contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
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Renascimento no budismo já não era um tópico fácil antes da cultura ser predominantemente materialista. O que o renascimento ainda pode nos ensinar?tzal.org

Existe budismo sem renascimento?

Renascimento no budismo já não era um tópico fácil antes da cultura ser predominantemente materialista. O que o renascimento ainda pode nos ensinar?
A maioria de nós acredita que as trevas do pensamento supersticioso e irracionalista, em que a vontade se confunde com realidade, foi absolutamente superado pela ciência. Porém, até que ponto a ciência realmente explica as coisas, e ela pode superar ou substituir de fato o sentimento religioso e prover sentido para a vida humana? Isso é uma pretensão verdadeiramente científica ou apenas expectativa de seus seguidores menos esclarecidos? Mais do que isso, o quanto ainda persiste de irracionalista na própria ciência?tzal.org

As premissas injustificadas da ciência

A maioria de nós acredita que as trevas do pensamento supersticioso e irracionalista, em que a vontade se confunde com realidade, foi absolutamente superado pela ciência. Porém, até que ponto a ciência realmente explica as coisas, e ela pode superar ou substituir de fato o sentimento religioso e prover sentido para a vida humana? Isso é uma pretensão verdadeiramente científica ou apenas expectativa de seus seguidores menos esclarecidos? Mais do que isso, o quanto ainda persiste de irracionalista na própria ciência?
A noção de substância, seja ela material ou espiritual, não existe no budismo.tendrel

A dicotomia material/espiritual faz sentido no budismo?

A noção de substância, seja ela material ou espiritual, não existe no budismo.
A ciência anda confiando demais no próprio taco, projetando uma sombra sobre o futuro.tzal.org

A húbris científica

A ciência anda confiando demais no próprio taco, projetando uma sombra sobre o futuro.
Muitas vezes os professores do darma, em particular no ocidente, adotam uma interpretação psicológica quanto aos elementos budistas menos palatáveis ao gosto moderno, principalmente quando tais aspectos parecem desafiar as superstições materialistas prevalentes. Mas é mesmo preciso acreditar na existência efetiva de vários céus e infernos para praticar o darma? Os reinos de sofrimento, as terras puras e seus habitantes realmente existem de acordo com as expectativas e valores da Índia medieval — rios de lava ou leite com mel, palácios e adereços próprios das monarquias védicas, e criaturas tais como yakshas, rakshasas, gandarvas, nagas e pretas?tzal.org

Seriam os reinos budistas apenas metáforas?

Muitas vezes os professores do darma, em particular no ocidente, adotam uma interpretação psicológica quanto aos elementos budistas menos palatáveis ao gosto moderno, principalmente quando tais aspectos parecem desafiar as superstições materialistas prevalentes. Mas é mesmo preciso acreditar na existência efetiva de vários céus e infernos para praticar o darma? Os reinos de sofrimento, as terras puras e seus habitantes realmente existem de acordo com as expectativas e valores da Índia medieval — rios de lava ou leite com mel, palácios e adereços próprios das monarquias védicas, e criaturas tais como yakshas, rakshasas, gandarvas, nagas e pretas?
Matéria, espírito: quantas substâncias há, como elas interagem se mais de uma? O budismo acha que essas perguntas e termos não têm sentido.tzal.org

O “problema difícil” e o budismo

Matéria, espírito: quantas substâncias há, como elas interagem se mais de uma? O budismo acha que essas perguntas e termos não têm sentido.
A visão predominante hoje é o materialismo, mas ele tem algum embasamento?tzal.org

Materialismo: não chega nem a estar errado

A visão predominante hoje é o materialismo, mas ele tem algum embasamento?
O problema da comunicação é a semântica, e a semântica diz respeito ao problema difícil da consciência.Papo de Homem

A comunicação perfeita é possivel?

O problema da comunicação é a semântica, e a semântica diz respeito ao problema difícil da consciência.


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