. Como resultado de sua meditação em paciência numa vida anterior, Kalapa era muito bonito, com um corpo com características muito atrantes, ao ponto que as pessoas de Rajapura o fitassem e perseguissem. Kalapa começou a desenvolver uma irritação com esse tratamento, e assim se dirigiu a um campo de cremação, e lá se assentou renunciando ao mundo.

Um iogue de boa índole passou por ali e se interessou no rapaz, compreendeu seu predicamento e logo começou a instruí-lo na prática de sadhana. Kalapa foi iniciado em Chakrasamvara, e instruído a meditar no sentido dos estágios do desenvolvimento e da consumação. Depois que percebeu a integração desses dois aspectos da experiência de meditação, ele descobriu que havia dissolvido a ideia dualística de eu e outro. Devido a isto, ele começou a agir desinibidamente, expressando seus sentimentos e inclinações sem vergonha alguma. As pessoas de Rajapura disseram “Mais outro santo louco!”, mas ele respondeu:

É apenas a crença no eu como uma ilha
que cria a delusão da separação dos outros,
E esta ruptura é a causa da ansiedade.
O sábio que quer se libertar do sofrimento
visualiza seus pensamentos como uma hoste de deidades
Que se dissipam na letra básica A:

Como um arco-íris se dissolvendo no céu.
Nascimento, vida e morte não tem nenhum poder sobre este louco:
Sua efusiva e poderosa ação desinibida é êxtase;
Sua realização da clareza desimpedida é êxtase;
Sua meditação na ausência de eu desobstruída é êxtase;
E o objetivo sendo atingido sem esforço é êxtase.

Ele então levitou à altura de seis palmeiras e demonstrou o controle dos elementos de várias outras formas. A partir dali ele ficou conhecido como iogue Kalapa, e enfim alcançou a terra pura das dakinis.


Traduzido por Padma Dorje em 2023, a partir de Masters of Mahamudra e Legends of the Mahasiddhas: Lives of the Tantric Masters, de Keith Dowman, Buddha's Lions: The Lives of the Eighty-Four Siddhas, de Abhayadatta, traduzido por James B. Robinson, Empowered Masters, de Ulrich Von Schroeder e Seeing the Sacred in Samsara: An Illustrated Guide to the Eighty-Four Mahasiddhas, de Donald S. Lopez, Jr. Por favor envie sugestões e correções para padma.dorje@gmail.com. 18/12/23




Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).