tendrel
Por que examinar as distorções do budismo?
Muitas vezes acabamos discutindo as várias formas pelas quais o budismo acaba maculado pelas tentativas de adaptação da cultura moderna, por que isso seria útil?
tendrel
Budismo sem comparação
Até onde a perspectiva de não contaminação e "pureza" vai? Na visão não dual, a pureza não é algo que pode ser produzido por causas.
tendrel
O politicamente correto no budismo
Como o budismo vê expressões como “lugar de fala” e o cuidado com o uso da linguagem que pode possuir interdependência racista ou de outros tipos de preconceitos?
tendrel
Superstição, imperialismo cultural e reprodutibilidade
Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.
tendrel
Só os orientais conseguem entender
É mesmo o caso de que o ocidental, e particularmente o homem moderno, não tem o temperamento, a capacidade e a inclinação para praticar disciplinas asiáticas? Será que a mente ocidental é diferente da mente asiática, ao ponto de certos conceitos serem impossíveis de entender?
tendrel
Os algoritmos e o budismo
Se queremos treinar a mente, devemos usar o Facebook? Quais as implicações políticas da meditação? Como fazemos para não servirmos mais aos senhores que nos exploram a vidas incontáveis?
tendrel
O darma na linguagem de hoje
O budismo deve ser apresentado de acordo com a tradição, ou pode ter sua linguagem adaptada para o presente?
tendrel
Existe SAC para o darma?
Muita gente vê defeito no budismo, porém, isso advém de uma perspectiva externa à tradição. Se vemos valor no darma, nosso dever é defender o que ele realmente é.
tendrel
Problemas de linhagem
Quando não há continuidade com o trabalho do professor, melhor nem se aproximar.
tendrel
O budismo é o que eu acho?
Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.
tendrel
A transmissão pessoal do guru da perfeição em tudo
Sobre o livro “As palavras do meu professor perfeito”, Patrul Rinpoche, e o contexto histórico dessa transmissão.
tendrel
Não Causal
O que se quer dizer quando se usa a expressão "não causal"? Mais uma vez, vamos examinar os aspectos relativo e o definitivo.
tzal.org
“O Livro Tibetano dos Mortos” como apropriação cultural
Não existe “livro tibetano dos mortos”. O texto a que se deu esse título não foi escrito com necessariamente os mortos em vista, nem é tibetano no sentido de ser aceito por toda a cultura tibetana.
tendrel
Budismo 2.0
Já comprou o seu iBudismo 13? Agora com mais e melhores qualidades espirituais, instantâneo, sem esforço, totalmente de acordo com a balada e os negócios. Ótimo para combater o enjôo da velocidade alucinada de tudo e aumentar seu rating no Uber. Compatível com TikTok.
tendrel
Precisão conceitual e preservação do darma
O darma não se fala de qualquer jeito, é necessário cuidado para expressar ideias budistas, ainda que não sejamos professores e ninguém nos leve a sério.
tendrel
Como um gato vê a prática?
Muitas das visões que nós mesmos e os outros tem sobre meditação, e particularmente as práticas com aparência ritual, partem de um tipo de “obtusidade douta”.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)