A bolha da IA e seu conservadorismo inerente
Comentário sobre o podcast de Ed Zitron com Cory Doctorow e Brian Merchant, e de duas citações, uma de Francis M. Wilhoit e outra do capiroto, Milton Friedman.
“O conservadorismo consiste em exatamente uma proposição, a saber: é preciso que haja grupos internos que a lei proteje mas a que não se aplique, juntamente com grupos externos a que a lei se aplique, mas que não proteja.”
Francis M. Wilhoit
“Somente uma crise – real ou percebida – produz mudanças reais. Quando essa crise ocorre, as ações que são tomadas dependem das ideias que estão por aí. Essa, acredito, é nossa função básica: desenvolver alternativas às políticas existentes, mantê-las vivas e disponíveis até que o politicamente impossível se torne politicamente inevitável.“
Milton Friedman
Clickbait
Não dê cookies para papagaios estocásticos
◦ Enzittification with Cory Doctorow & Brian Merchant, episódio comentado
◦ How The AI Bubble Bursts, episódio mencionado
◦ Tech Won't Save Us, podcast mencionado
◦ Machine learning is innately conservative and wants you to either act like everyone else, or never change, Texto de Cory Doctorow
Deus está vivo nas fibras óticas
Se por um lado nos horrorizamos perante o aprendizado de uma criança que nasceu depois das redes sociais vai ter que ter com o uso sempre público de sua imagem, com a urgência do desenvolvimento de critérios do que postar ou não – porque fica tudo registrado para sempre, e tudo pode servir para embaraçar, não empregar, julgar de todas as formas enfim – por outro lado isso não recuperaria exatamente um certo tipo de consciência moral pública que perdemos em certa medida com a morte de Deus?
James Wilsey, o rei da guitarra lenta
Autor do insuperável riff de duas notas de “Wicked Game”, James Wilsey não teve uma vida fácil.
A rara virtude do ostracismo ativo
Há coisas que merecem justamente nem mesmo ser criticadas. Ou, se as vamos criticar, precisamos algumas vezes cuidadosamente desvincular o objeto criticado de forma que ele não se torne ironicamente um trending topic.
Samsara é vasto: código espaguete em meu site budista
Até as vaqueiras da programação conhecem a tristeza genuína. Alguns momentos (mais para uma hora e quarenta) explicando como funciona a programação de tzal.org e do Canal Tendrel e outras computadorices budistas do Gigantesco Pândita dos Computadores (aviso de piada interna budista).
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)