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Um dos filmes favoritos de Dzongsar Khyentse Rinpoche: um filme sobre uma sala que realiza seus desejos mais secretos e mais verdadeiros.tendrel

Luz, câmera, darma: Stalker (1979)

Um dos filmes favoritos de Dzongsar Khyentse Rinpoche: um filme sobre uma sala que realiza seus desejos mais secretos e mais verdadeiros.
Alguns livros recomendados por Dzongsar Khyentse Rinpoche durante suas palestras ou na sua atividade em redes sociais.tzal.org

Livros recomendados por Dzongsar Khyentse Rinpoche

Alguns livros recomendados por Dzongsar Khyentse Rinpoche durante suas palestras ou na sua atividade em redes sociais.
A maior parte do tempo estamos tentando fazer as coisas boas durarem, ou estamos pensando como substituí-las por algo ainda melhor no futuro, ou estamos atolados no passado, fazendo reminiscências sobre tempos mais felizes. Ironicamente, nunca apreciamos realmente a experiência pela qual somos nostalgicos, porque naquele momento estávamos ocupados demais nos apegando a esperanças e medos. ~ Dzongsar Khyentse Rinpochetzal.org

Nostalgia trágica

A maior parte do tempo estamos tentando fazer as coisas boas durarem, ou estamos pensando como substituí-las por algo ainda melhor no futuro, ou estamos atolados no passado, fazendo reminiscências sobre tempos mais felizes. Ironicamente, nunca apreciamos realmente a experiência pela qual somos nostalgicos, porque naquele momento estávamos ocupados demais nos apegando a esperanças e medos. ~ Dzongsar Khyentse Rinpoche
História sobre Pema Wangyal Rinpoche contada por Dzongsar Khyentse Rinpochetzal.org

Devoção eletrizante

História sobre Pema Wangyal Rinpoche contada por Dzongsar Khyentse Rinpoche
Um filme que funciona como uma reflexão sobre o coração autêntico da tristeza.tendrel

Luz, câmera, darma: Ikiru (1952)

Um filme que funciona como uma reflexão sobre o coração autêntico da tristeza.
Recentemente alguns professores budistas no âmbito internacional manifestaram certas restrições ou críticas quanto à noção de direitos humanos. Embora estas críticas procedam, e sejam adequadas numa visão decolonial e sob uma perspectiva geopolítica, bem como sob uma abordagem estritamente ligada à prática pessoal, o risco de elas serem mal interpretadas na esfera brasileira é imenso.tzal.org

Budismo, engajamento político e direitos humanos

Recentemente alguns professores budistas no âmbito internacional manifestaram certas restrições ou críticas quanto à noção de direitos humanos. Embora estas críticas procedam, e sejam adequadas numa visão decolonial e sob uma perspectiva geopolítica, bem como sob uma abordagem estritamente ligada à prática pessoal, o risco de elas serem mal interpretadas na esfera brasileira é imenso.
A vida não é nada além de um fluxo contínuo de ilusões sensoriais, das mais óbvias, tais como fama e poder, àquelas mais difíceis de discernir, como a morte, narizes sangrando e dores de cabeça. Tragicamente, porém, a maior parte dos seres humanos acredita no que vê, e assim a verdade que o Buda expôs sobre a natureza ilusória da vida pode ser um pouco difícil de engolir. ~ Dzongsar Khyentse Rinpochetzal.org

A verdade é difícil de engolir

A vida não é nada além de um fluxo contínuo de ilusões sensoriais, das mais óbvias, tais como fama e poder, àquelas mais difíceis de discernir, como a morte, narizes sangrando e dores de cabeça. Tragicamente, porém, a maior parte dos seres humanos acredita no que vê, e assim a verdade que o Buda expôs sobre a natureza ilusória da vida pode ser um pouco difícil de engolir. ~ Dzongsar Khyentse Rinpoche
Prece de Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpochetzal.org

Prece pela Internet como Prática

Prece de Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche
Uma lista de detentores da linhagem de Dilgo Khyentse Rinpoche, com uma foto recém editada.tzal.org

Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche

Uma lista de detentores da linhagem de Dilgo Khyentse Rinpoche, com uma foto recém editada.
Quando uma pessoa fala de algo que não vivenciou, no darma se diz que é como uma pessoa com deficiência visual servindo de guia turístico. Esse assunto foi requisitado alguns anos atrás aqui no canal, e no vídeo eu tento não ser um budista de internet e falar só dos livros sobre o assunto.tendrel

Peregrinação no budismo

Quando uma pessoa fala de algo que não vivenciou, no darma se diz que é como uma pessoa com deficiência visual servindo de guia turístico. Esse assunto foi requisitado alguns anos atrás aqui no canal, e no vídeo eu tento não ser um budista de internet e falar só dos livros sobre o assunto.
Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche (DJKR, já que não é adequado usar apenas “Dzongsar”, e há mais de um Khyentse Rinpoche), um butanês que é um dos maiores professores contemporâneos do budismo tibetano, é também cineasta. Ao longo dos anos ele recomendou vários filmes como seus favoritos, e aqui está uma lista, também tentando explicar que valor eles poderiam ter como ensinamentos do darma, se é que algum.tendrel

