Linhagem fresca: tesouros e transmissão histórica
Na tradição nyingma, há duas formas principais de transmissão dos ensinamentos, via tesouros revelados e pela linhagem oral. O que é realmente a transmissão por tesouros revelados, e qual a relação dela com a visão historicista e a linhagem oral?
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O mapa do tesouro do Buda da perna de pau
◦ mp3 do podcast.
◦ Hidden Teachings of Tibet: An Explanation of the Terma Tradition of Tibetan Buddhism, livro de Tulku Thondup na amazon.com.br
◦ O Caminho do Meio, trecho traduzido do livro acima, com adaptações, por Padma Dorje
◦ A invenção do budismo “mais antigo”, vídeo no Canal Tendrel
◦ Em busca do “budismo original”, texto de Padma Dorje em tzal.org
◦ Taxonomias do Darma do Buda, texto de Padma Dorje em tzal.org
◦ Várias formas de classificar o budismo, vídeo no Canal Tendrel
◦ O Theravada é o hinayana?, vídeo no Canal Tendrel
◦ Mais sobre os três yanas, vídeo no Canal Tendrel
◦ Mahayana e vajrayana, vídeo no Canal Tendrel
◦ Por que há tantas tradições budistas?, vídeo no Canal Tendrel
◦ O vajrayana surgiu de sincretismo?, vídeo no Canal Tendrel
◦ Rime, o movimento não sectário, vídeo no Canal Tendrel
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Darma e arte
Qual a relação entre darma e arte. É possível manter atividade artística e praticar o darma?

O Buda não é humano
Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano -- mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?

Lógica modal e budismo
Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”
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