contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
Home > Budismo > Traduções > Alguns Contos Tibetanos > O Roubo de Geshe Ben

O Roubo de Geshe Ben

Geshe Ben foi um monge erudito e realizado da escola Kadampa (preceito oral) que viveu no século XI. Ele era conhecido pelo seu rigoroso treinamento ético e conscientização na aceitação do altruísmo do bodisatva, o praticante no despertar do mahayana.

VAGANDO EM BUSCA DE ESMOLAS um dia, o jovem monge Ben foi convidado à casa de um casal de devotos. Enquanto os fiéis saíram do recinto para preparar alguma comida para o pobre jovem mendicante, Ben repentinamente acordou - como se de um sonho - para perceber-se com a própria mão no pote de biscoitos, procurando por algum chá para si mesmo num pequeno saco em um dos cantos. Ali ele estava, pego em flagrante - ainda que por sua própria consciência meticulosa.

Berrando, "Ladrão! Ladrão!" Ben fez tanto alarde que a família inteira veio correndo, com armas em punho. Para sua surpresa e alívio, eles viram um jovem monge acusando a si mesmo de ladrão, e ameaçando cortar a própria mão ofensora, caso agisse novamente de forma tão má.

Assim o noviço encontrou seu guru interior, a integridade inata da própria sabedoria, de que ele nunca mais se separou.





Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.
tzal.org é produzido por
Padma Dorje.

e-mail

boletim informativo

Tendrel: conexões auspiciosas
canal no YouTube




Banco do Brasil (001)
ag 3.240-9 cc 123.017-4



Sugestões de patronagem recorrente (mensal):








todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2019
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)
Licença Creative CommonsEste obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).

https://tzal.org/o-roubo-de-geshe-ben/