contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoTraduçõesContos de um Vagabundo IluminadoUm Grande Banquete

Um Grande Banquete


PATRUL RINPOCHE E SEU DISCÍPULO Nyoshul Lungtok estavam em Doyul, meditando num retiro solitário nas montanhas. De tempos em tempos, outros discípulos juntavam-se a eles. Ouvindo que seu mestre mercurial Do Khyentse estava num vale perto dali, Patrul disse a Lungtok: "Vamos dar uma caminhada".

Logo chegaram a uma vasta planície. Longe, perto de um grande lago, viram um acampamento de tendas brancas. Incontáveis ovelhas pastavam perto dali. Aqui estavam Do Khyentse, na companhia do segundo Dodrupchen; eles pastoreavam ovelhas até Datsedo, como faziam todos os anos. Patrul ergueu as mãos na direção deles com as palmas juntas em reverência.

Chegando às tendas, encontraram grande movimentação. Um criado levou-os diretamente a Do Khyentse Yeshe Dorje, que estava sentado, vestido com pele de ovelha branca, seu rifle ao lado e seus cães caçadores a seus pés. Nas redondezas, estava Dodrupchen Rinpoche, também vestido de branco.

Com uma grande faca de caça, Do Khyentse simultaneamente raspava e comia grandes pedaços de carne. Muito feliz ao avistar Patrul, convidou os recém chegados para sentar num belo tapete tecido à mão.

Então chamou um criado e ordenou o abate de uma ovelha para os visitantes.

Patrul era conhecido por sua não violência. Ele jamais machucaria uma criatura viva, nem mesmo o menor dos insetos. Além disso, ele cansativamente repudiava o costume nômade de abater rebanho de forma a fazer banquetes para festividades Budistas, e proibia a matança de animais em suas visitas. Ao contrário da maioria dos tibetanos, Patrul era vegetariano.

O criado fez como instruído. Quando retornou, ofereceu o melhor corte a Patrul, que aceitou com entusiasmo. Nyoshul Lungtok, porém, comovido por compaixão pela ovelha, teve que se forçar a comer, de forma a não ofender seu exaltado anfitrião.

Lendo a mente de Lungtok, Do Khyentse jogou um grande pedaço de carne em seu colo. "Aqui - este é pra ti!", exclamou. Patrul continuava comendo em silêncio.

Quando a refeição terminou, Patrul pediu a iniciação de dakini Longchen Nyingthig, chamada "Rainha do Grande Êxtase." Do Khyentse disse: "Tenho mantido esses ensinamentos secretos, mas agora chegou a hora; hoje concederei-os a ti. Viverás oitenta anos e ajudará a todos que encontrares. Seu nome por si só fechará as portas do renascimento nos reinos inferiores para quem quer que o ouça".

Finalmente Patrul e Lungtok foram embora. Olhando para trás de uma passagem montanhosa, eles viram um pontinho branco no grande pasto aberto, que era o grande rebanho de ovelhas.

Patrul Rinpoche disse: "Estes dois, Do Khyentse e Dodrup Chen, são Budas vivos. Se tivesses visão pura, os teria reconhecido como genuínas encarnações do Rigdzin Jigme Lingpa e seu discípulo, o primeiro Dodrupchen Rinpoche.

"Tenho ensinado o Darma para ti por um longo tempo, mas não posso garantir que vá para o paraíso de Padmasambava na Montanha Cor-de-Cobre quando morreres. Ainda assim, todas aquelas ovelhas, sem nenhuma exceção, através da benção excepcional daqueles dois sábios iluminados, irão direto para Zangdok Palri no momento em que morrerem. Não seria uma grande sorte se estivéssemos naquele rebanho?"

Assim, o comportamento iconoclástico ultrajante dos mestres tântricos foi explicado.




Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).