tendrel
Arhats e bodisatvas
Dois tipos de vacuidade e refutação da existência inerente dos agregados, um grosseiro, e um sutil.
tendrel
Vacuidade do que é falso
A questão de se a natureza de buda é permanente ou impermanente, e também a questão de como as coisas que são inválidas no convencional também são vazias.
tendrel
Quem falou em ausência de eu?
Muitas perguntas comuns sobre ausência de eu não levam em consideração contextos básicos.Muitas perguntas comuns sobre ausência de eu não levam em consideração contextos básicos.
tendrel
Donald Trump e o caminho do meio
Robert Muller e o Departamento de Justiça Americano tem uma orientação ética interna de não poder indiciar o presidente. O relatório dele sobre Trump, portanto, guarda certa semelhança com a “negativa não afirmativa” considerada prerrogativa da escola de caminho do meio consequencialista (prasangika). Muller só pode dizer sobre a situação de coisas “não pode dizer que o presidente não cometeu um crime”.
tendrel
Vacuidade e bodicita
Qual a relação entre o aspecto do desejo intenso pela iluminação dos outros e a natureza verdadeira da realidade?
tendrel
Estabelecendo o veículo único
Saber que o eu não se aplica aos agregados não é a mesma coisa que reconhecer a vacuidade dos agregados. Reconhecer a vacuidade dos agregados, porém, implica saber que o eu não pode se aplicar aos agregados.
tendrel
Algumas respostas ao vídeo sobre vacuidade
Três intervenções ao vídeo “Vacuidade em poucas palavras”, com resposta.
tendrel
Graus de visão da pureza
O oponente fala de classes ou níveis de tantra, nós também falamos de classes ou níveis de tantra. Que sentido há em falar em níveis de tantra e se referir apenas a uma diferença em meios? Porque precisa haver uma diferença em visão?
tendrel
Causas, circunstâncias e continuidade
Que influência das ações durante a vida têm no momento da morte, já que esse momento é tão caótico e qualquer coisa pode acontecer? Como algo pode continuar de uma vida para a outra sem um substrato?
tendrel
Reconhecer isso é maravilhoso
Não entender a vacuidade corretamente significa não produzir renúncia ou realização, bem como não praticar corretamente.
tendrel
Vacuidade e pensamento mágico
Há uma diferença essencial entre reconhecer a vacuidade em termos de uma negação e um negandum, e reconhecer a união entre vacuidade e aparência -- apenas a segunda forma efetivamente permite o vajrayana.
tendrel
Vacuidade e didática da vacuidade
De que forma o oponente se diz um proponente de consequencialismo, vacuidade intrínseca e embasado nas escrituras e no raciocínio, e se mostra um proponente do raciocínio autônomo, vacuidade extrínseca e em contradição com as escrituras e o raciocínio?
tendrel
Algumas palavras sobre impermanência e vacuidade
A relação íntima entre dois elementos cruciais no darma.
tendrel
Oferendas simbólicas
Para que os Budas precisariam de água, flores e todas essas coisas que dispomos no altar? Como nós nos beneficiamos da prática de oferenda “simbólica”.
tendrel
Como o desenho de uma lamparina
Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.
tendrel
Veículos dos ouvintes e dos solitários
Segundo o mahayana, o Buda ensinou dois veículos inferiores para seres sem a coragem e capacidades necessárias para a prática do mahayana. Como esses seres chegam enfim a iluminação final, se tais veículos não produzem a realização completa?
tzal.org
Peculiaridade e Vazio
Mais do que forma é vazio, vazio é forma: uma forma específica é vazio, não é preciso generalizar.
tendrel
Ouro fino
Refazemos o caminho de 4.2.2.2.2.4.1.4 com o comentário de Troshul Jamdor, que examina como os diversos veículos (aceitos pelo oponente) justificam a visão do pináculo da nyingma.
tendrel
O que é sabedoria para o budismo?
O sentido próprio de conhecimento no budismo é conhecer a verdadeira natureza de si próprio e das coisas.
tendrel
O budista fanboy da ciência
Será mesmo que o budismo se beneficia do exame científico de elementos tais como a meditação? Qual é o limite do estudo científico do darma?
tendrel
Se vale tudo, não vale nada
Ao realizar a ausência de eu, já que se realiza a vacuidade de uma coisa, não seria natural simplesmente realizar a vacuidade de todas as outras coisas?
tendrel
Atingir a bonança
A negativa não implicativa revela a não elaboração além do cansaço de ter que defender qualquer tese.
tendrel
Vacuidade em poucas palavras
A ideia era falar de vacuidade em termos do Caminho do Meio, numa série de videos. Mas alguém perguntou, e então fiz esse video mais curto. Pretendo continuar a série sobre o Caminho do Meio.
tendrel
Deidade do pensamento mágico
Praticar a deidade no tantra budista significa simultaneamente manter a visão da vacuidade, caso contrário, estaremos praticando como um não budismo.
tzal.org
Seriam os reinos budistas apenas metáforas?
Muitas vezes os professores do darma, em particular no ocidente, adotam uma interpretação psicológica quanto aos elementos budistas menos palatáveis ao gosto moderno, principalmente quando tais aspectos parecem desafiar as superstições materialistas prevalentes. Mas é mesmo preciso acreditar na existência efetiva de vários céus e infernos para praticar o darma? Os reinos de sofrimento, as terras puras e seus habitantes realmente existem de acordo com as expectativas e valores da Índia medieval — rios de lava ou leite com mel, palácios e adereços próprios das monarquias védicas, e criaturas tais como yakshas, rakshasas, gandarvas, nagas e pretas?
tendrel
União na não elaboração
Mipam Rinpoche descreve dois tipos de vacuidade extrínseca, uma para cada extremo. Como superar as diferenças e atingir a união na não elaboração?
tendrel
Quem é dono da vacuidade?
A vacuidade tem um âmbito definitivo e um expediente, no âmbito expediente, há dois tipos de negação, a identitária e a existencial. Qual das duas representa a tradição nyingma?
tendrel
O exame da igualdade e da diferença
A ausência de existência própria do pilar, e o pilar não ser vazio de pilar, são a mesma coisa ou são diferentes? Nos dois casos, não dá certo.
tendrel
História e didática do caminho do meio
Seguindo a série sobre o caminho do meio, o Caminho do Meio como tradição autoidentificada, e como estudar o caminho do meio.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)