contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoTraduçõesContos de um Vagabundo IluminadoRelíquias de Cabelos Sagrados

Relíquias de Cabelos Sagrados


Patrul Rinpoche não gostava de bajuladores. Quando este mestre direto, franco, realista e imparcial percebia puxa-sacos, ele chamava-os de "mentes desviadas". Os lamas frequentemente amarram cordinhas vermelhas em volta dos pescoços de seus seguidores, como proteção e benção. Acredita-se que o cabelo, unhas, roupas e assemelhados dos lamas contêm bênçãos comunicáveis aos fiéis; portanto, são preservados e mantidos.

UM DIA, UM LAMA CHAMADO Longna Tulku veio visitar Patrul Rinpoche. Enquanto Longna Tulku prostrava-se na porta, Patrul Rinpoche observou brincalhão: "Parece que alguém está prostrando-se aqui — por que será?".

Longna (que significa bambu d'água) apresentou-se. "Ah-zi!", exclamou o mestre. "Que tempos estranhos vivemos; agora até os bambus tem tulkus!".

Gargalhando, Longna retrucou: "Bem, se podem haver tulkus 'troncos', por que não 'bambus-d'água' — pelo menos é madeira verde e viva!". Foi um inteligente trocadilho com o nome do renascimento do guru de Patrul, Dza Trama Tulku, pois "trama" pode significar tanto pedaços pequenos de madeira seca quanto um lugar no Tibete oriental.

Patrul não disse nada. Ele ficou obviamente satisfeito com a resposta do lama. E sabia que seu visitante tinha incomensurável respeito pelos praticantes do dzogchen.

Logna Tulku sentou-se aos pés de Patrul. Enquanto conversavam, ele pegou discretamente alguns cabelos humanos do tapete para manter como relíquias. Percebendo o que seu visitante estava fazendo, Patrul rosnou: "Qual é a tua?".

Sabendo que Patrul Rinpoche não aprovaria seus cabelos perdidos sendo feitos de relíquias, Longna Tulku charlateou: "O gado de meus discípulos foi atingido por uma epidemia, e os lobos sempre os atacam. Se eu amarrar estes cabelos em volta de seus pescoços, isso os protegerá".

Patrul Rinpoche não se deixou enganar. Porém, consciente da sinceridade do visitante, não somente deixou-o juntar o cabelo mas também tirou uma peça de roupa que estava vestindo e deu-a Longna — uma cortesia especial, sem dúvida.

"Aqui esta uma proteção para o teu rebanho", ele gesticulou gentil. "Com um pastor malandro assim para cuidar deles, eles precisam de toda proteção que conseguirem!"




Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).