contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoArtigosPerguntas & Respostas7.4. Práticas avançadas

7.4. Práticas avançadas


Uma forma de autoliberação das aflições mentais é "olhando" para elas quando surgem e reconhecendo a vacuidade? Esse observador que olha para as aflições existe até que ponto da prática?

Ah, essas práticas avançadas eu não entendo. Você precisa perguntar isso a um professor qualificado.

No veículo superior absolutamente tudo é acolhido como prática? Qualquer conteúdo mental, seja ele aflitivo ou não?

Sim. Nada, absolutamente nada, é desperdiçado. Mas isso não significa se entregar a aflições mentais, bem pelo contrário. Na medida que elas surgem, elas são autoliberadas. Isso significa que a energia delas, por si só, as esgota. E é por isso que se trata do veículo superior, que exige praticantes quase-budas, de acúmen inigualável.

O que é dzogchen?

É a redução de "dzogpa chenpo", a "grande perfeição" ou "grande completude", que é tanto o resultado do caminho budista como um conjunto de métodos rápidos (diretos) de reconhecer, estabilizar e expressar esse resultado. A essência da prática é o guru ioga, como no vajrayana.

O dzogchen é para praticantes quase-budas, de acúmen inigualável?

Isso, o vajrayana como um todo também. Imagine que mesmo um praticante da forma mais externa e inferior de tantra está no máximo a 17 vidas da iluminação, enquanto que um praticante do mahayana vai levar 3 grandes kalpas, cada um com centenas de renascimentos....

Por outro lado, você não precisa guardar nenhum tipo de preconceito quanto a si mesmo. Se você tem o mérito, ele se manifesta, aí você não precisa dizer “ah, eu não sou um quase-buda, isso não é para mim”.

Onde reside a diferença entre mahamudra e dzogchen? No método?

Em termos do fruto, a realização dos dois corpos, mahayana, vajrayana, mahamudra e dzogchen são a mesma coisa. Em termos do método é que se diferencia. E é um assunto complicado, eu nem ouso tentar entender essas coisas.

O que é Rigpa?

Rigpa é a natureza essencial da mente: livre, criativa e compassiva. É o que resta quando marigpa (avidia, delusão, ignorância) se dissipa.

Poderia explicar o que é o corpo de arco íris?

Um tipo de realização na qual o corpo desaparece, se dissolve em luz, no momento da morte.

Retorne ao índice. Envie suas perguntas, correções e sugestões para padma.dorje@gmail.com. Última alteração em 2017-10-28 07:10:01.




Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).