contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelDuas realidades e natureza de buda

Duas realidades e natureza de buda

As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?

Clickbait
Além do engano, compaixão por ele

download do podcast.

Mipham's Beacon of Certainty, a tradução de John Whitney Pettit na amazon.com.br

Estudo de o Farol da Certeza, anotações e todos os vídeos sobre o assunto na ordem

Força própria vs. força do outro, texto de Padma Dorje em tzal.org

Unraveling the Intent, Saṃdhinirmocana Sutra, em inglês, no site 84000

Comunidade do Canal Tendrel no Whats, não repare se não ver outros inscritos, é assim mesmo. Já tem vários

Diletante Extraordinário Canal novo de Padma Dorje, por favor se inscreva

Comunidade do Canal Diletante Extraordinário no Whats, não repare se não ver outros inscritos, é assim mesmo. Já tem vários

Big Tendrel Canal Tendrel em inglês, por favor se inscreva

Evento com Dzongsar Khyentse Rinpoche no Rio de Janeiro, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro

Ajude na construção do Templo Budista Chagdud Gonpa Dordje Ling, página sobre o projeto e como contribuir

esfera/sphere



clique no botão do YouTube
Por favor, ajudem o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando

◦ Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

◦ Há também uma comunidade para notificações no Whatsapp

◦ Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

◦ Visite o Canal Tendrel no YouTube.


Contribuições e perguntas podem ser feitas pelo email
conexoesauspiciosas@gmail.com
ou pelo formulário de contato.



Algumas vezes as pessoas pensam que ser budista é aprender a meditar, ou estudar muitas coisas. Porém a primeira prática budista é bem mais simples, embora nossos preconceitos e limitações autoimpostas muitas vezes façam dessa prática uma das menos faladas e menos efetivamente praticadas, principalmente entre “budistas de internet”.tendrel

A primeira prática budista

Algumas vezes as pessoas pensam que ser budista é aprender a meditar, ou estudar muitas coisas. Porém a primeira prática budista é bem mais simples, embora nossos preconceitos e limitações autoimpostas muitas vezes façam dessa prática uma das menos faladas e menos efetivamente praticadas, principalmente entre “budistas de internet”.
Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.tendrel

Giros, intelecto e meditação

Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.
Qual é mesmo a posição da forma mais sofisticada de filosofia budista, a prasangika madhyamaka, o consequencialismo do caminho do meio. Ela realmente não sustenta uma tese/posição?tendrel

Vacuidade e antifilosofia

Qual é mesmo a posição da forma mais sofisticada de filosofia budista, a prasangika madhyamaka, o consequencialismo do caminho do meio. Ela realmente não sustenta uma tese/posição?
É preciso respeitar todas as tradições espirituais autênticas, ainda que mantendo o compromisso com a pureza inerente do que realmente importa. Algumas pessoas só têm interesse em conversar sobre religião, ou esperam ser convertidas. No supermercado espiritual do mundo de hoje, o déficit de atenção parece preferir uma mistura de tudo que aparece, totalmente impermeável à sabedoria da urgência de reconhecer o valor e a raridade do Darma do Buda. Como não desperdiçar o próprio tempo, e o dos outros?tendrel

Sou uma deusa ciumenta

É preciso respeitar todas as tradições espirituais autênticas, ainda que mantendo o compromisso com a pureza inerente do que realmente importa. Algumas pessoas só têm interesse em conversar sobre religião, ou esperam ser convertidas. No supermercado espiritual do mundo de hoje, o déficit de atenção parece preferir uma mistura de tudo que aparece, totalmente impermeável à sabedoria da urgência de reconhecer o valor e a raridade do Darma do Buda. Como não desperdiçar o próprio tempo, e o dos outros?


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).