Bodisatva Petralha
330
Mesmo que [seus administradores tenham] legitimamente multado,
confinado ou punido [os infratores],
sempre em paz em sua compaixão,
cuide bem [dos transgressores].
331
Ó Rei, por meio da compaixão você deve
gerar uma atitude de ajuda,
mesmo para com aqueles seres sencientes
que tenham cometido atos abonináveis.
332
Gere compaixão especialmente
pelos assassinos, por aqueles que cometem crimes horríveis;
aqueles de natureza decaída são os melhores receptáculos
da compaixão dos seres de natureza grandiosa.
333
Liberte os prisioneiros mais fracos
depois de um ou cinco dias;
e não guarde para consigo que algum
nunca deva ser liberto.
334
Por cada um que não considere
libertar, você quebra o voto laico,
e com a quebra de um voto,
falhas se acumulam infindavelmente.
335
Enquanto os prisioneiros não são libertados,
torne suas vidas confortáveis
com barbeiros, banhos, alimento, bebida,
remédios e roupas.
336
Da mesma forma que filhos problemáticos são punidos,
com o mero objetivo de corrigí-los,
a punição aos infratores deve ser aplicada com compaixão,
e não com ódio no coração ou com lucro por objetivo.
337
Uma vez que você tenha analisado os assassinos
e os destemperados e os reconheça corretamente,
deve apenas baní-los
sem matá-los ou torturá-los.
338
A fim de manter a ordem, cuide bem de todo o reino
com os olhos vigiantes de seus comissários;
sempre alerta e cuidadoso,
faça tudo de acordo com a prática do Dharma.
Nagarjuna, no séc III1 em "A Guirlanda Preciosa" (Ratnavali), e direitos humanos para humanos dir... seres sencientes atrapalhados de modo geral. Pergunta aí se Jesus, que era excelente hippie abraçador de árvores esquerdinha e tudo mais, chegou a advertir sobre cadeias privadas — Nagarjuna avisou: era ainda mais diretório acadêmico petralha.
(Achado de Dani Karma Yeshe Dawa)
1. ^ em "A Guirlanda Preciosa" (Ratnavali)
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Essa resposta tem três partes. A primeira coisa a esclarecer é a tradição budista, mas particularmente tibetana, de autorrebaixamento. Então é preciso dizer um pouco sobre proporções e magnitude, e o fato de se estar satisfeito com a própria prática ser visto como um obstáculo. Enfim, é preciso explicitar a diferença, que existe apenas para iniciantes como eu, entre prática formal e prática informal, e talvez tentar dizer o que é efetivamente prática para um iniciante.
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