Viagens Tântricas
Choying Rangdrol era um mestre iluminado que não possuía bens mundanos. Dia e noite ele sentava numa almofada de meditação, vestido de somente uma pele solta de ovelha.
Sem educação formal, ele havia atravessado o caminho do despertar. “Os iogues não querem e não precisam de nada além da natureza imutável do estado autêntico”, ele cantava.
UM DIA PATRUL RINPOCHE — QUE RECEBEU extensivos ensinamentos de Choying Rangdrol — estava sentado com o mestre de meditação, quando este perguntou: “O que anda fazendo ultimamente Mingyur Dorje do Mosteiro Dzogchen?”.
Patrul Rinpoche deu algumas notícias, Choying Rangdrol lembrou: “Estes caras do Dzogchen não tratam Mingyur Dorje do jeito que deviam. Se conhecessem sua real identidade, seria diferente. Um verdadeiro Siddha raramente revela todas suas qualidades”.
Mais tarde, sem razão aparente, Choying Rangdrol disse: “Durante as grandes reuniões no Mosteiro Dzogchen, Mingyur Dorje senta num trono alto, não longe da porta, de frente para o centro; isto é meio esquisito, não é? O trono do professor costumava ser perto do altar”.
Então ele continuou lembrando vários costumes e personagens do Mosteiro Dzogchen. Por toda a conversa, Patrul Rinpoche — que havia estudado em Dzogchen — concordava, inclinando a cabeça, aparentemente compartilhando das reminiscências do mestre de meditação. Um jovem neófito, Pema Dorje, que estava presente (e que mais tarde tornou-se o principal khenpo [abade] do Mosteiro Dzogchen) pensou: “Como esse lama analfabeto sabe tanto de nosso mosteiro? Ele deve ter estado por lá durante a juventude”.
Finalmente o curioso rapaz perguntou ao mestre de meditação: “Venerável lama, tens ido ao Mosteiro Dzogchen?”. “Poderia dizer que sim”, o mestre respondeu.
“Quando?”
“Todo ano eles realizam a cerimônia da Assembleia dos Vidhyadharas. Quando, do trono, Mingyur Dorje toca um pequeno tambor de marfim e canta a invocação: ‘Vidyadharas, detentores do estado desperto atemporal, dakas, dakinis, venham com seus séquitos — venham e participem do banquete vajra’, então todas as deidades da mandala universal, bem como os patriarcas da linhagem ancestral, têm que responder a este convite auspicioso. Portanto, foi assim que eu visitei Dzogchen. De outra forma, nunca visitei fisicamente o mosteiro.”
O jovem Pema Dorje percebeu que Choying Rangdrol era um siddha clarividente, com qualidades extraordinárias, e que podia transcender tempo e espaço. Cheio de fé, o menino curvou-se perante o mestre e recebeu sua benção.
Algum tempo depois, Pema Dorje seguiu Choying Rangdrol e Patrul à Buditude.
Estes contos de Patrul Rinpoche foram coletados e escritos por por Matthieu Ricard, e distribuídos por ele para alguns amigos nos anos 1980 e 1990; são traduções do inglês feitas por Padma Dorje em 1999, baseadas em versões mais antigas (menos completas e literariamente trabalhadas) do que as que finalmente foram publicadas em Enlightened Vagabond. O livro está em tradução ao português e contém muito mais histórias e informações sobre vida de Patrul Rinpoche e outros grandes lamas contemporâneos a ele.
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