Luz, câmera, darma: 10 Filmes recomendados pelo Rinpoche

Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche (DJKR, já que não é adequado usar apenas “Dzongsar”, e há mais de um Khyentse Rinpoche), um butanês que é um dos maiores professores contemporâneos do budismo tibetano, é também cineasta. Ao longo dos anos ele recomendou vários filmes como seus favoritos, e aqui está uma lista, também tentando explicar que valor eles poderiam ter como ensinamentos do darma, se é que algum.
Não importa qual a prática do darma que você esteja fazendo, do ngondro a oferecer uma única lamparina, sempre a faça com a intenção de essa prática beneficie todos os seres sencientes. Nesse contexto, benefício não significa apenas dar ajuda prática, como oferecer comida ou remédios, ou alimentar as emoções, os egos e delírios das pessoas. Aqui o benefício inclui aspirar ser instrumental na iluminação de todos os seres sencientes; sem tal aspiração, é fácil que a prática do darma se torne algo feito em beneficio próprio. ~ Dzongsar Khyentse Rinpochetzal.org

Motivação correta

Não importa qual a prática do darma que você esteja fazendo, do ngondro a oferecer uma única lamparina, sempre a faça com a intenção de essa prática beneficie todos os seres sencientes. Nesse contexto, benefício não significa apenas dar ajuda prática, como oferecer comida ou remédios, ou alimentar as emoções, os egos e delírios das pessoas. Aqui o benefício inclui aspirar ser instrumental na iluminação de todos os seres sencientes; sem tal aspiração, é fácil que a prática do darma se torne algo feito em beneficio próprio. ~ Dzongsar Khyentse Rinpoche
Um “mostra e conta” com algumas relíquias pessoais do darma, e uma reflexão sobre a distorção dos ensinamentos por meio dos incentivos do jornalismo e das redes sociais.tendrel

Fofoca e sensacionalismo com o darma

Um “mostra e conta” com algumas relíquias pessoais do darma, e uma reflexão sobre a distorção dos ensinamentos por meio dos incentivos do jornalismo e das redes sociais.
É 1993, o grunge tibetano ecoa por todo lado.  Somos todos Jesse Orelhas Compridas. What a wicked game to play, Dzongsar Khyentse Rinpoche... nos confrontando dessa forma com Sidarta Reeves e o mosteiro butanês do Dilgo Khyentse Rinpoche... quando a gente ainda não sabia de nada!tendrel

Luz, câmera, darma: O Pequeno Buda (1993)

É 1993, o grunge tibetano ecoa por todo lado. Somos todos Jesse Orelhas Compridas. What a wicked game to play, Dzongsar Khyentse Rinpoche... nos confrontando dessa forma com Sidarta Reeves e o mosteiro butanês do Dilgo Khyentse Rinpoche... quando a gente ainda não sabia de nada!
Como o budismo vê expressões como “lugar de fala” e o cuidado com o uso da linguagem que pode possuir interdependência racista ou de outros tipos de preconceitos?tendrel

O politicamente correto no budismo

Como o budismo vê expressões como “lugar de fala” e o cuidado com o uso da linguagem que pode possuir interdependência racista ou de outros tipos de preconceitos?
Num texto extremamente franco, Rinpoche detalha as armadilhas da falta de adaptação no treinamento de mestres budistas que têm seu renascimento reconhecido como de um mestre do passado, isto é, os tulkus.tzal.org

É hora de uma mudança radical na educação dos tulkus

Num texto extremamente franco, Rinpoche detalha as armadilhas da falta de adaptação no treinamento de mestres budistas que têm seu renascimento reconhecido como de um mestre do passado, isto é, os tulkus.
Lista de livros e links ligados a Dzongsar Khyentse Rinpoche, um professor rimê, não sectário, que já esteve no Brasil várias vezes.tzal.org

Livros e links de Dzongsar Khyentse Rinpoche

Lista de livros e links ligados a Dzongsar Khyentse Rinpoche, um professor rimê, não sectário, que já esteve no Brasil várias vezes.
Oração de aspiração, e exemplo da prática, por Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpochetzal.org

Aspiração

Oração de aspiração, e exemplo da prática, por Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche
Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.tendrel

Superstição, imperialismo cultural e reprodutibilidade

Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.
Muitas das visões que nós mesmos e os outros tem sobre meditação, e particularmente as práticas com aparência ritual, partem de um tipo de “obtusidade douta”.tendrel

Como um gato vê a prática?

