• Diversos
tzal.org
A grande perfeição: uma entrevista com Chagdud Tulku Rinpoche
Em 1992 Wes Nisker entrevistou Chagdud Rinpoche sobre a prática de dzogchen para a revista Inquiring Mind (Mente que Busca).
tendrel
Volição, negligência e carma
O Buda disse que carma é ação volitiva. Porém, volição para o budismo inclui qualquer ação cometida com uma aflição mental em mente. Portanto ignorância, não se importar com os outros e desprezo são elementos ativos, pelos quais somos responsáveis.
tendrel
Algumas respostas ao vídeo sobre vacuidade
Três intervenções ao vídeo “Vacuidade em poucas palavras”, com resposta.
tendrel
O que é mandala para o budismo?
O sentido popular do termo é muito mais raso do que a verdadeira mandala de sentidos que o vajrayana proporciona.
tzal.org
Filosofia: forma de vida & passarela de egos
A experiência numa graduação em Filosofia no Brasil comentada por alguém que fez o curso em busca de estudar “formas peculiares da mente se confundir”.
tendrel
Por que plantas não renascem?
Plantas têm consciência? Matar plantas gera carma? Qual a visão do budismo?
tendrel
Não Causal
O que se quer dizer quando se usa a expressão "não causal"? Mais uma vez, vamos examinar os aspectos relativo e o definitivo.
tendrel
Zazen no budismo tibetano?
Será que no budismo tibetano existe meditação silenciosa? De que tipo? Como isso está conectado com nossa discussão do terceiro ponto do Farol da Certeza, sobre não elaboração?
tendrel
O carma é uma prisão inexorável?
Será que o carma é circular, determinado? Ou será possível transformar a vida, através do entendimento da noção de carma?
tendrel
Siddhas e vidyadharas
Além do arhat e do bodisatva, há mais categorias de seres realizados no budismo vajrayana. Como fica isso? Para quem a gente faz as oferendas ao altar?
tendrel
Budismo classe média branca
É preciso mudar a sociedade para facilitar os ensinamentos para os seres?
tendrel
Luz, câmera, darma: 10 Filmes recomendados pelo Rinpoche
Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche (DJKR, já que não é adequado usar apenas “Dzongsar”, e há mais de um Khyentse Rinpoche), um butanês que é um dos maiores professores contemporâneos do budismo tibetano, é também cineasta. Ao longo dos anos ele recomendou vários filmes como seus favoritos, e aqui está uma lista, também tentando explicar que valor eles poderiam ter como ensinamentos do darma, se é que algum.
tzal.org
Não se importe com o alvo dos outros
Trecho do livro “Fofoca de Cigano” de Trinley Norbu Rinpoche
tendrel
Envenenados pelo diletantismo espiritual
Você beberia leite de uma xícara imunda? Por que então as pessoas algumas vezes procuram o darma de fontes evidentemente distorcidas, colonialistas, datadas e misturadas com outras tradições religiosas?
tendrel
O que é iniciação no budismo?
O que se chama de cerimônia de iniciação, no budismo, é algo exclusivo do Vajrayana. Muita gente não sabe, mas não é como se começa no budismo, de forma geral. Do que se trata?
tendrel
Guru Rinpoche (Padmasambhava)
O Segundo Buda que possibilitou a entrada do budismo no Tibete, e que melhor expressa os ensinamentos vajrayana neste mundo.
tendrel
Só os orientais conseguem entender
É mesmo o caso de que o ocidental, e particularmente o homem moderno, não tem o temperamento, a capacidade e a inclinação para praticar disciplinas asiáticas? Será que a mente ocidental é diferente da mente asiática, ao ponto de certos conceitos serem impossíveis de entender?
tendrel
Budismo e vegetarianismo
A visão budista sobre o consumo de carne é mais cheia de nuança e complexidade do que pode parecer a primeira vista.
tendrel
Atingir a bonança
A negativa não implicativa revela a não elaboração além do cansaço de ter que defender qualquer tese.
tendrel
“Você já é um buda!”
É bem verdade que o sentido definitivo das coisas é que não há nada a melhorar. No entanto, se isso é usado como desculpa no âmbito relativo, apenas produz infernos.
tzal.org
“Iluminação” e outras luminosidades budistas
De onde vem o conceito de iluminação no budismo? O que é a iluminação, e quais as outras metáforas de luz na tradição budista?
tzal.org
Diretrizes de mídia social para quem se supõe aluno do vajrayana
Texto de Dzongsar Khyentse Rinpoche sobre como uma pessoa que espera ser um praticante do budismo vajrayana deve se comportar em redes sociais.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)