tzal.org
Latência e Economia da Atenção
Artigo sobre o impacto em termos de latência (tempo para começar a aparecer coisas) das diversas camadas de abstração no design de websites.
tzal.org
Documentários e filmes sobre seitas e gurus falsos
No livro Feet of Clay (“Pés de Barro”) Anthony Storr examina as características psicológicas que levam ao extremo carisma combinado com comportamento narcisista, psicopata ou criminoso de vários líderes (especialmente religiosos, mas não só). Aqui recomendo alguns documentários sobre seitas bizarras e líderes patológicos.
tzal.org
Vendendo Psicodélico por Lebre
Uma descrição das falácias mais comuns ligadas à ideia de que drogas alucinógenas proporcionariam experiências religiosas verdadeiras.
tzal.org
O Bate-Papo do Caroço de ir Além do Cair-a-Ficha
Xaribão-Sangue-Bão intima Tô-Ligado-nos-Gemido-do-Mundo pra dar umas reais. Texto de 1996, em Memórias do Neto de Dacum o Aborígene (outrora intitulado “c1ber%amanism0”), e não me digam que não me esforço para popularizar o darma!
tzal.org
Quem Pensa Diferente Vale Mesmo a Pena?
O argumento de que devemos “sair das bolhas” e estar abertos a discutir com quem pensa diferente é, muitas vezes, uma falácia. // Podemos estabelecer três critérios simples: 1) em que pé estamos? 2) vai adiantar? 3) vale o tempo empregado?
tzal.org
Materialismo: não chega nem a estar errado
A visão predominante hoje é o materialismo, mas ele tem algum embasamento?
tzal.org
A condição humana
Uma reflexão sobre gostos e filmes, e dificuldades que as pessoas, pessoando, têm com certos gêneros.
tzal.org
Robô significa escravo: o humano na senzala algorítmica
Muito se fala de tecnologias disruptivas, particularmente desde os anos 2010. Entre todas elas – até mais do que bioengenharia e nanotecnologia, duas coisas com óbvio potencial de por si só virar tudo de cabeça para baixo – a inteligência artificial é a queridinha do momento. Não que o alarme não tenha soado, com figuras como Stephen Hawking, Dzongsar Khyentse Rinpoche e Elon Musk fazendo advertências bem públicas quanto a seus perigos. No entanto, o grande problema da inteligência artificial já pode ter cerca de 200 anos, e não tem tanto a ver com computadores – como é isso?
tzal.org
As premissas injustificadas da ciência
A maioria de nós acredita que as trevas do pensamento supersticioso e irracionalista, em que a vontade se confunde com realidade, foi absolutamente superado pela ciência. Porém, até que ponto a ciência realmente explica as coisas, e ela pode superar ou substituir de fato o sentimento religioso e prover sentido para a vida humana? Isso é uma pretensão verdadeiramente científica ou apenas expectativa de seus seguidores menos esclarecidos? Mais do que isso, o quanto ainda persiste de irracionalista na própria ciência?
tzal.org
A autenticidade e o exemplo imperfeito de Oscar Wilde
Oscar Wilde escreveu muitas vezes sobre autenticidade e duplicidade, sua vida espelha um bocado essa dicotomia.
tzal.org
O materialismo não é falseável
Explicação de porquê o fisicalismo/materialismo são crenças metafísicas. É óbvio, mas muita gente ainda pensa que se trata de teorias baseadas em “evidências”.
tzal.org
A húbris científica
A ciência anda confiando demais no próprio taco, projetando uma sombra sobre o futuro.
tzal.org
Capitalismo é papo de vendedor
Pequena pensata sobre a natureza geral da defesa do capitalismo.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)