O budismo é contra os direitos humanos?
É óbvio que o budismo é a favor de direitos humanos, como poderia ser diferente? Porém, atualmente surge um discurso anticolonialista no budismo que desafia a noção de direitos humanos, como é isso?
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• m4a do podcast.
◦ Evento com Dzongsar Khyentse Rinpoche no Brasil, de 15 a 24 de novembro de 2024
◦ Budismo, engajamento político e direitos humanos, artigo que preparei após este vídeo, e que lida com o assunto de forma bastante mais profunda (texto em tzal.org)
◦ The Just King, livro sobre política no budismo por Mipam Rinpoche (em amazon.com.br)
◦ Bodisatva Petralha (texto em tzal.org)
Nagarjuna sobre o tratamento de prisioneiros no budismo, no séc II.
◦ Budismo, Religião sem Deus (vídeo no canal Tendrel)
◦ Buddhism and Human Rights (livro em amazon.com.br)
◦ Texto de um lama e erudito butanês, em inglês, explicando a posição crítica do budismo
◦ A evidente base cristã da noção de direitos humanos (artigo em inglês)
◦ Religious Human Rights in Global Perspective: Religious Perspectives (livro em inglês na amazon.com.br, também evidenciando a base abraâmica da noção de direitos humanos)
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Luz, câmera, darma: O Pequeno Buda (1993)
É 1993, o grunge tibetano ecoa por todo lado. Somos todos Jesse Orelhas Compridas. What a wicked game to play, Dzongsar Khyentse Rinpoche... nos confrontando dessa forma com Sidarta Reeves e o mosteiro butanês do Dilgo Khyentse Rinpoche... quando a gente ainda não sabia de nada!
Vacuidade extrínseca e negação implicativa
Por que Mipam Rinpoche está usando a vacuidade extrínseca para atacar o oponente?
O Buda ficou em silêncio ao ser perguntado sobre um criador?
Por que o Buda às vezes não respondia, ou respondia com o silêncio nobre? Esse foi o caso com a noção de um deus criador? (Não, o Buda não ficou em silêncio sobre isso, e sim, ele refutou um criador.)
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