contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoArtigosSugestão de Termo: “Nontologia”

Sugestão de Termo: “Nontologia”

Buda aponta para a Lua, muita gente se fixa no dedo.

Enquanto isso a nontologia budista segue seu joguinho de forma e vazio.

Ontologia é o ramo da filosofia que estuda o ente enquanto ente, e nada além disso. Isto é, o objeto da ontologia, característica central da metafísica, é um objeto que o budismo nega. O budismo propõe shunyata, vacuidade — isto é, não há algo independente (de observador, das aparências).

Alguns estudiosos não budistas, como Pugliananda, acreditam que o budismo é uma "ontologia de processo", no quais entes não são estabelecidos, mas existem em relação uns com os outros. Porém isto é levar o termo "ontologia" a um extremo descaracterizador. Ontologia, por definição, busca o que é fundamental ao ser — o budismo nega o fundamento ao ser. A existência relativa, aparência, o budismo certamente não nega — mas esta não é objeto da ontologia. Ontologia, para o budismo, é um ramo todo ele embasado em ignorância.

Por isso em 2012 cunhei (ou acredito ter cunhado) essa expressão "nontologia". Mais do que uma não metafísica, ou uma antimetafísica, o budismo (ou pelo menos a tradição madhyamaka) é uma negação justo do "ente enquanto ente", o objeto da ontologia.

Uma visão panorâmica e crítica da tendência universalista predominante (a ideia de que todas as religiões dizem as mesmas coisas com outras palavras), em contraponto aos ensinamentos budistas tradicionais que dizem respeito aos “três defeitos do pote”.tzal.org

Para o budismo, só o Buda salva?

Uma visão panorâmica e crítica da tendência universalista predominante (a ideia de que todas as religiões dizem as mesmas coisas com outras palavras), em contraponto aos ensinamentos budistas tradicionais que dizem respeito aos “três defeitos do pote”.
As diversas formas de classificar os ensinamentos, em tradições, escolas, ordens e yanas.tzal.org

Taxonomias do Darma do Buda

As diversas formas de classificar os ensinamentos, em tradições, escolas, ordens e yanas.
Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.Buda Virtual

Eternalismo, niilismo e outros extremos

Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.
A noção de substância, seja ela material ou espiritual, não existe no budismo.tendrel

A dicotomia material/espiritual faz sentido no budismo?

A noção de substância, seja ela material ou espiritual, não existe no budismo.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).