contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeEste siteHistórico do design de tzal.org

Histórico do design de tzal.org

Meu primeiro website foi para o ar em 1996, infelizmente eu não tenho os arquivos originais, mas tratava-se de uma letra hebraica Aleph em azul, com algum efeito no Photoshop, e um fundo branco. Devia haver seis ou sete textos, dois ou três de Jorge Luís Borges, e os outros de minha autoria. Uma versão, agora preta, também de 1996, pode ser vista no álbum de sites antigos.

Com relação a tzal.org, o projeto começou num servidor caseiro, em meados de 2001, mas só tomou forma em 2003, quando comprei meu primeiro domínio e passei a pagar hospedagem.

tzal.org em 2007

tzal.org em 2005.

A primeira versão de tzal.org ainda era no formato de um blog. As pessoas algumas vezes me perguntam se meu site é um blog ou um “site” — e a resposta é que não é um blog porque não há ênfase alguma em cronologia, isto é, os itens não são organizados numa ordem de postagem, ou mesmo com datas. Tendo dito isso, não tenho absolutamente nada contra blogs e já tive muitos, até mesmo no estilo “autoconfessional”, que normalmente são o alvo maior das criticas.

tzal.org em 2007

tzal.org em 2007, ainda no formato blog.

A ideia do logo surgiu da metáfora usual nos ensinamentos do budismo tibetano em que o arco-íris representa um surgimento de qualidade onírica, criativa, sendo usado como metáfora para a manifestação das atividades iluminadas no mundo, e o fato de que a luminosidade se automanifesta como diversidade.

prisma fotorealista

A imagem realista do prisma que inspirou o logo.

O prisma do logo, até a versão atual, foi retirado da imagem acima e photoshopado de várias formas. Num determinado ponto, a opção foi por estilizar o arco-íris (que curiosamente nunca fez ninguém ligar o site ao movimento LGBT) nas cinco cores tibetanas.

cores tibetanas estilizadas

As cores tibetanas estilizadas na versão usada até dezembro de 2014.

Na versão atual optei por redesenhar o prisma do logo e não usar a versão fotorealista. Primeiro desenhei um prisma e um “arco-íris” nas cores chapadas tibetanas:

primeira versão não fotorrealista do prisma

A versão não fotorrealista do prisma.

E então apliquei os efeitos de iluminação do photoshop e repeti elementos tipográficos de versões anteriores, com o seguinte efeito:

tzal.org em setembro de 2016

A versão de até setembro de 2016, com o prisma não fotorrealista.

No fim de 2016, com a divulgação de material pelo Facebook se tornando uma realidade cotidiana, imagens apropriadas foram geradas para muitas das páginas e para o site em geral. Como exemplos:

Graphs de tzal.org em 2024

Graph para criação de links automáticos em redes sociais.

Enfim, 2017 viu uma renovação do site com uma página de rosto e logo redesenhados.


A versão de 2017, a primeira com o logo em gráfico vetorial.

A versão de 2017, a primeira com o logo em gráfico vetorial.

Sem dúvida o site vai seguir se renovando com o tempo.

Obrigado pela atenção, Padma Dorje, abril de 2017 (primeira edição de dezembro de 2014).

esfera/sphere


O argumento de que devemos “sair das bolhas” e estar abertos a discutir com quem pensa diferente é, muitas vezes, uma falácia. // Podemos estabelecer três critérios simples: 1) em que pé estamos? 2) vai adiantar? 3) vale o tempo empregado?tzal.org

Quem Pensa Diferente Vale Mesmo a Pena?

O argumento de que devemos “sair das bolhas” e estar abertos a discutir com quem pensa diferente é, muitas vezes, uma falácia. // Podemos estabelecer três critérios simples: 1) em que pé estamos? 2) vai adiantar? 3) vale o tempo empregado?
Assine meu boletim por e-mail para receber informações atualizadas de minhas atividades e interesses.tzal.org

Boletim informativo

Assine meu boletim por e-mail para receber informações atualizadas de minhas atividades e interesses.
Uma lista de ideias, instituições e empresas que desaprovo e tento boicotar.tzal.org

Ativismo, Causas e Princípios que Aprovo

Uma lista de ideias, instituições e empresas que desaprovo e tento boicotar.
Cartão de Guru Rinpoche da estátua no mosteiro de Samye que foi destruída pela revolução cultural. Guru Rinpoche teria abençoado essa estátua dizendo que era parecida com ele, e então ficou conhecida como “parece comigo”. Contém também trechos de um tesouro de Karma Lingpa sobre os benefícios de recitar o mantra do guru.tzal.org

Padmasambhava “parece comigo”

Cartão de Guru Rinpoche da estátua no mosteiro de Samye que foi destruída pela revolução cultural. Guru Rinpoche teria abençoado essa estátua dizendo que era parecida com ele, e então ficou conhecida como “parece comigo”. Contém também trechos de um tesouro de Karma Lingpa sobre os benefícios de recitar o mantra do guru.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).