contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomePessoalLivrosFilosofia: forma de vida & passarela de egos

Filosofia: forma de vida & passarela de egos

A experiência numa graduação em Filosofia no Brasil comentada por alguém que fez o curso em busca de estudar “formas peculiares da mente se confundir”.

Além da introdução confessional, meia dúzia de trabalhos em torno da filosofia da linguagem do Segundo Wittgenstein pontuam reflexões sobre discurso indireto, externismo, a possibilidade de comunicação e algumas conexões inusitadas com o pensamento budista da Prasangika Madhyamaka.

Para o livro em formato brochura, envie email para padma.dorje@gmail.com com seu endereço e faça uma transferência de 65 reais pelo pix para o mesmo endereço. O valor cobre o custo do livro e transporte, se você vai pedir mais exemplares ou outra coisa junto, converse comigo por email.

brochura: 210 páginas, dimensões 16 x 1,2 x 23cm
kindle: 661 KB, equivalentes a 184 páginas
(o texto é idêntico nas duas versões).

A capa representa o experimento de pensamento do besouro na caixa, presente nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Ela foi feita inspirada no estilo editorial brasileiro do fim dos anos 80. A tipografia interna (da versão brochura) e externa (exceto a palavra "filosofia") é de Bruce Rogers, 1914, imitando o estilo da Eusebius (1469) de Nicholas Jenson e de um tipo usado por Francesco Griffo em 1495.

Sumário e Índice, como na edição brochura:



Tenho outros livros em produção, se quiser ajudar financeiramente para os projetos andarem mais rápido, há vários meios.

Quando cursei filosofia, meu interesse se voltou para os comentários de Kierkegaard sobre a ironia Socrática. O que me interessava na ideia de uma ação filosófica como primeiramente irônica vinha de uma experiência pessoal, em vários âmbitos, onde eu frequentemente percebia uma assimetria abismal entre duas pessoas tentando se comunicar.Papo de Homem

Ironia rasteira e ironia trágica

Quando cursei filosofia, meu interesse se voltou para os comentários de Kierkegaard sobre a ironia Socrática. O que me interessava na ideia de uma ação filosófica como primeiramente irônica vinha de uma experiência pessoal, em vários âmbitos, onde eu frequentemente percebia uma assimetria abismal entre duas pessoas tentando se comunicar.
Exemplo de alguém a evitar. Uma pessoa que se passa por monge budista em Pelotas.tzal.org

O Triste Caso de Nellson Ribeiro (“Padma Querido”)

Exemplo de alguém a evitar. Uma pessoa que se passa por monge budista em Pelotas.
Whorfismo? Relatividade linguística? Será que quem fala chinês pensa estruturalmente diferente de quem fala espanhol? A língua que falamos altera a estrutura de nosso pensamento? Os altos e baixos da teoria da relatividade linguística, entrando em algumas conexões inusitadas com filosofia e literatura. (Esses seriam temas que eu poderia explorar se não ficasse doidinhando no Joyce e no Wittgenstein, de novo.)Papo de Homem

Pega aí, pós-modernidade do relativismo linguístico

Whorfismo? Relatividade linguística? Será que quem fala chinês pensa estruturalmente diferente de quem fala espanhol? A língua que falamos altera a estrutura de nosso pensamento? Os altos e baixos da teoria da relatividade linguística, entrando em algumas conexões inusitadas com filosofia e literatura. (Esses seriam temas que eu poderia explorar se não ficasse doidinhando no Joyce e no Wittgenstein, de novo.)
Uma curadoria embasada em meu próprio padrão de uso e preferências pessoais.tzal.org

Softwares e serviços que recomendo

Uma curadoria embasada em meu próprio padrão de uso e preferências pessoais.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).