tendrel
Definitivo, relativo e interdependência
A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento -- isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.
tendrel
Animação: os seis reinos do samsara e os dez estágios da shamatha
Multimedia preparado para o Kalachakra em Graz, na Áustria, em 2004. Mais sobre os seis reinos no livro "As palavras do meu professor perfeito", ed Makara.
tzal.org
A Roda da Existência
Esta imagem está na entrada de todos os mosteiros do budismo tibetano, e indica os vários renascimentos condicionados possíveis, de acordo com ações positivas e negativas, sendo que o darma vai além desses renascimentos condicionados.
tendrel
Certeza além de samsara e nirvana
A certeza de que as coisas como elas realmente são estão além de samsara e nirvana significa o que? Por que essa certeza é importante para a prática?
tendrel
“Me faz um com tudo aí...”
Há experiências de meditação e reinos no samsara que soam até parecidas com iluminação, mas que de iluminação não tem nada. Como é isso?
tendrel
Reflexão sobre os infernos
A primeira das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe uma das quatro reflexões que tornam a mente na direção do darma.
tendrel
Reflexão sobre os fantasmas famintos
A segunda das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe uma das quatro reflexões que tornam a mente na direção do darma.
tendrel
Reflexão sobre o reino dos animais
A terceira das reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe uma das quatro reflexões que tornam a mente na direção do darma.
tendrel
O Buda não é o síndico do samsara
Algumas vezes as descrições do mundo pelo budismo parecem injustas. Porém, o Buda não tem nada a ver com o que acontece, ele apenas reconhece as coisas como elas são -- ele não criou nada, nem é responsável por nada. Além disso, é importante cultivar o coração autêntico da tristeza.
tendrel
Bem-aventurança, claridade e não conceitualidade
Essa é uma correção importante ao video “Os três reinos e as experiências de meditação”.
tendrel
Reflexão sobre o reino dos deuses
A sexta e última das reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe uma das quatro reflexões que tornam a mente na direção do darma.
tendrel
Os três reinos e as experiências de meditação
Certas experiências de meditação conduzem ao samsara.
tendrel
Abandonar os quatro apegos
Breve descrição de um dos principais ensinamentos da tradição sakya, e também uma explicação geral do conceito de apego no budismo.
tendrel
Reflexão sobre o reino humano
A quarta das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe um dos quatro pensamentos que tornam a mente na direção do darma.
tendrel
Reflexão sobre o reino dos asuras
A quinta das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe um dos quatro pensamentos que tornam a mente na direção do darma.
Buda Virtual
A abordagem que dissipa o samsara
O conceito de samsara é um dos mais importantes no budismo, de fato, o mais importante no início do caminho. Ainda assim, ele é um conceito facilmente mal entendido.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)