Muitas das visões que nós mesmos e os outros tem sobre meditação, e particularmente as práticas com aparência ritual, partem de um tipo de “obtusidade douta”.
É importante manter o sigilo no Vajrayana. O Vajrayana é chamado “veículo do mantra secreto” porque se destina a ser praticado em sigilo. Aqui, não se trata de sigilo porque há algo a esconder, mas para proteção do praticante contra as armadilhas e tropeços que o ego pode trazer para a prática.siddharthasintent

Diretrizes de Mídia Social para Alunos do Vajrayana

É importante manter o sigilo no Vajrayana. O Vajrayana é chamado “veículo do mantra secreto” porque se destina a ser praticado em sigilo. Aqui, não se trata de sigilo porque há algo a esconder, mas para proteção do praticante contra as armadilhas e tropeços que o ego pode trazer para a prática.
Sobre Dzongsar Khyentse Rinpoche, publicado na Revista Radar em 2003tzal.org

Iluminação? Depois do Futebol

Sobre Dzongsar Khyentse Rinpoche, publicado na Revista Radar em 2003
Sobre o livro “As palavras do meu professor perfeito”, Patrul Rinpoche, e o contexto histórico dessa transmissão.tendrel

A transmissão pessoal do guru da perfeição em tudo

Sobre o livro “As palavras do meu professor perfeito”, Patrul Rinpoche, e o contexto histórico dessa transmissão.
Texto de Dzongsar Khyentse Rinpoche sobre como uma pessoa que espera ser um praticante do budismo vajrayana deve se comportar em redes sociais.tzal.org

Diretrizes de mídia social para quem se supõe aluno do vajrayana

Texto de Dzongsar Khyentse Rinpoche sobre como uma pessoa que espera ser um praticante do budismo vajrayana deve se comportar em redes sociais.
Outra recomendação de DJKR,  Loong Boonmee raleuk chat (2010) (BR: Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, em PT no título do vídeo).tendrel

Luz, câmera, darma: O Tio Boonmee que se Lembra das Suas Vidas Anteriores (2010)

Outra recomendação de DJKR, Loong Boonmee raleuk chat (2010) (BR: Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, em PT no título do vídeo).
Pema Chodron é uma monja estadunidense da linhagem Kagyu do Budismo Tibetano, e é diretora da Abadia Gampo, em Cape Breton, Nova Scotia. Foi aluna do falecido Chogyam Trungpa Rinpoche e em 1974 recebeu ordenação como noviça de Sua Santidade Gyalwa Karmapa. A editora Helen Tworkov conduziu esta entrevista para a Tricycle em Nova Scotia em Junho de 1993.tzal.org

Além do Certo e do Errado

Pema Chodron é uma monja estadunidense da linhagem Kagyu do Budismo Tibetano, e é diretora da Abadia Gampo, em Cape Breton, Nova Scotia. Foi aluna do falecido Chogyam Trungpa Rinpoche e em 1974 recebeu ordenação como noviça de Sua Santidade Gyalwa Karmapa. A editora Helen Tworkov conduziu esta entrevista para a Tricycle em Nova Scotia em Junho de 1993.
No séc. XIX alguns lamas defenderam abertamente as visões minoritárias produzindo edições de textos e mantendo transmissões de tradições a vias de desaparecimento, seja por perseguição, seja por enfraquecimento interno. Como é que muitas vezes, ao ser não sectário, somos acusados de sectarismo? Como é que muitas vezes ao sermos supostamente isentões, estamos na verdade nos comprometendo com um dos lados?tendrel

Rime, o movimento não sectário

No séc. XIX alguns lamas defenderam abertamente as visões minoritárias produzindo edições de textos e mantendo transmissões de tradições a vias de desaparecimento, seja por perseguição, seja por enfraquecimento interno. Como é que muitas vezes, ao ser não sectário, somos acusados de sectarismo? Como é que muitas vezes ao sermos supostamente isentões, estamos na verdade nos comprometendo com um dos lados?
Chandrakirti não vê problema com você estar tentando encontrar algo [que não seja vazio, impermanente ou cheio de dukkha]. Chandrakirti vê problema se você achar. ~ Dzongsar Khyentse Rinpochetzal.org

Pode procurar o quanto quiser

Chandrakirti não vê problema com você estar tentando encontrar algo [que não seja vazio, impermanente ou cheio de dukkha]. Chandrakirti vê problema se você achar. ~ Dzongsar Khyentse Rinpoche
Thangtong Tulku se descreve como o “tulku mais travesso do planeta” e nos inspira a encontrar sentido no darma e em nossa vida.tzal.org

Uma reflexão pessoal sobre a existência rotulada

Thangtong Tulku se descreve como o “tulku mais travesso do planeta” e nos inspira a encontrar sentido no darma e em nossa vida.
Algumas formas de pensar humanistas ou seculares não consideram possível uma pessoa atingir a remoção completa de seus defeitos e a expressão completa de suas qualidades, sem falha alguma. As pessoas que guardam essa ideia como dogma não são bons candidatos ao refúgio budista. E, em particular, provavelmente não são o público alvo do vajrayana.tendrel

Pureza do darma, cinismo e devoção

Algumas formas de pensar humanistas ou seculares não consideram possível uma pessoa atingir a remoção completa de seus defeitos e a expressão completa de suas qualidades, sem falha alguma. As pessoas que guardam essa ideia como dogma não são bons candidatos ao refúgio budista. E, em particular, provavelmente não são o público alvo do vajrayana.


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