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HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelDificuldades com o voto de não matar

Em algumas circunstâncias, é difícil não matar. Como conseguir manter o primeiro preceito em situações limite?

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Curve-se diante de minha natureza de buda, humano

mp3 do podcast.

Por que budista não mata barata? (texto de Padma Dorje em Buda Virtual).

Budismo e vegetarianismo (vídeo do Canal Tendrel).

Os efeitos prejudiciais do tabaco (texto de Dudjom Rinpoche com tradução de Padma Dorje em tzal.org).

Por que plantas não renascem? (vídeo do Canal Tendrel).

O que é natural para o budismo? (vídeo do Canal Tendrel).

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Como unir estudo (ler, ouvir, perguntar, contemplar, chegar a conclusões, atá apreensão modal na meditação) e meditação não conceitual? A união de shamata e vipassana, de relativo e absoluto, se expressa numa liberdade mental além de todas as fixações e em ética espontânea em meio a manifestação das atividades e qualidades da realização.tendrel

A visão além da visão

Como unir estudo (ler, ouvir, perguntar, contemplar, chegar a conclusões, atá apreensão modal na meditação) e meditação não conceitual? A união de shamata e vipassana, de relativo e absoluto, se expressa numa liberdade mental além de todas as fixações e em ética espontânea em meio a manifestação das atividades e qualidades da realização.
Uma pessoa com trabalho, família, relacionamentos pode se iluminar? Nesta vida? Apenas a pratica da ética na vida cotidiana é suficiente para atingir o nirvana (eliminar as aflições mentaiscompletamente)?tendrel

É possível se iluminar levando uma vida comum?

Uma pessoa com trabalho, família, relacionamentos pode se iluminar? Nesta vida? Apenas a pratica da ética na vida cotidiana é suficiente para atingir o nirvana (eliminar as aflições mentaiscompletamente)?
Por que a ação de matar, por exemplo, produz não só o hábito de matar, mas também diminuição de longevidade, morte extemporânea e maior chance de morte violenta para o agente?tendrel

Carma de acordo com o resultado

Por que a ação de matar, por exemplo, produz não só o hábito de matar, mas também diminuição de longevidade, morte extemporânea e maior chance de morte violenta para o agente?
Com a morte de Deus no séc. XIX, a paulatina ressignificação da ética e do sentido acabou levando, por um lado, ao liberalismo amoral pseudo-darwinista e individualista (“a promoção da competição entre as pessoas deixa a sociedade mais eficiente e justa”), e por outro, a uma tentativa construção de “ética secular”. Isso acabou colocando o ensinamento empírico e ateísta do Buda na posição incomum de única panaceia infalível com relação a esses dois extremos. No entanto, na mentalidade corriqueira, o budista é visto como um perfeccionista moral – de quem tanto se cobra as mais absurdas santidades, quanto de quem, por isso mesmo, se naturalmente desconfia como necessariamente hipócrita. Esses extremos, no entanto, são apenas óbvios frutos do julgamento precipitado de ignaros levianos e crentes do lugar-comum.Buda Virtual

“Ninguém Consegue ser Tão Puro” Moralismo, Radicalismo e Atrofia Ética

Com a morte de Deus no séc. XIX, a paulatina ressignificação da ética e do sentido acabou levando, por um lado, ao liberalismo amoral pseudo-darwinista e individualista (“a promoção da competição entre as pessoas deixa a sociedade mais eficiente e justa”), e por outro, a uma tentativa construção de “ética secular”. Isso acabou colocando o ensinamento empírico e ateísta do Buda na posição incomum de única panaceia infalível com relação a esses dois extremos. No entanto, na mentalidade corriqueira, o budista é visto como um perfeccionista moral – de quem tanto se cobra as mais absurdas santidades, quanto de quem, por isso mesmo, se naturalmente desconfia como necessariamente hipócrita. Esses extremos, no entanto, são apenas óbvios frutos do julgamento precipitado de ignaros levianos e crentes do lugar-comum.


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