Buda Virtual
Três ondas de distorção do budismo no ocidente A 3ª onda: a distorção dos descolados
Neste artigo são apresentadas distorções causadas pelo conexão dos beatniks e hippies com o budismo, bem como os desafios do darma numa cultura de capitalismo global.
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Três ondas de distorção do budismo no ocidente A 1ª onda: a distorção dos filósofos
Como os primeiros contatos do budismo com o iluminismo e a filosofia de Schopenhauer deixaram marcas que vivem até hoje na visão popular e acadêmica, e sobretudo na produção textual sobre o assunto em línguas, três ondas de distorção do budismo no ocidenteocidentais.
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Budismo 2.0
Já comprou o seu iBudismo 13? Agora com mais e melhores qualidades espirituais, instantâneo, sem esforço, totalmente de acordo com a balada e os negócios. Ótimo para combater o enjôo da velocidade alucinada de tudo e aumentar seu rating no Uber. Compatível com TikTok.
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Mal tocou no gelo e já se acha geladeira
Hoje parece haver mais pessoas querendo ganhar a vida ensinando meditação do que propriamente querendo se aplicar na prática.
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Viver o Momento
Como uma expressão assim, se tornando meras palavras, pode se tornar perigosa.
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A noção de materialismo espiritual como desculpa
O ego pode se apropriar até mesmo das ferramentas que mais diretamente surgiram para enfrentá-lo.
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Problemas de linhagem
Quando não há continuidade com o trabalho do professor, melhor nem se aproximar.
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Para o budismo, só o Buda salva?
Uma visão panorâmica e crítica da tendência universalista predominante (a ideia de que todas as religiões dizem as mesmas coisas com outras palavras), em contraponto aos ensinamentos budistas tradicionais que dizem respeito aos “três defeitos do pote”.
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Moralismo e moralidade
Qual a diferença, e porque quanto mais sabedoria, menos preocupação com moralidade, principalmente a alheia?
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McMindfulness: meditação com marca registrada
O que está por trás do uso insistente do termo “mindfulness” em termos de meditação, particularmente em modalidades seculares, e como ela se tornou um produto do supermercado espiritual.
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Prática formal e ajudar o mundo, uma falsa dicotomia
Budismo engajado implica que exista budismo não engajado: budismo focado numa prática que não beneficia os outros existe?
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Mindfulness e McMindfulness
Qual a posição budista sobre a apropriação de práticas e ideias pela ciência e por terapeutas genuínos, bem como por picaretas?
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O budismo é o que eu acho?
Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.
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Budista de internet
É possível praticar o budismo só com a internet, sem envolvimento presencial?
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Budismo, Soro Antifilosofídico
Sobre a relação do budismo com a academia, em particular com a filosofia e a psicologia.
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Humanista, engajado, moderno, sem crenças?
Em que medida essas qualificações para o termo “budismo” são distorções ou elementos positivos?
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Budismo de museu versus budismo descolado
Adaptar o budismo à modernidade ou preservar os ensinamentos? Uma falsa dicotomia.
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Budismo para vender mais jornal
Analisando uma “Web Story” da Folha de São Paulo sobre budismo, em que se perpetuam erros de 200 anos da interpretação eurocêntrica do Darma do Buda.
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Notas sobre o Encontro Ocidente e Oriente na PUC-RS
Apresentação que fiz sobre algumas das distorções do budismo.
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A tolerância totalitária do universalismo
Se todas as tradições espirituais são iguais a minha, não estamos simplesmente destruindo a alteridade e impedindo a diferença em nome de uma inclusão que é redutora e opressiva?
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O Triste Caso de Nellson Ribeiro (“Padma Querido”)
Exemplo de alguém a evitar. Uma pessoa que se passa por monge budista em Pelotas.
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Em busca do “budismo original”
Entre as muitas concepções equivocadas sobre o darma, algumas estão relacionadas a visões historicistas dos ensinamentos. Por exemplo, por cerca de quase dois séculos se acreditou, devido ao trabalho de eruditos e entusiastas ocidentais, que o cânone em páli, um conjunto de escrituras budistas preservado pela tradição Theravada, fosse o mais próximo dos primeiros registros escritos dos ensinamentos do Buda. Isto porém, foi refutado por evidências arqueológicas. Quais as implicações desta novidade para o praticante ou admirador dos ensinamentos do Buda?
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O budismo é um caminho espiritual?
O colonialismo e a apropriação cultural acabaram falando do budismo em termos tais como transcendente, metafísico, filosófico e espiritual. Neste artigo destrincho o viés etnocêntrico e profundamente impreciso da aplicação desses termos ao Darma do Buda.
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“Ninguém Consegue ser Tão Puro” Moralismo, Radicalismo e Atrofia Ética
Com a morte de Deus no séc. XIX, a paulatina ressignificação da ética e do sentido acabou levando, por um lado, ao liberalismo amoral pseudo-darwinista e individualista (“a promoção da competição entre as pessoas deixa a sociedade mais eficiente e justa”), e por outro, a uma tentativa construção de “ética secular”. Isso acabou colocando o ensinamento empírico e ateísta do Buda na posição incomum de única panaceia infalível com relação a esses dois extremos. No entanto, na mentalidade corriqueira, o budista é visto como um perfeccionista moral – de quem tanto se cobra as mais absurdas santidades, quanto de quem, por isso mesmo, se naturalmente desconfia como necessariamente hipócrita. Esses extremos, no entanto, são apenas óbvios frutos do julgamento precipitado de ignaros levianos e crentes do lugar-comum.
Papo de Homem
Slavoj Žižek: Velhacaria Hipster
Sobre o charlatanismo do “Charlie Sheen da filosofia” esloveno e uma crítica pontual de suas visões sobre o budismo.
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Carta Aberta à Comunidade Budista
Em 1993 um grupo de professores ocidentais se encontrou com o Dalai Lama para discutir problemas ligados a transmissão do darma para o mundo moderno.
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Superstição, imperialismo cultural e reprodutibilidade
Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.
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Envenenados pelo diletantismo espiritual
Você beberia leite de uma xícara imunda? Por que então as pessoas algumas vezes procuram o darma de fontes evidentemente distorcidas, colonialistas, datadas e misturadas com outras tradições religiosas?
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