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O mecanismo que produz e explora os hábitos é mais profundo do que a faculdade intelectual.tendrel

A publicidade é maior que a filosofia

O mecanismo que produz e explora os hábitos é mais profundo do que a faculdade intelectual.
Sobre o charlatanismo do “Charlie Sheen da filosofia” esloveno e uma crítica pontual de suas visões sobre o budismo.Papo de Homem

Slavoj Žižek: Velhacaria Hipster

Sobre o charlatanismo do “Charlie Sheen da filosofia” esloveno e uma crítica pontual de suas visões sobre o budismo.
Mais sobre budismo e ciência, com uma repetição da questão do materialismo como crença metafísica. Breve análise de uma citação de Dzongsar Khyentse Rinpoche sobre o conceito de falsificabilidade na filosofia da ciência de Karl Popper.tendrel

Falseando a falseabilidade

Mais sobre budismo e ciência, com uma repetição da questão do materialismo como crença metafísica. Breve análise de uma citação de Dzongsar Khyentse Rinpoche sobre o conceito de falsificabilidade na filosofia da ciência de Karl Popper.
A maioria das formas de epistemologia budista parece aceitar isso, por que é assim?tzal.org

Por que a experiência é superior à inferência?

A maioria das formas de epistemologia budista parece aceitar isso, por que é assim?
Usamos o idealismo para combater o realismo, e então abandonamos o idealismo também.tendrel

O idealismo e o budismo

Usamos o idealismo para combater o realismo, e então abandonamos o idealismo também.
Em filosofia, o princípio de caridade é assumir a melhor interpretação possível da tese do oponente. No budismo isso também é importante.tendrel

O princípio da caridade no budismo

Em filosofia, o princípio de caridade é assumir a melhor interpretação possível da tese do oponente. No budismo isso também é importante.
Epistemologia do convencional no budismo e uma analogia consagrada na literatura do Caminho do Meio.tendrel

Por que estudar as feições da cobra falsa?

Epistemologia do convencional no budismo e uma analogia consagrada na literatura do Caminho do Meio.
Por que evitar certas terminologias ao se referir ao estudo acadêmico do budismo e outros pensamentos asiáticos ou do mundo semita?tzal.org

O uso do termo “oriental”: o politicamente correto e o budismo

Por que evitar certas terminologias ao se referir ao estudo acadêmico do budismo e outros pensamentos asiáticos ou do mundo semita?
A primeira nobre verdade é que todas as coisas compostas são insatisfatórias. Porém, devemos praticar o regozijo e o contentamento quanto a nossas qualidades e boas condições, por mais precárias que pareçam, e da mesma forma nutrir grande insatisfação pela forma medíocre com que temos nos engajado no darma. Como é isso?tendrel

Insatisfatoriedade e contentamento

A primeira nobre verdade é que todas as coisas compostas são insatisfatórias. Porém, devemos praticar o regozijo e o contentamento quanto a nossas qualidades e boas condições, por mais precárias que pareçam, e da mesma forma nutrir grande insatisfação pela forma medíocre com que temos nos engajado no darma. Como é isso?
Será mesmo correto dizer que o budismo é um caminho espiritual? A palavra “metafísica” realmente se aplica, em qualquer sentido, ao darma? Examinando mais uma vez as armadilhas do colonialismo universalista que apropriou o darma sob vários vieses e formas no ocidente nos últimos 200 anos.tendrel

Metafísica espiritual budista?

Será mesmo correto dizer que o budismo é um caminho espiritual? A palavra “metafísica” realmente se aplica, em qualquer sentido, ao darma? Examinando mais uma vez as armadilhas do colonialismo universalista que apropriou o darma sob vários vieses e formas no ocidente nos últimos 200 anos.
Em determinado ponto a pessoa precisa parar de ser um diletante interessado em cultura e filosofia e ver se quer mesmo se tornar um praticante com refúgio no darma.tendrel

Não perca seu tempo com outras ideias

Em determinado ponto a pessoa precisa parar de ser um diletante interessado em cultura e filosofia e ver se quer mesmo se tornar um praticante com refúgio no darma.
Os vários tipos de análise (com fim, sem fim, indeterminada) e a vipassana que usa a mente sem necessariamente usar o intelecto ordinário, bem como a desnecessidade da análise na realização.tendrel

A seda do intelecto

Os vários tipos de análise (com fim, sem fim, indeterminada) e a vipassana que usa a mente sem necessariamente usar o intelecto ordinário, bem como a desnecessidade da análise na realização.
Se pegamos duas visões díspares e apenas tentamos fazer com que uma funcione com a outra, nunca vai funcionar. A união no sentido do caminho do meio, é o fato de que vacuidade e aparência são dois aspectos de uma mesma coisa.tendrel

O que é imune à análise

Se pegamos duas visões díspares e apenas tentamos fazer com que uma funcione com a outra, nunca vai funcionar. A união no sentido do caminho do meio, é o fato de que vacuidade e aparência são dois aspectos de uma mesma coisa.
A ideia era falar de vacuidade em termos do Caminho do Meio, numa série de videos. Mas alguém perguntou, e então fiz esse video mais curto. Pretendo continuar a série sobre o Caminho do Meio.tendrel

