Radicalização política e IA
A polarização política intensa tem uma explicação e uma causa: a manipulação por engenharia psicológica e publicitária em redes sociais. Se em 2016 o escândalo Cambridge Analytica mostrou o Facebook fazendo experimentos psicológicos com a massa de usuários e vendendo big data pelo melhor preço, o que elegeu Trump e seu correspondente inominável no Brasil, agora temos tudo isso e mais IA. Uma IA cada vez mais sedenta de energia, em tempos que deveríamos estar pensando em decrescimento, e que flerta com um futuro cada vez mais dependente da energia nuclear.
Clickbait
O vírus mental do iluminismo sem luz: IA nuclear e o fascismo
◦ A bolha da IA e seu conservadorismo inerente, vídeo no Canal Diletante Extraordinário
◦ Decrescimento, artigo na Wikipédia sobre o conceito de degrowth
◦ Quarto chinês, artigo na Wikipédia sobre o experimento de pensamento em filosofia da mente elaborado por John Searle
A esfera única, Sinclair modo slow, não mais gaúcha
O encontro com a verdadeira natureza através de pontos luminosos. Reminiscências, interjeições e cantos de tempos e lugares longínquos. Como a mente produz obscurecimento intelectual pela reificação de hábitos e tendências, e pelo não reconhecimento direto. Programação wabi-sabi. COBOL, 48kb, e o efeito negativo de escolhas precipitadas. Amor de Mozimbo, nada pode nunca dar verdadeiramente errado.
Reparo eletrizante: troca de disjuntores
A força solar que circula pelas veias de cobre. Seus controladores magnético-térmicos datados sendo substituídos. De nema para din. O poder da destruição dos plásticos para conformá-los à realidade concreta.
Seis por oito, bateria, baixo e Wurlitzer
Em vez de pegar uma música pronta na biblioteca de música com uso livre, DeSouza resolve começar mais uma música cabeçuda, que são as piores e nunca funcionam bem. Se ele repetisse o mesmo acorde por 12 minutos, ficaria melhor. Mas não, ele quer um tempo quebrado, e uma harmonia ainda não estabelecida, sem qualquer ideia de melodia, para ficar editando por horas e horas e ainda assim ficar bem ruim. Não é a primeira vez. Simplicidade é ouro, aqui só temos cocô. Mais uma pérola do movimento antimúsica.
A bolha da IA e seu conservadorismo inerente
Comentário sobre o podcast de Ed Zitron com Cory Doctorow e Brian Merchant, e de duas citações, uma de Francis M. Wilhoit e outra do capiroto, Milton Friedman.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)