contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
Home > Budismo > Traduções > Alguns Contos Tibetanos > Cruzando para a Outra Margem

Cruzando para a Outra Margem

Dakinis são energias iluminadas femininas que são personificadas como deidades. Aparecendo numa infinidade de formas, são algumas vezes chamadas "dançarinas celestes", pois representam a dança desinibida da atenção desperta na expansão radiante vasta como o céu da vacuidade. Vajra Ioguine é a rainha das dakinis.

UM DIA, DOIS MONGES TIBETANOS que estavam em peregrinação chegaram a um rio turbulento. Nas margens estava uma horrenda velha leprosa esmolando.

Quando os monges aproximaram-se, ela pediu ao par de sacerdotes para ajudá-la a cruzar o rio. Um monge sentiu uma repulsa instintiva. Arrogantemente, ele arregaçou seus flutuantes robes monásticos e caminhou sozinho para as águas. Já no outro lado, ele impaciente perguntou-se se devia esperar por seu demorado amigo. Teria ele abandonado a leprosa, ou viria com ela?

O segundo monge entristeceu-se pela feia senhora deficiente; a compaixão desabrochou espontaneamente em seu coração. Ele acomodou gentilmente a criatura leprosa em suas costas, então, com dificuldade, pôs-se a atravessar a forte corrente.

Uma coisa surpreendente então aconteceu. No meio do rio, onde parecia ser a parte mais difícil da travessia, com água lodosa borbulhando na altura de suas coxas e com as pesadas roupas de lã encharcadas sendo puxadas pela corrente, o bom monge repentina e miraculosamente sentiu o peso ser retirado de sobre suas costas. Ao olhar para cima, ele viu a deidade de sabedoria Vajra Ioguine flutuando graciosamente sobre ele, resgatando-o para o paraíso de dakini onde ela reinava.

O primeiro monge, bastante chocado — tendo sido diretamente instruído tanto na natureza da compaixão quanto da forma ilusória — teve que continuar sua peregrinação sozinho.





Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.
tzal.org é produzido por
Padma Dorje.

e-mail

boletim informativo

Tendrel: conexões auspiciosas
canal no YouTube




Banco do Brasil (001)
ag 3.240-9 cc 123.017-4



Sugestões de patronagem recorrente (mensal):








todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2019
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)
Licença Creative CommonsEste obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).

https://tzal.org/cruzando-para-a-outra-margem/