tendrel
Aproximação ao budismo em três etapas
Primeiro experimentamos de tudo sem discriminação, como uma abelha que colhe o nectar de muitas flores diversas; então nos focamos tal como um laser intenso, de forma a revelar qualidades e expor nossa verdadeira natureza de duplo benefício duplo, para nós e para os outros, temporário e definitivo; enfim, tal como um filatelista que coleciona os selos mais raros e sabe conseguir o melhor preço por eles, conseguimos nos deleitar com a diversidade de tradições do budismo sem produzir confusão ou difusão.
tzal.org
Uma Resposta sobre Nichiren
Contextualizando tradições que ficaram 1000 anos sem trocar ideias, e como certas afirmações sectárias podem soar até racistas hoje em dia.
tzal.org
Taxonomias do Darma do Buda
As diversas formas de classificar os ensinamentos, em tradições, escolas, ordens e yanas.
tendrel
Mahayana e vajrayana
Qual a diferença entre os dois yanas, por que as pessoas os confundem com tradições ou linhagens?
tendrel
Algumas palavras sobre impermanência e natureza de buda
O grande veículo ensina que o Buda não precisava ter morrido, mas que manifestou a impermanência de seu corpo para dar um ensinamento àqueles fixados na perspectiva inferior. O Buda, “Aquele que Despertou” é impermanente? E caso não seja, não estaríamos divinizando a figura de nosso professor, o transformando numa espécie de deus com superpoderes?
tendrel
Por que há tantas tradições budistas?
Será que é uma questão de distorção do que o Buda ensinou? Ou o Buda ensinou mesmo em termos de variedade? Que inúmeras formas de classificar os ensinamentos que surgiram com o tempo? Qual a utilidade disso? Como determinar qual a tradição que é melhor para você?
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)