• Diversos
tendrel
Budismo de autoajuda
Existe um estilo de ensinar o darma que responde mais ou menos as mesmas prerrogativas de coachs e gurus de autoajuda.
tendrel
Mahayana e vajrayana
Qual a diferença entre os dois yanas, por que as pessoas os confundem com tradições ou linhagens?
tendrel
Desperdiçar méritos
Podemos usar tanto o sofrimento quanto a felicidade, indistintamente, para alavancar a prática do darma.
tzal.org
Além do Certo e do Errado
Pema Chodron é uma monja estadunidense da linhagem Kagyu do Budismo Tibetano, e é diretora da Abadia Gampo, em Cape Breton, Nova Scotia. Foi aluna do falecido Chogyam Trungpa Rinpoche e em 1974 recebeu ordenação como noviça de Sua Santidade Gyalwa Karmapa. A editora Helen Tworkov conduziu esta entrevista para a Tricycle em Nova Scotia em Junho de 1993.
tendrel
O que é sabedoria para o budismo?
O sentido próprio de conhecimento no budismo é conhecer a verdadeira natureza de si próprio e das coisas.
tendrel
Luz, câmera, darma: A mulher nas dunas (1964)
“Fascinante, erótico, inesquecível”, essa era a frase promocional do filme. Trungpa Rinpoche certamente concorda com ela.
tendrel
A Invenção do Budismo “Mais Antigo”
Será mesmo que o Cânone em Páli é a fonte mais antiga — ou mais fidedigna, dos ensinamentos do Buda?
tendrel
Como mudar hábitos e reduzir o carma
A prática budista é desenhada para transformarmos nossa mente.
tendrel
Sacrifício de animais
Qual a posição budista sobre outras religiões que consideram correto e bom matar em nome de suas crenças?
tendrel
Conexões radioativas
Para determinar se alguma tradição não é boa, algumas vezes é necessário confiar na opinião de especialistas. E talvez você não consiga entender o porquê.
tendrel
O carma não é linear
Como os seres nos infernos seriam capazes de ações que os tirariam de lá? Por que algumas vezes pessoas terríveis e que agem tão mal parecem ter vidas tão fáceis e boas por tanto tempo?
tendrel
Ter compaixão não significa ser bobo
Deixar os outros passarem você para trás pode ser compaixão?
tendrel
Usar a mente não é reconhecer a mente
Após avaliar o valor do estudo e da meditação analítica conceitual ou pelo menos aguerrida a uma “posição mental”, começamos a crítica a essa posição. Ironicamente, também recomendo dois trabalhos acadêmicos recentes sobre budismo (nenhum deles diretamente ligado à questão).
diletante extraordinário
A esfera única, Sinclair modo slow, não mais gaúcha
O encontro com a verdadeira natureza através de pontos luminosos. Reminiscências, interjeições e cantos de tempos e lugares longínquos. Como a mente produz obscurecimento intelectual pela reificação de hábitos e tendências, e pelo não reconhecimento direto. Programação wabi-sabi. COBOL, 48kb, e o efeito negativo de escolhas precipitadas. Amor de Mozimbo, nada pode nunca dar verdadeiramente errado.
tzal.org
Bloqueador de publicidade, você não usa?
Como assim? Se você não usa bloqueador, já faz parte do apocalipse zumbi e nem tava sabendo!
tzal.org
Bodisatva Petralha
Nagarjuna, no séc III, e direitos humanos para humanos dir... seres sencientes atrapalhados de modo geral. Pergunta aí se Jesus, que era excelente hippie abraçador de árvores esquerdinha e tudo mais, chegou a advertir sobre cadeias privadas -- Nagarjuna avisou: era ainda mais diretório acadêmico petralha. (Trechos da Guirlanda Preciosa, versos 330 a 338).
tendrel
O uso do intelecto no budismo
Qual é o uso do estudo detalhista e pormenorizado de textos clássicos budistas? Qual é a função do intelecto na prática?
tendrel
A seda do intelecto
Os vários tipos de análise (com fim, sem fim, indeterminada) e a vipassana que usa a mente sem necessariamente usar o intelecto ordinário, bem como a desnecessidade da análise na realização.
tendrel
Darma alienado
O darma algumas vezes parece uma fantasia, totalmente separado de nossa vida cotidiana. Nem toda tentativa de integrar o darma, no entanto, é saudável.
tendrel
Adoração de imagens no budismo?
As religiões abraâmicas têm problemas com o que chamam de “adoração de imagens” ou “ídolos”. O budismo, no entanto, em toda a sua diversidade, parece se dar bem com as representações de budas e bodisatvas -- seja através de uma noção de adoração direta, ou como um lembrete do Buda e de seus ensinamentos. Será que sempre foi assim? Será que o próprio Buda não preferia não ser representado? O que o colonialismo tem a ver com isso?
tendrel
“Me faz um com tudo aí...”
Há experiências de meditação e reinos no samsara que soam até parecidas com iluminação, mas que de iluminação não tem nada. Como é isso?
tendrel
É adequado evitar certas pessoas?
De modo geral a prática de compaixão é essencial, desde que você seja capaz de realmente beneficiar os seres. Se você vai se prejudicar ou aos outros, melhor se afastar.
tendrel
Praticantes secretos
Uma vez houve alguém que se iluminou sem parecer estar praticando. É esse exemplo que vamos seguir?
tendrel
Não vai dar certo
Enquanto não tivermos certeza de que todas as coisas compostas não são confiáveis, não temos como efetivamente praticar o darma.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)