“Cachorro Velho”
Dza Patrul Rinpoche era conhecido por sua maneira direta de falar e por seu desprezo pela pompa e hipocrisia. Patrul Rinpoche foi o principal discípulo de Jigmé Gyalway Nyugu, o sucessor de Jigmé Lingpa.
Patrul também estudou e praticou sob a direção pessoal do louco iogue iluminado Do Khyentse Yeshé Dorje. Sob a orientação destes mestres, Patrul se tornou herdeiro de todos os ensinamentos orais profundos da escola dzogchen nyingthig (Quintessência da Grande Perfeição).
DO KHYENTSE RINPOCHE VIVIA NAS matas, carregando um rifle de caçador, que ele supostamente utilizava para iluminar os outros. Foi um mestre mercurial, a quem Jamyang Khyentse Wangpo, o primeiro grande Khyentse, reconheceu como seu igual. Quando Do Khyentse morreu, o clarividente primeiro Khyentse sentiu o que havia ocorrido longe dali. Com reverência, ele disse: “Agora aquele velho vagabundo se dissolveu em mim”.
Patrul Rinpoche já havia sido apresentado à natureza inata da mente de buda por Gyalway Nyugu quando, um dia, Do Khyentse perseguiu-o com certas afirmações provocativas sobre como as coisas realmente são. Primeiro, Do Khyentse zombou de Patrul: “Ô, seu heroizinho do Darma, por que manténs essa distância respeitosa? Se é que tens alguma coragem, vem aqui!”
Quando Patrul aproximou-se, Do Khyentse agilmente agarrou-o por seu cabelo longo trançado e jogou-o no chão, chutando terra em cima dele. Sentindo cheiro de cerveja no hálito do lama, Patrul concluiu que o mestre estava bêbado e perdoou o tratamento recebido.
Do Khyentse leu seus pensamentos e ralhou bem alto com ele:
“Esses intelectuais!”, ele berrou. “Como podem pensamentos mundanos como estes entrarem nessa sua cabecinha? Tudo é puro e perfeito, cachorro velho!” Dando uma banana a Patrul - no estilo tibetano, usando o dedo mindinho - cuspiu nele e cambaleou, retirando-se desgostoso.
Instantaneamente, tudo ficou claro como cristal para Patrul. Ele experimentou a absoluta inseparatividade entre nossa própria mente e a mente não dual do Buda, a infinita luminosidade do estado desperto atemporal. Enquanto isso, o sol lá em cima brilhava num céu perfeitamente azul.
Experimentando uma paz indizível, Patrul instintivamente sentou para meditar naquele mesmo lugar, precisamente onde seu intempestivo mestre havia desvelado a natureza absoluta da mente.
Mais tarde, Patrul Rinpoche disse: “Graças a peculiar gentileza do Senhor Khyentse, agora meu nome dzogchen é Cachorro Velho. Sem querer ou precisar de qualquer coisa, eu apenas perambulo livremente por aí”.
Estes contos de Patrul Rinpoche foram coletados e escritos por por Matthieu Ricard, e distribuídos por ele para alguns amigos nos anos 1980 e 1990; são traduções do inglês feitas por Padma Dorje em 1999, baseadas em versões mais antigas (menos completas e literariamente trabalhadas) do que as que finalmente foram publicadas em Enlightened Vagabond. O livro está em tradução ao português e contém muito mais histórias e informações sobre vida de Patrul Rinpoche e outros grandes lamas contemporâneos a ele.
Contos de um Vagabundo Iluminado
Histórias de um dos maiores lamas do séc XIX, um exemplo de insuperável de humildade e integração dos ensinamentos mais profundos
Credenciais Budistas e Níveis de Iluminação
Quais são os níveis de realização no budismo? Como eles estão ligados a credenciais institucionais? Quais as distorções comuns em torno dessas ideias?
Qual é minha linhagem?
O que significa linhagem? É só uma "marca" ou estilo de budismo que alguém prefere?
• Budismo
Contos de um Vagabundo Iluminado
A Mãe de um Lama
A Oferenda de uma Jovem
A Prata é um Veneno
A Sabedoria Pode ser Contagiosa
A mulher de Patrul Rinpoche
Aperfeiçoando a Paciência
As Instruções do Buda Primordial
As Vidas Passadas de Patrul
Chuva de Flores
Compaixão Clarividente
Faça Suas Próprias Oferendas
Grãos de Arroz
Lamas Anônimos
Mais Merda Nenhuma
Nome e Fama
Nyoshul Recebe a Transmissão
O Rei dos Fantasmas
Onde Todas as Orações são Concedidas
Perfeita Generosidade
Prostrações a um Vagabundo Iluminado
Relíquias de Cabelos Sagrados
Sinal Secreto
Um Grande Banquete
Um Ladrão é Convertido
Uma Cerimônia de Chá Tibetana
Uma Fortaleza Assombrada
Viagens Tântricas
“Cachorro Velho”
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)