7.2. Zen
O que é zen budismo?
Zen é um conjunto de escolas budistas que se desenvolveram principalmente na China, Japão, Coreia e Vietnã. A palavra Zen vem do termo sânscrito "dhyana", que os chineses pronunciam C'han, e os japoneses pronunciam como Zen.
Dhyana é um tipo de prática de meditação, e o Zen budismo dá grande ênfase a essa prática.
O Zen (como uma tradição separada, não como a prática de dhyana) não é comum na Índia, no sul da Índia ou no Tibete. No Tibete houve uma "licitação", ou debate público patrocinado por um rei, lá pelo ano 1000. O representante do Zen perdeu, e por isso essa tradição nunca esteve presente no Tibete, até os dias de hoje. Foi só com a vinda do budismo para o ocidente que professores chineses, japoneses e tibetanos começaram a se encontrar e conhecer um pouco das tradições uns dos outros, que ficaram separadas por mais de 1000 anos. Qual a relação do budismo e do haikai?
Várias artes tradicionais estão ligadas ao budismo. No caso do Haikai, como muitas outras artes sofisticadas do período edo no Japão, a ligação com o zen budismo é bem forte.
Ao que parece o haikai surge de um satori, ou uma realização espontânea de um praticante, que a então versifica. Mas com o tempo o satori não passou a ser tão importante para a escrita de haikais, e hoje em dia é uma forma de arte muitas vezes desvinculada da prática budista.
Na Índia medieval a forma de arte que advinha da realização espiritual, o doha, era mais comprido, e vinculado a uma melodia. Essa forma foi a que penetrou o tibete, com mestres como Milarepa, por exemplo. São registradas milhares (se diz normalmente 100.000) canções espontâneas de Milarepa.
Mas em geral a poesia budista, longa ou curta, embora embasada na realização do compositor, nem sempre tem um caráter espontâneo ou está ligada a uma realização momentânea ou particular. Muitas vezes o verso é também burilado. E, além disso, existe uma vasta tradição de comentários, aí sim sem espontaneidade alguma, que destrincha, algumas vezes palavra por palavra, composições mais antigas. O que é zazen?
É apenas sentar, só sentar. Sem estar praticando alguma coisa, e sem querer parar e ir atrás de outra coisa. Em outras palavras, sentar como o Buda sentou. O que é darma? Qual a relação de darma e zazen?
Darma é o ensinamento do Buda, o método que ele ensinou para atingir o mesmo que ele atingiu, isto é, acordar.
Zazen é um método que se apoia no resultado, isto é, o estado de Buda, já presente e que é vivenciado através de "apenas sentar". Então você senta acordado, senta com as coisas como elas são, sem alterar nada, sem fabricar nada. É apenas sentar. "O zazen é a prática sobre o próprio resultado." Então a prática de "só sentar" já é completa em si? Já é um resultado? Mas é um resultado de que?
O estado de buda é a base, o caminho e o resultado. Quando ele é obscurecido pelas máculas adventícias da delusão, ele é a base sobre a qual o caminho pode ser trilhado.
Através dele, por ele mesmo, os obscurecimentos podem ser paulatinamente dissolvidos.
Quando ele revela a si próprio, ele é o resultado.
Portanto, apenas sentar é revelar o resultado, o estado de Buda. Caso a pessoa não consiga isso, então ela recorre a práticas causais, nas quais o resultado não está presente, como a meditação com e sem esforço, a geração de mérito, e a repetida audição de ensinamentos, fazer perguntas e contemplar. As práticas do zazen são suficientes para conseguir ver a "vida como ela é"?
Não sei se alguma prática budista tem como objetivo ver "a vida como ela é". Talvez "reconhecer as coisas como são" seja melhor — é possivel que essas duas afirmações sejam equivalentes, ou não.
Mas com certeza o zazen não é um caminho para resultados. O zazen é a prática sobre o próprio resultado. Então zazen deveria ser sentar com o reconhecimento das coisas como elas são, ou, apenas sentar. Se não é assim, então a pessoa está tentando, apenas tentando. Não está fazendo "apenas sentar", que é completo em si mesmo e não busca nenhum resultado outros que não "apenas sentar". Quando iniciei a prática de zazen me deram instruções para que, ao sentar, contasse as inspirações e expirações (1, 2, 3, 4...) e quando chegasse ao 10, voltasse ao início. Isso é válido?
É uma prática de shamata já ensinada na índia clássica e que penetrou o c'han, o son e o zen. É uma prática preliminar ao zazen propriamente dito, que é apenas sentar (contar respirações não é "apenas sentar"). Por que o zazen é praticado virado para a parede?
Bom, não conheço tão bem o zen. Mas não é essencial a parede. Ao que parece, principalmente no início, é bom não ter muitas distrações — e uma parede branca pode ajudar. Depois, quando se avança na prática, não se precisa da parede, nem sequer da postura. Há também mais de um tipo de zazen, o soto zen, por exemplo, pratica o shikantaza, que é apenas sentar. Mas se pode fazer zazen com um objeto, como contar ou a respiração. No zazen, apenas nos sentamos. Qual a relação disto, a não mente, com a shamata?
A shamata é uma prática preliminar, com esforço. Se a shamata é preliminar ao zazen, então este seria uma forma de meditação vipassana?
Se for, é, se não for, não é: estilo zen. Que é zazenkai?
É um retiro zen menor ou menos intensivo do que um seshin. Pode ser apenas um encontro.
Isto é, no zen budismo as pessoas se encontram para fazer práticas juntas, e a forma mais breve e menos intensa é um zazenkai.
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