Vacuidade em poucas palavras

A ideia era falar de vacuidade em termos do Caminho do Meio, numa série de videos. Mas alguém perguntou, e então fiz esse video mais curto. Pretendo continuar a série sobre o Caminho do Meio.
Se você percebe as coisas diferente de mim, é verdade que o que você fala tem necessariamente tanto valor quanto o que eu falo?tendrel

O perigo do relativismo

Se você percebe as coisas diferente de mim, é verdade que o que você fala tem necessariamente tanto valor quanto o que eu falo?
Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”tendrel

Lógica modal e budismo

Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”
Começando uma série sobre a escola/conceito do “caminho do meio”.tendrel

O que é “Caminho do Meio”?

Começando uma série sobre a escola/conceito do “caminho do meio”.
Algumas pessoas me perguntam como no darma não é relativismo quando se explica que um deva vê água como ambrosia enquanto que um preta vê lava. É simples: água, lava e ambrosia são, as três, projeções de seres ignorantes.tzal.org

Por que o darma não é relativista

Algumas pessoas me perguntam como no darma não é relativismo quando se explica que um deva vê água como ambrosia enquanto que um preta vê lava. É simples: água, lava e ambrosia são, as três, projeções de seres ignorantes.
Nem toda forma de conceitualidade é ruim, nem toda forma de não conceitualidade é boa. As armadilhas dos estereótipos ligados ao pensamento asiático e ao budismo.Buda Virtual

Além dos conceitos: o intelecto visto como obstáculo

Nem toda forma de conceitualidade é ruim, nem toda forma de não conceitualidade é boa. As armadilhas dos estereótipos ligados ao pensamento asiático e ao budismo.
O conceito do que seria “natural” tem um histórico difícil, mas ainda assim é útil no budismo.tendrel

O que é “natural” para o budismo?

O conceito do que seria “natural” tem um histórico difícil, mas ainda assim é útil no budismo.
Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.Buda Virtual

Eternalismo, niilismo e outros extremos

Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.
O materialismo é o principal problema para a compreensão do budismo, bem como para o florescimento humano e a sobrevivência do planeta. Ele tem justificação? Como combatê-lo internamente?tendrel

Além do materialismo (material mesmo)

O materialismo é o principal problema para a compreensão do budismo, bem como para o florescimento humano e a sobrevivência do planeta. Ele tem justificação? Como combatê-lo internamente?
Na visão budista o realismo muitas vezes é afirmado como uma crença injustificada, e uma forma aguda de ignorância. Como pode isso? Como a refutação de algo tão essencial a quem tem olhos, ouvidos, etc., surgiu por adaptação evolucionária e produziu linguagem pode ter uma variante não patológica?tzal.org

A crença infundada em uma realidade externa

Na visão budista o realismo muitas vezes é afirmado como uma crença injustificada, e uma forma aguda de ignorância. Como pode isso? Como a refutação de algo tão essencial a quem tem olhos, ouvidos, etc., surgiu por adaptação evolucionária e produziu linguagem pode ter uma variante não patológica?
As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?tendrel

Duas realidades e natureza de buda

As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?
O colonialismo e a apropriação cultural acabaram falando do budismo em termos tais como transcendente, metafísico, filosófico e espiritual. Neste artigo destrincho o viés etnocêntrico e profundamente impreciso da aplicação desses termos ao Darma do Buda.tzal.org

O budismo é um caminho espiritual?

O colonialismo e a apropriação cultural acabaram falando do budismo em termos tais como transcendente, metafísico, filosófico e espiritual. Neste artigo destrincho o viés etnocêntrico e profundamente impreciso da aplicação desses termos ao Darma do Buda.
O budismo estabelece três níveis de conhecimento, como é isso?tendrel

O “gueto” do conhecimento budista

O budismo estabelece três níveis de conhecimento, como é isso?
Sobre a relação do budismo com a academia, em particular com a filosofia e a psicologia.Buda Virtual

Budismo, Soro Antifilosofídico

Sobre a relação do budismo com a academia, em particular com a filosofia e a psicologia.
O que significa ir para a outra margem? Por que o mahayana é “grande” realmente? A análise produz um resultado?tendrel

Vai, sem reificar a ida

O que significa ir para a outra margem? Por que o mahayana é “grande” realmente? A análise produz um resultado?
O pensamento simplista pode nos levar à intolerância, moralismo e ao fascismo.tendrel

Nuança, complexidade, “depende”

O pensamento simplista pode nos levar à intolerância, moralismo e ao fascismo.
Uma premissa oculta a tanto lógica modal quanto noções de livre arbítrio é um mundo criado. Como no budismo um mundo criado é impossível, se torna difícil o diálogo com essa metodologia e tema filosóficos.tendrel

Filosofia e budismo: e quando o teísmo está escondido?

Uma premissa oculta a tanto lógica modal quanto noções de livre arbítrio é um mundo criado. Como no budismo um mundo criado é impossível, se torna difícil o diálogo com essa metodologia e tema filosóficos.


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