
O princípio da caridade no budismo
Em filosofia, o princípio de caridade é assumir a melhor interpretação possível da tese do oponente. No budismo isso também é importante.

O que é “natural” para o budismo?
O conceito do que seria “natural” tem um histórico difícil, mas ainda assim é útil no budismo.

Além dos conceitos: o intelecto visto como obstáculo
Nem toda forma de conceitualidade é ruim, nem toda forma de não conceitualidade é boa. As armadilhas dos estereótipos ligados ao pensamento asiático e ao budismo.

Duas realidades e natureza de buda
As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?

Não perca seu tempo com outras ideias
Em determinado ponto a pessoa precisa parar de ser um diletante interessado em cultura e filosofia e ver se quer mesmo se tornar um praticante com refúgio no darma.

Eternalismo, niilismo e outros extremos
Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.

O Buda Existiu?
Há alguma dúvida do príncipe Sidarta Gautama ter caminhado sobre essa terra? Além disso, e mais interessante, qual é a visão budista do conceito de “existência”?

A noção de substância é autocontraditória
O budismo é uma “nontologia”, em que a noção de substância é reconhecida como um conceito inerentemente contestável, ou mesmo autocontraditório. Entre as noções de substância, a mais nefasta, no entanto, é a versão materialista.

Vai, sem reificar a ida
O que significa ir para a outra margem? Por que o mahayana é “grande” realmente? A análise produz um resultado?

O idealismo e o budismo
Usamos o idealismo para combater o realismo, e então abandonamos o idealismo também.

Os reinos budistas realmente existem?
Uma das perguntas mais comuns é se os reinos budistas realmente existem. A tentação é dizer que são meros estados psicológicos, mas será mesmo assim?

Vacuidade e antifilosofia
Qual é mesmo a posição da forma mais sofisticada de filosofia budista, a prasangika madhyamaka, o consequencialismo do caminho do meio. Ela realmente não sustenta uma tese/posição?

Três ondas de distorção do budismo no ocidente A 1ª onda: a distorção dos filósofos
Como os primeiros contatos do budismo com o iluminismo e a filosofia de Schopenhauer deixaram marcas que vivem até hoje na visão popular e acadêmica, e sobretudo na produção textual sobre o assunto em línguas, três ondas de distorção do budismo no ocidenteocidentais.

Lógica modal e budismo
Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”

Lista hierárquica de crenças
Em conversa com alguma pessoa, acabei elencando algumas crenças e sistemões e minha percepção de como seriam ordenados em sentido hierárquico.

Vacuidade em poucas palavras
A ideia era falar de vacuidade em termos do Caminho do Meio, numa série de videos. Mas alguém perguntou, e então fiz esse video mais curto. Pretendo continuar a série sobre o Caminho do Meio.

Caminho do meio: o grandioso e o menorzinho
O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.

História e didática do caminho do meio
Seguindo a série sobre o caminho do meio, o Caminho do Meio como tradição autoidentificada, e como estudar o caminho do meio.

A seda do intelecto
Os vários tipos de análise (com fim, sem fim, indeterminada) e a vipassana que usa a mente sem necessariamente usar o intelecto ordinário, bem como a desnecessidade da análise na realização.

O “gueto” do conhecimento budista
O budismo estabelece três níveis de conhecimento, como é isso?

O sentido do termo “reificar”
Muitas vezes fui questionado sobre o sentido desse termo (que realmente uso bastante). Aqui algumas explicações e definições dele tanto no budismo quanto fora do budismo.

Peculiaridade e Vazio
Mais do que forma é vazio, vazio é forma: uma forma específica é vazio, não é preciso generalizar.

O “problema difícil” e o budismo
Matéria, espírito: quantas substâncias há, como elas interagem se mais de uma? O budismo acha que essas perguntas e termos não têm sentido.

Além do materialismo (material mesmo)
O materialismo é o principal problema para a compreensão do budismo, bem como para o florescimento humano e a sobrevivência do planeta. Ele tem justificação? Como combatê-lo internamente?

Problema do mal no budismo? Não.
Sem um criador e sem uma ignorância com qualquer tipo de existência além de meras formações adventícias, como pode haver um mal verdadeiramente existente?

Por que estudar as feições da cobra falsa?
Epistemologia do convencional no budismo e uma analogia consagrada na literatura do Caminho do Meio.

Notas sobre o Encontro Ocidente e Oriente na PUC-RS
Apresentação que fiz sobre algumas das distorções do budismo.

Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)