Devoção eletrizante
NUM DIA ENSOLARADO dos anos 70, Tulku Pema Wangyal Rinpoche estava visitando Nyima Dzong, um velho forte erigido pelos Cavaleiros Templares no sudeste da França, que é cercado nas quatro direções por quatro colinas íngremes e pedregosas. Um grupo de pessoas decidira ir com Tulku Rinpoche até a "Colina Amoghasiddhi" para estender uma bandeira de orações gigante num poste enorme de madeira.
Um cachorro de porte grande seguiu o grupo até a coluna, ainda que seu dono, que fazia parte do grupo, tivesse repetidamente ralhado para que voltasse para casa. Ele até mesmo tentou atirar pedras no cachorro, mas nada adiantou. Na medida em que o grupo começara a subir o monte carregando o poste, a neblina subiu de tal forma que se tornou impossivel ver o que estava abaixo.
Quando chegaram ao topo, começaram a juntar pedras para firmar o poste. O tempo mudou: uma tempestade se aproximava, e começou a cair uma garoa. Tulku Rinpoche leu algumas orações segurando um guarda-chuva, com o grupo de pessoas a seu redor. A tempestade chegou, e o som de trovões e o brilho de raios vieram quase simultaneamente. Numa distância de não mais de 10 metros, algum tipo de antena de metal usada por topófrafos fora atingija por um raio. E então o pessoal juntando pedras pensou, "Isso não está nada bem! Vamos todos morrer aqui!"
Christian, uma das pessoas ali presentes, conta que ouviu um som enorme como o de uma bomba explodindo, e então sentiu uma onda de eletricidade passando pelo corpo, o que o fez largar a pedra que havia recém erguido. Em choque, seu primeiro pensamento foi o de que estava sonhando.
Quando olhou para onde o grupo recém havia estado, viu Tulku Rinpoche sozinho, segurando o guarda-chuva. A seus pés raios de grama queimada irradiavam em todas as direções.
A primeira coisa que Christian ouviu Rinpoche dizer foi, "que êxtase". Então ele olhou para Christian e disse, "Pobre dessa gente. Temos que ajudar esse pessoal. Ajude-os a levantar." As pessoas que estavam ao redor de Rinpoche haviam todas sido jogadas para longe, em várias distâncias. Ninguém se machucou muito, exceto o dono do cachorro, que queimou a perna, e o cachorro, que morreu de ataque cardíaco.
Rinpoche e Christian carregaram o homem colina abaixo com os outros. Christian perguntou a Rinpoche o que havia acontecido, mas Rinpoche seguiu repetindo apenas, “a bondade dos mestres é tão fantástica". Mais tarde ele disse a Christian que no Tibete muitas pessoas são atingidas por raios. Seu pai, Kangyur Rinpoche, sabia uma sadhana que os podia proteger quanto a raios, mas não a concedeu a Tulku Rinpoche enquanto estavam no Tibete. Quando Kangyur Rinpoche se assentou em Darjeeling, ele transmitiu essa sadhana a Tulku Rinpoche. Porém, Darjeeling não é um local onde caiam muitos raios, e Tulku Rinpoche pensou que talvez tivesse sido mais útil no Tibete.
Naquele dia em que subiram a colina, Tulku Rinpoche sentiu a presença de Kangyur Rinpoche muito intensamente. Quando a tempestade veio, ele lembrou a sadhana e começou a fazer a prática. Ele tinha certeza que Kangyur Rinpoche a havia concedido para aquela exata circunstância. Ele sentiu um êxtase enorme quando o raio passou por seu corpo. Completou dizendo que, porque Nyima Dzong havia sido um forte dos Cavaleiros Templares, os protetores locais provavelmente estavam chateados com a chegada do budismo.
Tenho bastante certeza que essa história não foi contada para muitas pessoas.
Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, The Guru Drinks Bourbon?, O Guru Bebe Cachaça?.
Traduzido por Padma Dorje em 06/12/2016
A tradição nyingma decide não ter líder
O último encontro da tradição nyingma decidiu acabar com a noção de uma liderança máxima sobre a tradição. Por que isso é importante? Qual a relação disso com nossa prática espiritual?
Mingyur Rinpoche, o professor da estabilidade adamantina
Elegia ao professor, uma breve explicação de seu nome e da natureza de seu retiro andarilho.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)